Meu Primo Inglês

“Meu Primo Inglês” (My English Cousin) é um filme suíço sobre um argelino. Escrito e dirigido por Karim Sayad tem uma trilha sonora que encaixa com perfeição nas cenas, complementando a mensagem. Faz pensar sobre a a batalha entre expectativa e realidade, em especial com relação ao tema da imigração. O documentário se divide em capítulos.

Síndrome da Vida de Merda é o título do primeiro capítulo. Cai como uma luva. Vemos um pouco da rotina entediante do argelino, já cansado da vida de imigrante após dezessete anos. Comendo no sofá. No capítulo dois vemos os “heróis da classe trabalhadora”. É onde acompanhamos mais como são os trabalho de Fahed e conhecemos alguns de seus colegas. Nosso herói trabalha demais, dorme pouco. O alarme do celular desperta para as manhãs de novos dias iguais. Sua vida não é um sonho bonito. Isso é viver?

O filme tem a qualidade de trazer uma outra visão do imigrante. Não o que está sonhando com uma vida melhor em outro país, mas aquele já cansado de batalhar em outro país e com saudades de casa. Porém, o tempo como imigrante muda uma pessoa.

O cineasta consegue cenas em que fica óbvio o cansaço do carismático Fahed. Entediado, cansado, mas que ainda consegue sorrir. Em certo momento, ele vai para Argélia, mas também está desconfortável. Os tantos anos na Inglaterra mudaram ele, logicamente. Nas conversas com a tia, temos uma noção melhor do que acontece.

Fahed Mameri é primo do diretor Karim Sayad e o documentário acaba sendo um retrato da vida de um homem imigrante em busca de mais – e que encontra mais – contudo, mais do mesmo, só que diferente de seu país de origem. Melhor? Pior? Apenas diferente.

*O Cinema Para Sempre recebeu o convite para ver antes alguns dos principais filmes do Panorama Digital do Cinema Suíço que chega à sua 8ª edição, a primeira online. A missão ficou com o jornalista cultural Alvaro Tallarico. O evento acontece de 27 de agosto a 6 de setembro e busca aproximar brasileiros da produção cinematográfica suíça. Os filmes serão exibidos gratuitamente na plataforma Sesc Digital. O festival é uma realização do Consulado da Suíça em São Paulo e do Sesc São Paulo, em parceria com a agência de cinema Swiss Films

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui