O Brooklyn Film Festival 2020 acontecerá pela internet e gratuitamente entre os dias 29 de maio e 7 de junho. O site do evento disponibilizará, por meio de um cadastro, os filmes selecionados. Entre os participantes está o longa brasileiro Macabro, dirigido por Marcos Prado, responsável por Paraísos ArtificiaisEstamira Curumim. 

A trama é inspirada na história real de Ibraihim e Henrique de Oliveira, conhecidos como os “irmãos necrófilos”, que nos anos 1990 foram acusados de assassinar brutalmente oito mulheres, um homem e uma criança, na Serra dos Órgãos, em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. A estreia nacional de Macabro ocorreu durante a 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, já o lançamento internacional se deu na competição oficial do Festival de Austin, no Texas, onde foi premiado como melhor filme na categoria “Dark Matter”. O filme foi exibido ainda no Festival Internacional de Cinema do Rio. 

Na época, os crimes narrados em Macabro foram amplamente noticiados na mídia e envoltos em lendas e histórias sobrenaturais, contadas pelos próprios moradores. A comunidade era extremamente religiosa e conservadora, formada por imigrantes suíços. 

A captura dos “irmãos necrófilos” foi uma das missões mais longas e difíceis da história do Bope. O filme adota esse ponto de vista, ao acompanhar o sargento Teo (Renato Goés), um jovem policial que nasceu na região e passa por uma crise profissional e ética, quando é resignado para voltar à sua cidade natal na busca pelos suspeitos escondidos na Mata Atlântica.   

A ideia de fazer Macabro surgiu em 2009, quando o diretor teve acesso a detalhes sobre o caso. Nessa época, o advogado de Henrique, um dos irmãos que se encontrava preso, procurou Prado e alegou que ele havia sido condenado injustamente e que ele não havia participado dos crimes com o irmão Ibrahim. Segundo Marcos, “o que mais me chamou atenção nessa história, além das barbaridades dos crimes em série cometidos pelos ‘irmãos necrófilos’ e as lendas criadas pelos locais, é que talvez Henrique tenha sido condenado injustamente a 49 anos de prisão. Eram muitas perguntas sem respostas e uma porção de camadas a serem exploradas.” 

Escrito por Lucas Paraizo e Rita Gloria Curvo, o roteiro é fruto de uma pesquisa extensa em fóruns, processos, autos de julgamentos, entrevistas com moradores e com o próprio Henrique Oliveira. Macabro for rodado numa região próxima de onde os crimes aconteceram. Além de retratar os crimes cometidos pelos irmãos, o longa também fala sobre o racismo cotidiano dos dois garotos, que viveram em um ambiente de constante violência doméstica, cresceram violentados, autossuficientes e que tiveram que aprender a viver na floresta, para fugir da bruta realidade a qual eram expostos dentro da própria família e da comunidade onde nasceram. 

Sinopse 

Macabro é um longa-metragem de ficção baseado na história real dos “Irmãos Necrófilos”, dois jovens que nos anos 1990 foram acusados de brutais assassinatos na Serra dos Órgãos. O thriller de suspense segue o sargento Teo em sua busca pelos suspeitos escondidos na Mata Atlântica. Enquanto a população, a imprensa e a polícia local condenam os irmãos, Teo percebe que um deles pode ser inocente e que a sociedade local revela um padrão histórico de abuso racial, tendo o racismo como uma realidade tão violenta quanto os crimes em série.  

Ficha técnica  

Direção: Marcos Prado 
Roteiro: Lucas Paraizo e Rita Gloria Curvo
Produção: Marcos Prado, João Queiroz Filho e Justine Otondo 
Elenco: Renato Góes, Amanda Grimaldi, Guilherme Ferraz, Diego Francisco, Eduardo Tomaz, Juliana Schalch, Flávio Bauraqui, Paulo Reis, João Pydd, Claudia Assunção, Osvaldo Mil, Thelmo Fernandes
País: Brasil
Ano: 2019 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui