Se engana quem acha que é um jogo de beisebol , os arremessos e a forma de se movimentar podem até ser parecidos,mas hoje vocês vão conhecer o Críquete.O críquete,(em inglês: cricket) é um desporto que utiliza bola e tacos, cuja origem remonta ao sul da Inglaterra , durante o ano de 1566. Considerado por muitos um desporto parecido com o beisebol . Ele foi inspirado num rudimentar jogo rural medieval chamado stoolball e adotado pela nobreza no século XVII. É um esporte que não é muito conhecido pelo mundo fora sendo que é bastante grande em apenas 3 países: Inglaterra, Índia  e Paquistão.Só para ter uma ideia, apenas um jogador de críquete esta entre os 100 atletas mais bem pagos do Mundo, mas esse recebe um valor exorbitante de 31 milhões por ano (27 deles sendo em patrocínios) tornando-o o 23º atleta mais bem pago do Mundo em 2015.

História 

Acredita-se  que o críquete sobreviveu como um jogo infantil para muitas gerações antes de ser cada vez mais tomado por adultos por volta do início do século 17. Possivelmente cricket foi derivado de tigelas , assumindo taças é o esporte mais velhos, pela intervenção de um batedor tentando parar a bola de atingir o seu alvo por bater-lo fora. Jogando em terra roçou-ovelha ou em clareiras, os implementos originais podem ter sido um nódulo emaranhado de lã de ovelha (ou mesmo uma pedra ou um pequeno pedaço de madeira) como a bola; uma vara ou um bandido ou outra ferramenta de fazenda como o morcego; e um banco ou um tronco de árvore, ou de uma porta (por exemplo, um como o postigo).

A primeira referência ao críquete sendo jogado como um esporte de adultos foi em 1611, quando dois homens em Sussex foram processados ​​por jogar cricket no domingo em vez de ir à igreja. No mesmo ano, um dicionário definido cricket como o jogo dos meninos e isso sugere que a participação dos adultos foi um desenvolvimento recente.

O esporte no Brasil

No Brasil, ficou conhecido como taco, pela semelhança de nomes costuma ser confundido com o croquet, sendo este um desporto totalmente diferente.Jogam onze atletas de cada lado. Os movimentos principais passam-se numa faixa retangular de 20,1 metros de comprimento, no centro do campo, onde a bola (de cortiça e couro) chega a voar 150 km/h. Ela é lançada pelo arremessador contra o alvo do adversário (três varetas fincadas no solo,chamadas stumps, cujo conjunto é conhecido como wicket), defendido pelo rebatedor.No início, as partidas de críquete podiam durar até dez dias. Hoje, a maioria dos jogos é disputada com dois tempos, em uma tarde ou noite (as partidas de teste chegam aos cinco dias de duração).

O Brasil participa de uma série de torneios a nível internacional, representado pela seleção brasileira . A competição mais importante que o país disputa atualmente é o ICC Americas Championship, no qual já se sagrou uma vez campeão (ao disputar a Division 3 de 2009, vencendo as seleções de Chile, Belize e Peru).O país disputou esse torneio no ano de 2011 entre 10 e 17 de Abril,  e acabou perdendo todos as cinco partidas que disputou, descendendo novamente à Division 3 do continente.

No âmbito de competições sul-americanas, o Brasil se fez presente em todas as suas edições, desde a primeira disputa em 1995 (quando terminou em quarto lugar). As melhores campanhas brasileiras foram registradas em 1997 (na Argentina) e 2015 (no Chile), obtendo o vice-campeonato em ambos.Outro resultado expressivo da seleção brasileira registrou-se no sul-americano de 2014, então disputado no Peru, quando venceram os argentinos pela primeira vez neste esporte.

O Brasil possui uma seleção feminina de críquete, atuais Campeãs Sul Americanas na competição continental, com títulos em 2015, 2016, 2018 e 2019. Nas outras cinco disputas sul-americanas, as brasileiras foram vice-campeãs.A Seleção Brasileira Feminina  é a primeira equipe feminina das Américas a receber contratos de profissionalização do esporte. O Brasil realizou tal feito com a equipe feminina antes de qualquer vínculo com a equipe masculina, tornando-se pioneiros globais.

O críquete já foi um esporte Olímpico, mas acabou por sair do programa porque não tinha todas as regras bem definidas e o número de praticantes pelo Mundo não era grande o suficiente. Atualmente estão a tentar inclui-lo de novo, primeiramente como esporte de exibição (sem medalhas) mas ainda não se sabe quando irão conseguir.

Objetivo do Jogo – O Ataque 

A Defesa

Regras do Jogo

Ao todo, onze atletas jogam de cada lado. Os principais movimentos do esporte acontecem numa faixa retangular de 20,1 metros, onde a bola chega a voar a 150 km/h. Por falar em bola, ela é pequena e feita de cortiça e couro, cabendo na palma da mão dos jogadores. A bola é lançada pelo arremessador contra o alvo adversário, sendo defendida pelo rebatedor. O alvo (wicket) é composto de varetas chamadas stumps (três, no total).

Estrutura do jogo

  1. Entradas. Uma entrada (innings) no Cricket consiste na troca em que cada equipa usa para defender (arremesso) ou atacar (bater), cada entrada no Cricket pode ter várias quantidades de overs.
  2. OversUm over no Cricket consiste numa série de 6 lançamentos válidos feita por apenas um jogador, dependendo das leis do jogo costuma-se ter entre 10 a 50 overs por entrada.

Jogadores

Cada equipa é formada por 11 jogadores. Dependendo das suas habilidades, um jogador pode ser classificado como um batsman (o jogador que segura o taco) ou bowler especialistas.

Uma equipa experiente costuma ter 5 ou 6 batsmen especialistas e 4 ou 5 bowlers especialistas. Um jogador que é especialista nos dois tipos é conhecido como craque.Um jogador da equipa que está a lançar, dos bowlers, toma a posição de wicketkeeper, que é a mais especializada posição no campo.

Juízes

A partida é orientada por dois juízes de campo. Um juiz fica ao lado do wicket e arbitrará a maioria das decisões. O outro fica próximo da posição de campo chamada “leg-side”, que oferece uma vista lateral do bastman, e assiste às decisões das quais ele tenha a melhor visão.
Em algumas partidas profissionais, eles podem pedir a presença de um terceiro juiz fora do campo, que possa visionar as repetições das jogadas na TV.

Campo de jogo

O campo de críquete consiste em um grande gramado em formato oval. Não existem dimensões fixas, mas seu diâmetro geralmente varia entre 137m e 150m. Em alguns campos uma corda demarca o seu perímetro, então nomeado como boundary

Sistema de pontuação

O sistema de pontuação do críquete envolve dois fatores, sendo eles o número de corridas ganhas (runs) e o número de wickets perdidos (ou simplesmente wickets). Essa é a pontuação (score) mostrada durante as partidas deste esporte.

O número de runs é a numeração mais importante, uma vez que o vencedor de uma partida é decidido por tal. O total de wickets mostra quantos destes o time arremessador deve pegar para acabar com as entradas do time rebatedor.

A pontuação de um time em uma partida de críquete, resumidamente, obedece ao preposto do “número de corridas ganhas para o número de wickets perdidos”

  • Se um time ganhou 100 corridas e perdeu 3 wickets, mostra-se o placar 100/3 ou 100-3 (lê-se como 100 para 3).
  • Se um time ganhou 200 corridas e perdeu todos os seus 10 wickets, mostra-se o placar 200 all out, sendo que nessas condições a entrada desta equipe é finalizada.

Equipamentos 

No Cinema

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui