Legalidade, dirigido por Zeca Brito, recebeu quatro prêmios do júri, liderado pelo cineasta Aly Muritiba, no 42º Festival Guarnicê de Cinema: Melhor Direção, por Zeca Brito, Melhor Direção de Arte, por Adriana Borba, Melhor Fotografia, Bruno Polidoro, e Melhor Ator, Leonardo Machado por seu papel como Leonel Brizola, o ator foi homenageado por toda a equipe, que subiu ao palco para receber o prêmio, já que o ator, faleceu no final de 2018 vítima de um câncer.    

“O Guarnicê é um dos mais antigos e prestigiados Festivais de Cinema do país, por onde já passaram grandes realizadores de nossa história. Organizado por uma universidade pública, para muito além de um evento, é uma força de transformação cultural e social. Para nosso filme, esse reconhecimento nos torna mais brasileiros, nos deixa mais próximos de um projeto de país onde se valorize a história e a memória, sem medo de versar sobre nossas feridas e cicatrizes. A seleção e premiação de nosso filme é um ato de coragem de um Festival de resistência”, agradece o diretor Zeca Brito.   

Com Leonardo Machado, Cleo Pires, Fernando Alves Pinto, Letícia Sabatella e José Henrique Ligabue, o filme aborda o momento histórico brasileiro, em 1961, quando o presidente da República, Jânio Quadros, renuncia e seu vice, João Goulart, deve ascender ao posto. Para evitar que um golpe organizado pelos militares entrasse em curso, o governador do estado do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, inicia um movimento inédito no país, pelo respeito à Constituição Federal. Assista ao trailer.

Presente na sessão, durante o Festival, o secretário de Estado de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, que representou o governador Flávio Dino na sessão, escreveu: “O filme Legalidade tem uma atualidade radical, expõe nosso passado recente, reflete sobre nosso futuro, mas, sobretudo, escancara o nosso presente. Um clássico, uma ode à resistência.” 

O filme mostra um triângulo amoroso, a luta por uma causa cívica, uma revolução feita pelas ondas do rádio. A inteligência e a coragem de um líder. O poder da comunicação gerando uma verdadeira demonstração de força e civilidade. Um movimento de resistência e mobilização popular sem precedentes na história do país: a legalidade.   

Sexto longa de Zeca Brito, Legalidade foi inteiramente rodado no estado do Rio Grande do Sul, é uma produção da Prana Filmes, de Luciana Tomasi e tem distribuição Boulevard Filmes.  

Sinopse  

Em 1961, o governador Leonel Brizola lidera um movimento sem precedentes na história do Brasil: a Legalidade. Lutando pela constituição, mobiliza a população na resistência pela posse do presidente João Goulart. Em meio ao iminente golpe militar, uma misteriosa jornalista pode mudar os rumos do país.  

Ficha técnica 

Direção: Zeca Brito  
Roteiro: Zeca Brito e Leo Garcia 
Produção: Luciana Tomasi 
Elenco: Cleo Pires, Leonardo Machado, Fernando Alves Pinto, José Henrique Ligabue, Letícia Sabatella, Fábio Rangel, Sapiran Brito  
País: Brasil
Ano: 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui