O Cinema Para Sempre vai completar onze  anos e para comemorar com chave de ouro e brindarmos em grande estilo, que tal rever os esportes que se destacaram na nossa coluna? Para isso, preparamos uma edição especial para vc que nos acompanha.

Quem não se lembra da famosa frase“ Um Por Todos e Todos Por Um“ expressão que ficou famosa no filme Os Três Mosqueteiros onde o esporte deixou de ser mero coadjuvante.

Você que adora uma sessão pipoca certamente deve se lembrar das palavras que ficaram eternizada nas vozes dos personagens de Chris O ` Donnel – D `Artagnan , Kiefer Sutherland – Athos , Charlie Sheen como Aramis e Oliver Platt – Porthos no primeiro longa metragem de ´´ OS TRÊS MOSQUETEIROS“. Dirigido por Stephen Herek e inspirado na obra do romancista francês Alexandre Dumas lançado pela Walt Disney em 1993.

Já que estamos falando de esporte e cinema  vamos conhecer um pouco da esgrima presente em todas a cenas de ação do filme.

A esgrima é um esporte que evoluiu da antiga forma de combate ,cujo objetivo é tocar no adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque e também como as normas funcionam.

HISTÓRIA

A história  em si tem uma origem de pelo menos três mil anos. Pinturas egípcias e gregas mostram guerreiros empunhando espadas. A Bíblia também se refere a muitas espadas ao longo dos dois testamentos. Um templo japonês construído em 1170 a.C., mostrava  guerreiros empunhando armas pontiagudas com bicos de proteção. A esgrima nessa época era muito mais que um simples desporto — era uma maneira de combater, e como tal não havia nenhuma regra precisa; porém, surge a preocupação com a técnica para aplicar e defender-se dos golpes. Em Roma, existiam escolas de gladiadores onde se formavam os doctore armarum, especialistas na arte de combater com armas brancas para entreter o público. Na Idade Média, a esgrima se diversificou devido aos vários formatos de espadas e sabres existentes.

Não se sabe da existência de nenhum manual de esgrima anterior à Baixa Idade Média exceto por algumas instruções de luta grega embora a literatura Antiga e Medieval (Sagas Vikings e Contos Alemães) mencionam feitos e conhecimentos militares; além de arte do período mostrar combates e armamentos . Alguns pesquisadores tentaram reconstruir antigos métodos de lutas como o Pancrácio e técnicas de combate dos gladiadores usando como referência estas fontes e testes práticos, embora estas recriações sejam mais especulativas do que baseadas em instruções reais.

O ESPORTE EM OLIMPÍADAS

Desde os primeiro jogos olímpicos da era moderna a esgrima faz parte das modalidades. As disputas masculinas começaram nas olimpíadas com o florete e o sabre em 1896 já a espada foi introduzida nas disputas masculinas nos Jogos Olímpicos de 1900.

Em 1924, as mulheres começaram a participar dos jogos na disputa com o florete individual , um status que permaneceu até 1992. A partir de 1996, elas começaram também a competir nas olimpíadas na modalidade da espada. Finalmente, a partir de 2004 elas começaram a competir nos jogos olímpicos com o sabre.Apesar do termo “luta de esgrima” ser frequentemente usado, no esgrimir nunca se tem uma “luta” mas sim “um jogo de esgrima”, dado que a esgrima é um esporte.

Na última olimpíada em Tóquio, o Brasil não começou bem ,Em sua segunda participação olímpica pelo Brasil, a esgrimista Nathalie Moellhausen acabou derrotada em seu primeiro combate na espada em Tóquio 2020. Na manhã deste sábado no Japão (noite de sexta-feira no Brasil), na Makuhari Messe Hall B, a brasileira foi superada pela italiana Rossella Fiamingo, atual vice-campeã olímpica, por 10 a 9, no golden score da prorrogação.

OBJETOS UTILIZADOS NA COMPETIÇÃO.

FLORETE

É a arma mais comum entre os esgrimistas por ser uma arma de lâmina mais flexível e mais leve do que a espada e que se joga com mais delicadeza no toque, no torso somente. Esta também era a única arma tradicionalmente que as mulheres usavam em muitas competições. O florete mede junto com a espada, 1,10 metros de comprimento,boa para o início da aprendizagem. Exige postura, agilidade, equilíbrio e flexibilidade além de um agudo senso de tempo de reação que caracteriza todos os esgrimistas fascinados por este desporto. Medindo uns 90 centímetros com lâmina, a arma inclui o copo (ou casoleta, em italiano) e pega (as partes pelas quais o esgrimista protege e segura a arma, respectivamente) são menores do que na espada (que protege a mão toda — zona válida, na espada), e no sabre (que tem proteção adicional para o braço) facilitando o manejamento ágil da arma. Há a pega italiana que é simples, como um punhal de faca e a pega francesa que é similar a pega de um arpão. A lâmina de forma trapezoidal é mais flexível do que a da espada, mas não tanto quanto a do sabre.

O SABRE: É a arma de duelo mais violento e ágil. A sua lâmina é mais flexível de todas as três. O atacante pode usar o sabre como um chicote em que a lâmina é tão flexível que nem o bloqueio do defensor poderá bloquear a parte frontal da lâmina do atacante, que se dobra por cima da lâmina do defensor. O sabre exige muita rapidez e uma preparação física muito grande, pois o duelo é muito rápido, considerando que o toque pode ser feito não só com a ponta mas também com a lâmina — tanto quando o atacante ataca (corte) como quando contra-ataca (contra-corte) com a lâmina. Em contraste aos toques violentos da lâmina, também é comum o esgrimista ser tocado, durante um combate, e nem sentir.

A ESPADA

Por ser uma arma que pode atingir o corpo todo do adversário, deve-se jogar numa posição mais vertical. Assim sendo, ela é uma arma boa para jogadores mais altos, especialmente aqueles que não tem tanta agilidade para se flexionar, como no florete ou no sabre. Isso não significa que os esgrimistas ágeis não possam jogar, mas nota-se que, das três armas, a espada é a mais adequada aos indivíduos altos. Outro motivo para não se agachar muito com o jogo da espada é para não deixar o joelho muito à frente, tornando-o facilmente um alvo exposto.A lâmina, mais dura de todas três armas, produz um toque forte e pontiagudo, principalmente quando tocado na máscara do oponente.

As vestimentas dão um show a parte inclusive nas telas do cinema quando figurino e direção de arte trabalham em harmonia. As vestimentas de esgrima são tradicionalmente brancas, os esgrimistas devem usar 1 – Jaqueta; 2 – Luvas; 3 – Fios elétricos; 4 – Armas; 5 – Calça; 6 – Máscara; 7 – Plastrom. Enquanto as mulheres usam protetores especiais para os seios. Antes do surgimento dos sensores eletrônicos, as armas eram mergulhadas em tinta para facilitar o trabalho dos juízes ou então utilizava-se giz na ponta para indicar o golpe.

REGRAS GERAIS

A etiqueta requer, em primeiro lugar, que os adversários se cumprimentem ao entrarem na pista. O movimento é feito rapidamente com as armas, antes de colocarem as máscaras.
No florete vale tocar com a ponta da arma apenas no tronco do adversário (frente e costas) e na região ventral. Na espda vale tocar com a ponta da arma em qualquer parte do corpo. No sabre vale tocar com a ponta e com o corte ou contra-corte da lâmina da arma, a região que deve ser atingida fica da cintura para cima, incluindo braços e excluindo as mãos.
No florete e no sabre, existe o chamado “direito de passagem” ou “frase d’arma”. Quem começa o ataque tem prioridade de ganhar o ponto se houver toque simultâneo. Se errar o ataque ou se o adversário conseguir se defender antes da resposta, a vantagem passa para o adversário. No caso de acontecer toques simultâneos sem prioridade, ninguém pontua. Na espada, que não existe frase d’armas, em caso de toque simultâneo, ambos os adversários ganham um ponto. Se houver empate num combate de espada, é normal dar aos jogadores alguns minutos para descansar antes que se continue o combate para o toque de desempate. Em raras ocasiões, quando continua se dando a situação de empate, é possível que haja um sorteio que eleja o vencedor.
Nas competições, na etapa classificatória são necessários cinco toques ou três minutos para se vencer. Na etapa eliminatória são precisos quinze toques ou nove minutos. Essas normas podem ser flexíveis dependendo do nível territorial da competição e do órgão responsável.

Os esgrimistas em um combate mudo ou não-elétrico (sem equipamentos eletrônicos) são observados por um árbitro e quatro auxiliares. Em duplas, estes auxiliares ficam a dois passos atrás de cada jogador, nos dois lados da pista e observam se há toque ou não no esgrimista adversário. Eventualmente, nos casos de dúvida do árbitro, os auxiliares são convocados a uma votação para verificar se houve pontuação ou não. O árbitro pergunta se houve determinada situação e os árbitros podem responder “sim”, “não” ou “abstenção”.

O precursor do esporte no cinema foi Bob Anderson. Bob foi um desportista olímpico ao participar da seleção inglesa de esgrima nas olimpíadas de Helsinque (1952) e em dois campeonatos mundiais da modalidade, em 1950 e 1953. Sua especialidade era o sabre.Sua carreira como coreógrafo e ator dublê iniciou quando foi convidado para coordenar lutas cinematográficas.Participou de produções, como “ A lenda do Zorro“, “ O senhor dos Anéis “ , “ Cassino Royale “ , “ Piratas do Caribe “ , e na série “ Star Wars “ como duble nas lutas de sabre do personagem Darth Vader.

O ESPORTE NO CINEMA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui