A 5ª edição do Rio WebFest já começou nesta sexta-feira (15). O festival, destinado a conteúdo audiovisual, será realizado até 18 de novembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O diferencial do evento deste ano está na acessibilidade, com a participação de intérpretes de Libras e a premiação da melhor série inclusiva. 

O Rio WebFest visa dar espaço aos criadores nacionais e internacionais, que possuem materiais criativos e de qualidade para a plataforma web, como web séries, videoclipes, video-dança e vídeos publicitários. A premiação inclui troféus, prêmios em dinheiro, viagens e cursos para o exterior. O objetivo do evento é fomentar a produção de novos cineastas, consolidar carreiras e viabilizar chances reais de vendas desses produtos. 

Leandro Silva, fundador do festival, explicou a importância do Rio WebFest: “Os seriados digitais não são o futuro, são o presente. Hoje, os webfests proliferam ao redor do mundo e os festivais tradicionais de TV e Cinema com o Emmy e Cannes já abriram novas categorias visando as web séries. Plataformas de vídeo online apostam cada vez mais no conteúdo exclusivo sob demanda, dado o sucesso mundial do Netflix. Serviços como o YouTube RedAmazon Prime e Facebook para criadores são bons exemplos deste movimento”. 

O Rio WebFest tem uma trajetória sólida e recebeu diversos prêmios incluindo Diversity, na Espanha, por ser o festival que mais investe em diversidade no mundo, além do Michael Ajakwe Jr, em Berlim, pelo grande investimento no mercado audiovisual brasileiro. Ao longo dos anos, nomes consagrados e conhecidos pelo público já passaram pelo festival recebendo indicações, a exemplo de Emma Thompson, Mel Lisboa, Ana Paula TabalipaJohnnas Oliva, Dráuzio Varela e Antônia Fontenelle, assim como as séries Any Malu (hoje no Cartoon Network), RedBrecha, Septo e Pop Star. Mais de 900 séries já passaram na seleção do festival e 250 delas ganharam projeção internacional. 

Este ano, o evento terá uma premiação especial. A All Dubbing, empresa responsável pela interpretação em Libras, vai premiar a melhor série inclusiva. Durante o Rio WebFest 2019, a organização espera exibir gratuitamente ao público cerca de 200 seriados digitais. Também serão ministrados minicursos, palestras, workshops, master classes, keynotes, mesas redondas e painéis. O festival ainda oferece eventos de gala com apresentações de bandas musicais, coquetéis de networking e a festa de premiação com direito ao blue carpet transmitido ao vivo pela internet para todo o mundo. 

O credenciamento acontece na bilheteria e as imagens e entrevistas estão liberadas, com exceção do Super Projeto. Para mais informações e conferir a programação completa, acesse o site do Rio WebFest.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui