

Notícias
Documentário que retrata a pandemia do coronavirus no Brasil chega ao catálogo do Itaú Cultural Play nesta terça (11)
A Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita de cinema brasileiro, dá continuação aos lançamentos de março com um documentário. Em 11 de março (terça-feira), quando se completam cinco anos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracterizou a Covid-19 como pandemia, que seguiu até maio de 2023, o catálogo recebe SARS-CoV-2 – O Tempo da Pandemia (2021), documentário de Eduardo e Lauro Escorel que registra alguns dos meses mais críticos da tragédia pela ótica de médicos, como Drauzio Varella, enfermeiros e demais agentes de saúde que ocuparam a linha de frente no combate à doença.
Tempos não esquecidos
Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a dispersão do novo coronavírus havia alcançado o patamar de pandemia – situação que só se encerrou em 5 de maio de 2023, quando a OMS declarou o fim da Emergência de Saúde Pública Internacional.
Pouco mais de um ano depois de decretada a pandemia, em maio de 2021, quando o número de mortes pela doença já somava mais de 400 mil no Brasil, o diretor paulistano Eduardo Escorel – que acumula prêmios em eventos como o Festival de Gramado e o Festival de Brasília – e seu irmão, o também cineasta Lauro Escorel, entrevistaram sete médicos especialistas em saúde pública que aceitaram a missão de combater a pandemia, trabalhando voluntariamente. Entre eles, estavam Drauzio Varella, Gonzalo Vecina, ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e Paulo Chapchap, presidente do Conselho de Administração do Instituto Todos pela Saúde (ITpS).
Os especialistas integravam o Todos pela Saúde, iniciativa criada em abril de 2020, que deu origem, posteriormente, ao ITpS. A entidade sem fins lucrativos foi fundada com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento de um sistema de vigilância epidemiológica e ajudar o Brasil a se preparar para o enfrentamento de futuros surtos, epidemias e pandemias, como o coronavírus (SARS-CoV-2). A Fundação Itaú apoia ações no campo da saúde através do ITpS.
Em meio à crise sanitária e social, os médicos, assim como enfermeiros e outros profissionais que lutaram diariamente no combate à Covid-19, apresentam seus relatos. O filme, que foi exibido na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2021, resgata as preocupações, aflições, os erros governamentais e políticos, a resistência da sociedade civil e o empenho dos agentes da saúde para salvar o maior número possível de vidas.
Serviço
Lançamento do documentário SARS-CoV-2 – O tempo da pandemia (2021) – Cinco anos da pandemia de Covid-19
11 de março na Itaú Cultural Play
-
Estreias9 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Cinema9 meses ago
Twisters
-
Notícias8 meses ago
-
Esporte no Cinema8 meses ago
Canoagem: Além do Horizonte
-
Notícias11 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Mais9 meses ago
As Danças Mais Divertidas do Cinema
-
Eu Recomendo11 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Críticas11 meses ago
Crítica: Plano 75