A dupla David Barba e James Pellerito criaram esse documentário juntos. Eles cuidaram da direção, roteiro, fotografia, edição e produção. São muitas tarefas para somente duas pessoas, mas aqui, o filme funcionou muito bem. Quando quem conta uma história sabe o que quer contar fica claro para quem vê, e quando a dedicação e o amor por aquilo que faz transborda na tela é uma apoteose cinematográfica. Marcelo Gomes – Anatomia de Um Bailarino é um dos mais belos e emocionantes documentário que tive o prazer de assistir.

Para começar foi importante mostrar para o mundo a história desse brasileiro que nasceu para brilhar e fazer a diferença no mundo da dança. Um dos maiores bailarinos de todos os tempos, reconhecidamente pela comunidade da dança em todo mundo, nasceu em Manaus e foi criado no bucólico bairro do Leme, na zona sul do Rio de Janeiro, o local onde ele descobriu sua maior paixão, o balé.

Barba e Pellerito tiveram o cuidado de mostrar o Marcelo desde sua infância até seu momento recente. Os depoimentos de sua família, professores e colegas da dança nos mostram um Marcelo que o público ainda não conhece. É lindo ver como alguém que alcançou o auge da sua carreira mantém o coração puro naquilo que faz desprovido de vaidades supérfluas e dono de uma generosidade única. E são essas qualidades que faz de Marcelo ser especial, além da qualidade técnica, e abre espaço para cada espetáculo se torne brilhante. A técnica qualquer pessoa com um mínimo de dedicação aprende, mas a vocação, os valores que te conduzem no caminho e como se manter nele, fazem toda a diferença.

Durante todos os 80 minutos podemos ver como Marcelo começou sua jornada na dança e sua relação com sua família que o apoiou independente dos conceitos e preconceitos da época. Para os pais de Marcelo, o mais importante não era o conceito dos outros e sim, a felicidade do filho. Se ele nasceu com aquela determinada vocação os Pais, Haroldo e Mazé não mediram esforços para dar apoio e estrutura que o filho precisava para realizar seu sonho e dar vazão à sua vocação. Ao buscar a irmã na aula de balé e descobriu que homem também dança balé e se encantou ao ver o bailarino russo Mikail Barishnikov em um vídeo em uma apresentação para as alunas. A irmã nunca se tornou bailarina, virou advogada e o irmão roteirista. Não é padrão um bailarino ter apoio familiar no Brasil e Marcelo talvez fosse o primeiro a conquistar isso. Não foi fácil para a família e para Marcelo enfrentar o preconceito das pessoas que ainda não entendiam essa escolha. Mesmo assim, ninguém abriu mão do sonho de Marcelo, ainda bem, ele impressiona com o que faz, encantou professores em todas as maiores escolas de balé do mundo e inspirou vários outros bailarinos, além de ser o partner preferido de diversas bailarinas em todo mundo.

O tempo passa e não sentimos passar e a história nos prende, nos inspira e nos emociona.

Mérito da condução de David Barba e James Pellerito que tem com certeza uma montagens inteligente feita para documentário. A montagem faz a junção dos 37 anos de vida e mais de 20 de carreira. Em alguns momentos esquecemos que estamos em uma sala de cinema e nos sentimos em um teatro assistindo as muitas peças encenadas e dançadas por Marcelo e o ímpeto de aplaudir após as apresentações mostradas no documentário é instintiva. Não se acanhe, pode aplaudir! A emoção que a arte nos traz abre exceções. Mesmo que a equipe do filme não esteja presente para receber os aplausos, a energia desses aplausos é extremamente gratificante.

Tecnicamente o documentário é bem executado. Tem uma fotografia viva, boas tomadas fugindo do convencional de todos os planos com o mesmo movimento. A trilha sonora de Giovani Spinelli é precisa e coesa. Não poderia ser diferente, afinal, um filme que fala sobre dança precisa ter um cuidado maior com as músicas que ajudam a pontuar a história.

Marcelo Gomes – Anatomia de Um Dançarino é um documentário necessário para o mundo da dança e em especial, para aqueles que estão aprendendo a entender melhor os conceitos e valores desse universo. E não só quem é do mundo da dança vai aproveitar, todo brasileiro que precisa ver e valorizar todas as coisas e pessoas que temos de melhor, e não só focar em nos desvalorizar diante de outro. Pessoas reais como Marcelo, que alcançam auge da carreira mostra que com determinação e muita garra qualquer brasileiro pode fazer sua parte, sua diferença no mundo. Os obstáculos vão surgir inevitavelmente, e nesse ponto que você pode vencer, superando os obstáculos com dignidade. Não se preocupe em ser melhor que o outro, apenas faça o seu melhor na carreira que você escolher e é isso que vai aparecer, o amor e a paixão que você tem pelo seu ofício, pela sua causa. Assim como o Marcelo Gomes, tem muitos “Marcelos” ainda por vir em vários setores. Ele não ama só a dança dele, ele ama a dança como um todo.

Se fosse definir esse filme em uma frase, seria: Ame o que você faz e entenda o que ele precisa! Assim como vemos esse bailarino tão especial, podemos ver o amor dessa dupla de cineastas pelo cinema, pela arte de se contar uma boa história.

Apenas embarque na linda jornada contada no filme.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui