Martha Reyes Arias, Maximiliano Nájar Márquez e Leonardo Nájar Márquez em "Los Lobos" (Foto: Divulgação)

O filme Los Lobos, dirigido por Samuel Kishi, será lançado nos cinemas nesta quinta-feira, 16 de setembro. Baseada na história de vida do diretor, a produção acompanha a jornada dos irmãos Max e Leo, que atravessam a fronteira do México com os Estados Unidos junto com sua mãe, Lúcia, em busca de uma vida melhor. Eles conseguem um lugar para morar e, quando Lúcia sai para trabalhar, as crianças, sozinhas, usam a imaginação para passar o tempo e enfrentar os obstáculos da sua nova situação.

“Quando eu tinha cinco anos, minha mãe deixou meu pai e levou eu e meu irmão de três anos para os EUA. Cruzamos a fronteira com visto de turistas ao declarar que íamos para a Disneylândia. Minha mãe não tinha nenhum emprego, não falava inglês e não tínhamos um lugar seguro para morar. Ao viajar às pressas nossas posses eram apenas algumas roupas, alguns brinquedos e um gravador de fitas”, contou Kishi. Segundo ele, existe no longa uma mistura de elementos ficcionais e documentais, por ter se inspirado nas histórias da comunidade imigrante na qual viveu. 

A nova vizinhança de Max e Leo é formada por imigrantes de várias nacionalidades. Todos precisam aceitar as novas circunstâncias de vida por falta de melhores caminhos para seguir. Samuel Kishi escreveu o roteiro, em parceria com Luis Briones e Sofía Gómez-Córdova. No filme, o cineasta integrou “caracteres fictícios em locais reais, seus arredores e o multiculturalismo que se construiu para a comunidade de imigrantes.”  

Los Lobos teve estreia mundial na mostra Geração do Festival de Berlim, onde ganhou o Grande Prêmio do Júri Internacional para Melhor Filme. No Brasil, recebeu o Prêmio da Crítica, concedido pela Abraccine (Associação Brasileiras de Críticos de Cinema), no 9º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. 

Sinopse 

Max e Leo, têm 8 e 5 anos, e acabam de imigrar para os Estados Unidos com a mãe. Seus dias passam dentro de um minúsculo apartamento, enquanto esperam sua mãe voltar do trabalho, com a esperança de viajar para a Disney e finalmente conhecer o mundo lá fora. Porém, os meninos terão que crescer prematuramente para entender as motivações de sua mãe. 

Ficha técnica 

Direção: Samuel Kishi
Roteiro: Samuel Kishi, Luis Briones e Sofía Gómez-Córdova
Produção: Leticia Carrillo, Samuel Kishi e Mónica Lozano
Elenco: Martha Reyes Arias, Maximiliano Nájar Márquez, Leonardo Nájar Márquez e Cici Lau
País: México
Ano: 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui