A diretora Marilia Rocha se firmou como uma das mais bem sucedidas diretoras de documentários nos últimos anos. Agora, ela lança seu primeiro longa-metragem,  A cidade onde envelheço. O filme conta a história de amizade entre Francisca e Tereza, duas portuguesas que vivem em Belo Horizonte. Ambas possuem personalidades diferentes. Tereza é extrovertida e Francisca é tímida.  Enquanto Tereza ama viver em uma nova cidade, Francisca sente estar envelhecendo em Belo Horizonte e decide voltar para Portugal.

O roteiro aborda temas muito frequentes na sociedade contemporânea como amizade, imigração e o questionamento que cada indivíduo tem sobre seu futuro. Marília Rocha ressalta a importância da cidade na trama e na vida das protagonistas, revelando como ambas enxergam Belo Horizonte por meio de uma ótica diferente. A diretora, que vive na cidade há vinte anos, decidiu retratá-la sob o olhar de duas estrangeiras. Segundo Marília, a capital mineira não possui agitação, nem pontos turísticos, mas é um belo lugar para se viver.

O entrosamento entre as atrizes Francisca Manoel e Elizabete Francisca funciona muito bem na trama, pois conseguem passar a imagem de que são amigas íntimas, chegando até a improvisar algumas cenas. A trilha sonora é introduzida em alguns momentos do filme para ressaltar emoções vividas pelas personagens.

Após dirigir documentários de sucesso, Marília Rocha se firma como uma bem sucedida cineasta de ficção brasileira, já que seu primeiro longa- metragem foi o grande vencedor do 49º Festival de Brasília e ainda arrematou prêmios internacionais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui