Poster_Perfeita_e_a_maeDesde o sucesso de “Missão Madrinha de Casamento” (2011), que rendeu até indicações ao Oscar em categorias nobres, como Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante (para Melissa McCarthy, que virou uma nova Queridinha da América após esse filme), Hollywood abraçou a ideia de realizar novas produções protagonizadas por mulheres mais fortes do que o cinema estava habituado a mostrar e, que, ainda por cima, se revelam muito boas para fazer o público rir. Tudo isso sem perder a ternura e sendo capazes de se identificar com os espectadores (principalmente do sexo feminino).

O mais novo exemplar desta tendência é “Perfeita é a Mãe!” (“Bad Moms”, 2016), que cumpre muito bem o objetivo de divertir e até mesmo de levar a uma reflexão sobre como é o papel da mulher dos dias de hoje, que precisa cuidar da casa, da família, do trabalho e muitas outras coisas ao mesmo tempo. O filme conta com um ótimo elenco, boas piadas e um roteiro que funciona em boa parte do tempo, mesmo não sendo muito original.

A trama é focada em Amy Mitchell (Mila Kunis), que faz de tudo para ser uma boa esposa para o marido Mike (David Walton) e uma boa mãe para os filhos Dylan (Emjay Anthony) e Jane (Oona Laurence), além de lidar com questões do trabalho que envolvem seu chefe, Dale (Clarke Duke), um rapaz mais jovem que ela e um verdadeiro idiota. Isso sem falar que ela ainda participa de eventos da Associação de Pais e Mestres da escola dos filhos, comandada pela tirana Gwendolyn James (Christina Applegate).

Um dia, porém, um incidente constrangedor faz com que Amy se desentenda seriamente com Mike e os dois acabam dando um tempo. Procurando dar conta de tudo sozinha, ela acaba se metendo em mais confusão e acaba indo parar em um bar, onde encontra a desbocada mãe solteira Carla (Kathryn Hahn) e a submissa Kiki (Kristen Bell), cujos filhos estudam na mesma escola de Dylan e Jane. As três, então, desenvolvem uma amizade e decidem jogar todas a pressão de ser perfeita para o alto e curtir a vida. O problema é que esse novo comportamento de Amy (e suas amigas) chama a atenção de Gwendolyn, que resolve não deixar a “insolência” dela barato e parte com tudo para detoná-la no colégio.

Os diretores e roteiristas Jon Lucas e Scott Moore (responsáveis pelos roteiros da trilogia “Se Beber, Não Case”) se mostram bastante hábeis ao lidar com a comédia politicamente incorreta mostrada em “Perfeita é a Mãe!”. Embora não sejam muito criativos em encontrar soluções cênicas e chegam a repetir os mesmos recursos em diferentes sequências (câmera lenta, por exemplo), a dupla compensa com uma ótima direção de atores e mantém seu elenco no timing certo para as piadas. O roteiro só peca em deixar os personagens masculinos imbecis demais ou pouco humanizados. Um bom exemplo disso é Jessie Harkness, interpretado por Jay Hernandez (o El Diablo de “Esquadrão Suicida”), que aparece apenas como o pai por quem todas as mães suspiram e não tem muita função na trama. Além disso, a história derrapa um pouco na pieguice na parte final. Mas nada que estrague a diversão.

O principal destaque do elenco vai para o trio de protagonistas. Mila Kunis mostra, mais uma vez, que tem um talento nato para a comédia e torna convincente as mudanças de sua personagem, que fazem com que o público torça para que ela consiga resolver suas questões na vida e ser feliz. Kathryn Hann tem aqui a grande chance de se tornar mais conhecida e não faz feio, sendo responsável pelos momentos mais hilários e ousados do filme. A ex-Veronica Mars Kristen Bell também está bem divertida como Kiki, que vai ficando cada vez mais doidinha à medida que começa a se soltar cada vez mais. Christina Applegate até se sai bem como a vilã Gwendolyn, embora soe um pouco forçada em alguns momentos. Vale destacar também a menina Oona Laurence, que já tinha impressionado como a filha de Jake Gyllenhaal em “Nocaute” e aqui segura bem as pontas como a neurótica Jane. Porém, Jada Pinkett Smith e Annie Mumolo estão subaproveitadas como as mães que se tornam as comparsas de Gwendolyn.

“Perfeita é a Mãe!” vale para quem quiser dar muitas risadas no escurinho do cinema e não se ofende facilmente com piadas mais pesadas do que de costume. Além disso, o filme mostra que as mulheres estão ficando cada vez mais poderosas e que são capazes de muitas coisas. Até mesmo fazer papéis que, antes, eram direcionados exclusivamente para os homens.

Ah, sim!!! Há uma ótima sequência durante os créditos finais do filme.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui