Skate  também denominado no Brasil por esqueitismo, ou esqueite  é um esporte que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada também de esqueite ou skate, dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de trucks. Com a prancha de esqueite, executam-se manobras de baixos a altos graus de dificuldade. No Brasil, os praticantes  recebem o nome de skatista ou esqueitista. O esporte é considerado radical dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.

 

 

O desporto foi inventado na Califórnia, nos Estados Unidos. O crescimento do “surfe no asfalto” se deu de uma maneira tão grande que muitos dos jovens da época se renderam ao novo esporte chamado “skate“. Surgiam, então, os primeiros skatistas da época. Em 2016, foi anunciado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) que o skate, a partir de 2020, no Japão será um esporte olímpico.

Participação das mulheres

 

Sobre a participação feminina, tem-se alguns fatos. Peggy Qki  em 1965 foi a   primeira skatista mulher que se sabe, era do grupo Z- Boys. Já a primeira mulher a se tornar skatista profissional foi Andressa McGee no ano de 1965, no mesmo ano foi capa da revista Life Magazine.

História 

O skate surgiu na Califórnia, Estados Unidos, nos anos 60. Foi inventado por alguns surfistas, como uma brincadeira para um dia no qual não havia ondas no mar. Eles utilizaram rodinhas de patins. Já em 1965 foram fabricados os primeiros skates e realizados os primeiros campeonatos. Mas o esporte só ganhou o mundo nos anos 90, quando o norte-americano Tony Hawk realizou uma revolução com seus aéreos e flips. Tony Hawk é considerado, até hoje, o maior skatista de todos os tempos. O skate é praticado pelas ruas do mundo todo, ou em lugares específicos, como os skate parks.Vamos entender melhor toda essa evolução ?

Década de 60

No início da década de 60, os surfistas da Califórnia mais ou menos na cidade de Los Angeles queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, em uma época de marés baixas e secas na região. Inicialmente, a nova “maneira de surfar” foi chamada de sidewalk surf. Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só ficou mais reconhecido uma década depois.

Década de 70

Em 1973, o norte americano  Frank Nasworthy  inventou as rodinhas de uretano, que revolucionaram o esporte. Um skate passou a pesar por volta de 1,5 kg.Por volta do ano 1975, um grupo de garotos revolucionou ainda mais o skate, realizando manobras do surf sobre ele. Esses garotos eram os lendários Z – Boys da também lendária equipe Zephyr. Essa equipe era de Venice, Califórnia, lugar o qual chamavam de Dogtown.

Em 1979, Alan Gelfand inventou o Flatground Ollie, manobra com a qual os skatistas ultrapassam obstáculos elevados e é base de qualquer manobra. A partir disso, o skate nunca mais foi o mesmo. Essa manobra possibilitou uma abordagem inacreditavelmente infinita por parte dos skatistas. Não se pratica street style sem o domínio do Flatground Ollie. Tom “Wally” Inouye também foi uma figura importante na história do skate na década de 1970. Ele é mais conhecido pela assinatura de manobras como wall rides e backside airs. Inouye começou IPS (Serviço de Piscina do Inouye) nos anos 1970 e foi um dos primeiros skatistas de piscina.O primeiro skatista nipo -brasileiro a chegar no Brasil foi Jun Hashimoto em 1975. O mesmo abriu as portas para três gerações de descendentes japoneses no skate. Nomes importantes como o esqueitista brasileiro lincoln Ueda.

Década de 1980

Um dos revolucionários do esporte, principalmente na modalidade street, foi Rodney Mullen que desenvolveu várias manobras, como kickflipheelfliphardflipcasperdarksliderockslide50-50body varialnollie flip underflipprimoreemovarial flipinward heelflip360 flipfs flipbs flipvarial heelflipfs heelflipbs heelflip etc. Grande parte das manobras atualmente praticadas é derivada dessas manobras. Rodney foi, por diversas vezes, vice-campeão, chegando a ser considerado o melhor e mais influente skatista do bairro na sua modalidade. Outro revolucionário, na modalidade street, foi Tony Hawk  inovou a maneira como os esqueitistas devem abordar o half -pipe, sempre procurando ultrapassar os limites de criatividade e dificuldade de execução das manobras.

No final dos anos 1982, mais exatamente em 1983, Lincoln Ueda, assistido pelo seu pai (que filmava suas voltas para que pudessem aprimorá-las), competiu em Münster, na Alemanha, e faturou o 15° lugar. Despontava o Brasil no cenário mundial. Lincoln Ueda também teve excelentes participações na pista da Domínio Skate Park Atibaia.

Década de 1990

Nos anos 1990, o carioca Bob Burnquist elaborou a última grande revolução no skate: o switchstance vertical. Essa é a técnica de se praticar skateboard na base oposta à que se tem maior facilidade. Já era difundida na modalidade street, mas Bob foi o primeiro a popularizá-la na modalidade vertical. A partir daí, o skate passou a não ter mais “lado”, ou seja, não existe mais o lado da frente nem o lado de trás. As manobras realizadas com pé direito na frente do skate agora também são realizadas com o pé esquerdo na frente.

Essa técnica quadruplicou o número de variações possíveis nas manobras. Para um skatista que deseja competir, é imprescindível o domínio de tal técnica. Bob foi o primeiro skatista brasileiro a vencer uma etapa do campeonato mundial de skate vertical, em Vancouver, no Canadá, no ano de 1995. Ninguém esperava, ele apareceu lá e mostrou como se deveria andar de skate vertical dali em diante.

Década de 2000

É fundada em São Paulo a Associação Brasileira de Skate feminino, por skatistas femininas, seu primeiro circuito ocorreu em 2005. Hoje, a associação é filiada à CBSk. Em 2001, , Og de Souza , um esqueitista que em sua infância sofreu de poliomielite , foi citado nas revistas Tribo Skate, CemporcentroSkate , entre outras. Em 2001, ganhou o campeonato profissional no Best Trick, termo que, traduzido do inglês, significa “melhor manobra”.

Em 2008 e 2009, a Mega Rampa  chegou ao Brasil, tendo sido montada no Sambodromo do Anhembi pelo esqueitista dos anos 1980 George Rotatori. Na sua segunda edição, em 2009, Bob Burnquist sagrou-se bicampeão.

 

O esporte  no Brasil

skate é hoje o sétimo esporte mais praticado no Brasil. A primeira pista de skate da América Latina foi inaugurada em 4 de dezembro de 1976 no município de Nova Iguaçu. A pista, localizada na Praça Ricardo Xavier da Silveira, também foi palco da primeira competição de skate em pista do Brasil, em junho de 1977.O Circuito Brasileiro de Skate Profissional foi inaugurado em 1989 na categoria street style. O vencedor foi o paulistano Rui Muleque. Foi realizado pela União Brasileira de Skate (UBS). A disputa conta hoje com provas passando por estados como São Páulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Geraius  e Brasilia , realizadas pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

  • No ano de 1995, Rodrigo de Menezes conquistou o primeiro título mundial de vertical para o Brasil.
  • Em março de 1999, foi fundada em Curitiba  a(CBSk), a entidade que regulamenta as normas e políticas voltadas ao desenvolvimento do skate (skateboard) no território brasileiro.

 

O skate na olimpíada de 2021

O skate é uma das cinco novas modalidades que têm a missão de renovar os esportes olímpicos e trazer mais audiência jovem para a competição. O esporte entra nas Olimpíadas em duas modalidades: park e street, tanto masculino quanto feminino.

Serão 40 vagas por modalidade, sendo 20 masculino e 20 feminino, para o park e 20 masculino e 20 feminino o street, totalizando 80 atletas. Cada país pode classificar até três atletas por modalidade, desde que estejam entre os 20 melhores do ranking mundial após o término da segunda janela de pontuação, no próximo ano.

No entanto, a terceira vaga não é garantida, já que por regra da Olimpíada, é preciso ter um representante de cada continente. Por exemplo, se entre as vinte vagas possíveis não houver um skatista africano ou asiático, as últimas vagas serão ocupadas pelo atleta mais bem ranqueado destes continentes.

Modalidades

 

Street – Skate de rua

No skate de rua (street), os praticantes utilizam a arquitetura da cidade, por exemplo bancos, escadas e corrimãos e o calçamento (elementos do mobiliário urbano) como obstáculos para executar suas manobras e se expressar. É com folga a modalidade mais difundida e popular do skate. O street é também a modalidade preferida de diversas tribos ou grupos de esqueitistas.

FreeStyle

Modalidade onde o skatista apresenta várias manobras em sequência, geralmente no chão. O freestyle é considerado uma das primeiras modalidades do skate, na qual os esqueitistas fazem manobras de chão, em sequências com kickflip, 360 flip, inward heelflip, hardflip, sem obstáculos. onde o melhor skatista de freestyle foi Rodney Mullen.

 

Vert ou Vertical-Half-Pipe

A modalidade vertical é praticada em uma pista com curvas (transições), com 3,40 m ou mais de altura, três metros de raio e quarenta centímetros de verticalização, geralmente possuem extensões. A pista, que apresenta a forma de U, é chamada de half-pipe e pode ser feita de madeira ou concreto. O conceituado skatista Tony Hawk ficou famoso por suas grandes habilidades nos half-pipes. Tornou-se o que é graças à sua mãe, que comprava batatas fritas para ele sobreviver nos treinos da sua escolinha de skate, onde começou a praticar o esporte aos 3 anos de idade. Aos 6 anos, já tinha o patrocínio da Volcom, Vans, Elemento,entre outras. Nessa idade, já fazia flips e grinds pela cidade, onde se machucava muito. Um desses machucados, consequente de um flip “mal chutado”, afastou-o do esporte durante um ano, pois ele quebrou sua perna direita e ralou todo o joelho esquerdo, o que demorou muito para curar.

Bowl

É praticado em piscinas vazias de fundo de quintal, que com suas paredes arredondadas são verdadeiras pistas de skate. Na realidade as pistas de skate em forma de Bowl (bacia) são inspiradas nas piscinas, que tinham a transição redonda: azulejos e coping. O fundo redondo das piscinas americanas é para o caso de a água congelar as paredes não arrebentarem, pois nesse caso o gelo se deslocaria para cima, não fazendo pressão nas paredes. Na década de 1970, alguns esqueitistas da Califórnia, mais precisamente deSanta Mômica, se aventuraram a andar em piscinas vazias, e assim foi criada o Bowl(também conhecido como Pool Riding) que atualmente é uma modalidade underground praticada por alguns esqueitistas que gostam de transições rápidas. Recentemente, em 1999, a Vans (uma marca de tênis para esqueitistas) inaugurou uma das maiores pistas da América, onde a atração principal é uma réplica da famosa piscina Combi Pool que ficava na extinta pista de Pipeline em Upland. E já promete outra pista para breve, sempre com a inclusão de piscinas no seu desenho.

Big Air

Modalidade criada por Danny Way outro que foi adaptada e atualmente é a principal competição do X Games. Colocando modalidades que também refletem parte do que os skatistas querem mostrar para o mundo, como o fim da disputas do skate park e mostrar disputas de street skate, em obstáculos que verdadeiramente reproduzem o que os esqueitistas de street fazem.

Downhill Speed

 

Consiste em descer ladeira executando manobras de slide, com um skate maior, chamado longboard. Com características, bem próximas á modalidade Downhill Slide, no long, o estilo clássico do surfe é mais explorado, no aproveitamento das laterais das pistas e da própria madeira (Shape). Hoje, com o desenvolvimento técnico não apenas dos equipamentos mais leves, mas da execução das manobras, o longboard downhill consegue equilibrar agressividade, velocidade e o clássico ao mesmo tempo.

CAPACETE

 

LUVAS

 

COTOVELEIRAS

 

JOELHEIRAS

 

O esporte nos cinemas 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui