Olá queridos!

Depois de uma pausa, voltamos com a coluna Esportes No Cinema!

A partir de hoje, eu e Naná Nascimento vamos nos revezar para falar sobre um filme que tem temática de esporte e vamos falar sobre a aplicação do esporte nesse filme.

Quer saber mais?  Então vamos lá!  

Eu começo com uma das franquias mais importantes do cinema: Rocky!

O Boxe é um esporte milionário que transforma em astros desse esportes, atletas que se dedicam a cumprir suas metas com alta performance. O que é preciso para ser um atleta de boxe, um boxeador ou boxeadora ? Uma preparação física de acordo com as necessidades de desse esporte, trabalhar massa muscular com exercícios físicos específicos, respeitar uma dieta adequada e muito importante, se preparar psicologicamente.

Já ouviu aquela frase: “Mente são, Corpo São” ? pois é para que um atleta realmente seja um campeão em potencial deve ter regras a cumprir, respeitar as responsabilidade a que se propõe e dedicar seu tempo a alcançar cada objetivo. Um atleta não finaliza seu objetivo em uma única luta, e sim, focar em muitas lutas diárias. Precisa saber em como lidar com pessoas e dinheiro, precisa aprender a lidar com seu ego para que a arrogância não destrua todo trabalho duro que fez, precisa entender o outro, seja um adversário no ringue, sua equipe de treino e seu público. 

Escolhi a franquia de Rocky justamente por ser um resumo da ópera! Ele mostra um atleta em diversas situações, as boas e as ruins. Afinal, não podemos ter a ilusão que tudo funciona bem como um passe de mágica. As lições de vida que tiramos desses filmes são fundamentais para um entendimento em como ser um atleta melhor, e principalmente, uma pessoa melhor. Não adianta ter fortuna e fama se você está vazio por dentro e não entende o básico de qualquer atleta, Respeito. Essa é a palavra chave para um atleta ser completamente bem sucedido no seu esporte. Os filmes mostram isso também. 

Rocky tem muitas frases que são usadas em treinamentos de atletas de diversos esportes e  até é usado em palestras motivacionais até fora do esporte.  E é essa excelência que o filme traz. Quando ele fica maior do que ele mesmo e atravessa fronteiras levando conhecimento, aprendizado e motivação.

Vamos falar de Rocky, Um Lutador!

Após assistir uma competição de boxe na TV, Sylvester Stallone se inspirou e escreveu a história do filme em 20h. Ele passava por dificuldade e conseguiu com muito custo fazer com que sua história virasse filme. O Produtor queria a história, mas não queria Stallone. Ofereceu a ele 100 mil dólares para comprar o roteiro e ele sair do projeto. Ele foi persistênte e irredutível e acabou fechando o acordo de U$35 mil e ele estrelando Rocky. O produtor queria o badalado ator da época Ryan O’Neill. Ainda bem que Stallone lutou para conquistar sua primeira vitória. 1 round, ganho!

Rocky começou sua jornada nos cinemas e foi encantando o público e influenciando pessoas. A partir desse filme, o esporte foi mais divulgado e aumentou o interesse público pelo boxe. Uns para acompanhar e outros se tornaram atletas de boxe e outras lutas. 

No ano seguinte, Rocky recebeu 10 indicações ao Oscar, incluindo roteiro e ator para Sylvester Stallone. Lembra daquele produtor que não queria que Stallone interpretasse Rocky Balboa? Deve ter chorado muito em casa hahahaha!  Ele queria descartar aquele que se tornaria um dos maiores nomes de Hollywood, como astro, como roteirista e produtor. Sylvester Stallone se tornou um campeão de bilhetria e uma máquina de fazer dinheiro.  E um dos atores que mais trabalhou com filmes de esportes.   

Rocky ganhou sequências em 9 filmes distribuidos em: “Rocky, O Lutador”, “Rocky 2”, “Rocky 3”, “Rocky 4”, “Rocky 5”, “Rocky Balboa”, “Creed”, “Creed 2” e “Creed 3” que vai estrear esse ano.

Rocky é um drama esportivo de 1976 dirigido por John G. Avildsen, escrito e estrelado por Sylvester Stallone. Mas para quem acha que tudo foi fácil, não se engane. Assim como Rocky lutou para se tornar um campeão, Stallone lutou muito para fazer um roteiro e convencer o produtor que ele ficaria no projeto.

Pouco depois de assistir uma luta na TV entre o grande Muhammad Ali e o novato Chuck Wepner que aconteceu em 24 de março de 1975, na cidade de Richfield, Ohio, no Richfield Coliseum. O que ninguém esperava é que Chuck Wepner vencesse a luta. A luta foi um start para a ideia do filme, mas Stallone já afirmou que Rocky não é inspirado em Wepner. Até porque o personagem criado por Stallone é bem diferente do boxeador problemático.

Após assistir a luta, Stallone trabalhou no roteiro por três dias e meio. Ao ficar pronto, ele levou para United Artists que gostou muito do roteiro, mas pensou em colocar astros que estavam em alta na época como Robert Redford e Ryan O’Neill, sendo esse último o preferido. A produtora ofereceu U$100 mil para ele vender o roteiro e ficar de fora do projeto. Ainda bem que ele recusou, mesmo precisando muito de dinheiro e foi determinado em comprar a briga para ficar no seu projeto. Então a negociação ficou com Stallone recebendo U$35 mil e ficando como o ator. Para quem não acreditou que Sylvester Stallone seria uma boa escolha quebrou a cara!  Ele não só foi uma boa escolha, como ele foi A ESCOLHA!

O Filme foi sucesso no mundo todo e se tornou um clássico, uma referência e motivador de atletas de diversos esportes de todos os lugares do planeta e atravessou gerações, e que recebeu 10 indicações ao Oscar. E aqueles que não o queriam no projeto, tiveram que engolir duas indicações para Stallone, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator. Isso sem falar nas indicações ao Globo de Ouro, BAFTA, Prêmio da Academia Japonesa de Cinema e o Prêmio Italiano David di Donatello. Agora, dorme com essa! 

O orçamento do filme foi um pouco mais de U$1 milhão e arrecadou incríveis U$225 milhões em bilheteria global. Com isso, “Rocky, Um Lutador” foi o filme com maior bilheteria em 1976 e ganhou 3 Oscar dos 10 a que foi indicado. Ele venceu com: Melhor Filme, Melhor Diretor para John G Avildsen e Melhor Edição. Também levou  Melhor Filme Drama no Globo de Ouro, Melhor Filme Estrangeiro na Academia Japonesa de Cinema, Melhor Ator Estrangeiro no Prêmio David Di Dinatello (Itália) para Sylvester Stalone e Melhor Atriz Coadjuvante para Thalia Shire. Também recebeu 5 indicações ao BAFTA, o Prêmio Britânico, mas não venceu em nenhuma categoria.

Como o filme recebeu muitas críticas positivas, Sylvester Stallone recebeu status de astro e se tornou um dos astros mais bem pagos e influentes de Hollywood.

 

A História

O drama esportivo fala da história de Rocky Balboa, um pugilista ítalo-americano da classe trabalhadora, sem instrução, mas uma boa pessoa. Ele trabalha como cobrador de dívidas de um agiota nas favelas da Filadélfia.  Rocky é um lutador de clube de pequeno porte e recebe a chance de lutar o campeão Apollo Creed quando o desafiante se machuca e ele tem a ideia de lutar contra um lutador local.

Para se preparar para a luta, Rocky treina com o ex-lutador Mickey Goldmill, enquanto seu amigo Paulie que trabalha em um frigorífico o deixa treinar socos nas carcaças penduradas no freezer. Durante o período de treino, Rocky também investe em seu coração e começa a namorar a irmã de Paulie, Adrian. Na noite anterior a luta, Rocky diz para Adrian que sabe que não vai derrotar Apollo, mas que seu objetivo é ficar os 15 rounds regulamentar, nas regras da época.

Já Apollo acredita que será uma luta fácil, mas se engana quando chega na hora da luta e vê que Balboa não apenas mais um. Sua determinação e persistência era sua grande força. E é surpreendido com um belo soco de Rocky logo no 1ºround. Os dois travam um empate épico.

Tudo isso embalado pela magnífica trilha sonora de Bill Conti. Ele compôs o tema do filme “Gonna Fly Now” com letra de Carol Connors e Ayn Robbins. Outro tema do filme “Eye Of Tiger” composta por Frankie Sullivan e Jim Peterik  da banda Survivor que também interpretou a canção que virou sucesso absoluto em todas as rádios do mundo.   

A Canção “Gonna Fly Now” foi indicada ao Oscar de 1977 e ficou no topo das paradas da revista Billboard logo na 1ª semana de julho. A Canção ficou em 58º lugar na lista das melhores canções de filmes Norte-Americano segundo o American Institute.

Em 1976 a United Artits Records lançou a trilha sonora em vinil. Em 1988 a trilha foi relançada pela EMI em CD e Fita Cassete.

Bill Conti compôs a trilha sonora dos filmes que vieram depois com excessão de Rocky 4.

 

O LEGADO E AS SEQUÊNCIAS

O que faz com que Rocky, Um Lutador seja um bom tão bom? Tão aclamado de público e crítica? Porque ele é referência e atravessa gerações?  Porque tornou as escadarias do Musseu de Arte da Filadélfia se tornar um ponto turístico?

São tantas as perguntas e a resposta para todas elas é simples. Uma boa história para contar sobre sonhos, jornadas, conquistas, derrotas, cair levantar e dar a volta por cima. É uma história próxima das pessoas. Todos podem se identificar com ela. As lições de Rocky são muitas e podemos ver como é uma jornada de um atleta. É claro que cada história tem seu lugar ao sol, mas essa é motivadora. E mostra que houve empenho em cada integrante em fazer o seu melhor. Então não se preocupe em ser perfeito, mas apenas faça o seu melhor com a motivação mais importante de todas, o amor pelo que faz.    

Nenhum campeão Mundial de Boxe chega a esse posto sem lutar muito dentro e fora dos ringues. 

 

OS FILMES

“Rocky, Um Lutador” foi selecionado para a preservação no National Film Registry dos Estados Unidos pela Bilblioteca do Congresso como sendo “cultural, histórica e esteticamente significativo” e é até hoje, considerado um dos maiores filmes esportivos já feitos. Além disso, Dois anos depois, foi classificado como segundo melhor do gênero ficando logo depois de Ranging Bull Pelo American Film Institute.

O filme gerou 9 sequências, sendo que a última chega aos cinemas em março de 2023. Então para quem quiser maratonar as sequências são as seguintes:

 

Rocky, Um Lutador (1976): Rocky busca se tornar um atleta. Conhece Apollo Creed e dessa luta nasce respeito e amizade entre eles.

 

 

 

 

 

Rocky 2 (1979): Após a Luta com Apollo Creed, os fãs do boxe pedem uma revanche. Ele tenta se afastar dos ringues pelas lesões que sofreu e se cada com Adrian, mas é claro que ele retorna ao ringue.

 

 

 

Rocky 3 (1982): Após se tornar Campeão dos pesos pesados ao derrotar Apollo Creed e defender o título por 10 vezes, Rocky decide deixar o esporte, mas é desafiado e insultado por Clubber Lang. Ainda abalado pela morte de seu treinador, Rocky recebe a ajuda de Apollo que vira seu treinador para enfrentar o arrogante Clubber Lang.

Esse personagem foi interpretado por Mr. T, o  badalado ator que  interpretava o personagem B.A na série de TV “Esquadrão Classe A”.

 

 

Rocky 4 (1985): Após reconquistar o título de campeão mundial de boxe ao derrotar Clubber lang, Rocky não tem descanso e é desafiado por um novo lutador. Desta vez, um lutador da União Soviética chamado Ivan Drago, um superatleta criado pela tecnologia russa, que desta vez, mata o então amigo de Rocky, Apollo Creed em uma luta de exibição.

E o mundo conheceu o ator sueco Dolph Lundgreen que depois desse filme entrou na galeria dos astros de filme de ação.  Estava também nesse filme a atriz e modelo Brigite Nielsen que casou com Sylvester Stallone em 15 dezembro de 1985, algumas semanas depois do lançamento do filme nos Estados Unidos, em 27 de novembro de 1985.  

 

Rocky 5 (1990)

Depois de vencer mais uma batalha, talvez a mais difícil até então, já que lutou contra o homem que matou seu amigo. Rocky enfrenta um novo golpe, desta vez, algo que aconteceu com alguns atletas, o contator perde todo o dinheiro que Rocky acumulou durante seu anos de trabalho duro. Como ele descobre lesões na cabeça que o impedem de voltar a lutar e resolve treinar um novo boxeador, mas o jovem está buscando fama e fortuna e no alto de sua arrogância resolve desafiar Rocky.  

 

 

 

Rocky Balboa (2006)

Rocky já está aposentado e virou dono de restaurante que batizou de Adrian’s em homenagem a sua esposa falecida. Ele passa as noites tranquilas e relembra com os clientes suas histórias da época em que era lutador. Rocky Jr, seu único filho, não dá muita atenção ao pai e foca em suas coisas particulares. Toda sua vida pacata muda quando uma simulação de computador coloca Mason Dixon, o atual campeão mundial de pesos pesados enfrentando Rocky Balboa em seu auge e a vitória seria de Rocky.  O Jovem Dixon não tem a simpatia do público e os promotores de luta resolvem criar então uma luta entre Balboa e Dixon em Las Vegas. Nesse tempo, pai e filho se entendem e o time de Rocky conta com Paulie, seu treinador Duke, Marie, uma amiga antiga e seu filho Step e Rocky Jr.

A mídia não acredita que Rocky vai aguentar mais que 2 rounds com Dixon e todos são surpreendidos com uma luta épica.

Essa fase de Rocky representa aqueles atletas que retornam para o ringue para uma apresentação show após a aposentadoria. Aconteceu com boxeadores como Evander Hollyfield, Mike Tyson, Roy Jones Jr, Floyd Maywether entre outros.

 

Creed (2015)

Quando pensamos que Rocky já cumpriu com sua missão no cinema, somos surpreendidos com um dos melhores filmes sobre o esporte.  Creed fala da volta de Rocky, mas desta vez ele não é o protagonista. Ele cumpre nova função a de treinador. Esse é o caminho que muitos atletas de todos os esportes trilham. Aqui ele vai treinar ninguém menos que seu sobrinho postiço, o filho de Apollo Creed, Adonis Johnson Creed, que nunca conheceu o pai, já que ele morreu antes do seu nascimento.  

 

 

 

Creed II (2018)

Foi lançado em 2018 dirigido por Steven Caple Jr.  e Stallone voltando a estrelar e escrevendo o roteiro. Ele mostra como a roda do esporte circula. Três anos depois de perder a luta para “Pretty” Rick Conlan, Adonis Creed (Michael B. Jordan) vence o World Heavyweight Championship e pede Bianca (Tessa Thompson) em casamento. Enquanto isso, três décadas depois da morte de Apollo Creed e sua derrota para Rocky Balboa, Ivan Drago treina seu filho, Viktor Drago (Florian Munteanu) para recuperar sua honra que deafia Adonis publicamente. Rocky fica relutante em treinar Adonis temendo acontecer o mesmo que aconteceu com seu pai há 30 anos. Adonis aceita o desafio mesmosem o apoio de Rocky e caba muito ferido durante a luta. Por causa da desqualificação de Viktor, Adonis mantem o título. Viktor exige uma revanche enquanto é promovido por partidários que abandonaram Drago (Dolph Lundgreen) incluindo sua ex-mulher, Ludmila que abandonou não apenas o marido, mas também o filho.  

Viktor é submetido a sessões de treinamento cruéis em preparação para a revanche. Rocky vem em auxílio de Adonis e decide treiná-lo no deserto do sul da Califórnia, com uma tática diferente para que Adonis tome os poderosos socos de Viktor. A revanche é disputada em Moscou, e Adonis é capaz de levar os socos poderosos de Viktor, deixando Viktor exausto. Os partidários de Viktor e sua mãe partem durante a luta com a dúvida de que Viktor vai ganhar. Drago vendo seu filho tomando socos de Adonis sem lutar, joga a toalha e garante ao filho que ele é mais importante para ele e que ele não vai abandoná-lo como ele era.

Esse filme fala sobre a herança de legados e como cada um lida com suas relações familiares. A trama é bem amarrada e mostra os vários lados da jornada esportiva. Vai além dessa representatividade entre países, e vai mais ao ponto de como as relações, afetividade ou a falta dela podem levar cada atleta e a forma como ele encara o esporte, as regras e os adversários.

 

Creed 3

Depois dos dois primeiros filmes se tornarem sucesso de público e crítica, “Creed 3” se faz necessário. Desta vez, teremos o ator Michael B. Jordan ir além de sua interpretação que levou a ter sua primeira indicação ao Oscar em “Creed – Nascido Para Lutar” agora ele embarca na sua primeira direção. Sim, Michael B. Jordan atua e dirige o terceiro filme da franquia.

O roteiro desta vez ficou nas mãos do trio Ryan Coogler (Pantera Negra / Pantera Negra: Wakanda Para Sempre), seu irmão Keenan Coogler (Fruitvalle Station: A Última Parada) e Zach Bailin (King Richard: Construindo Campeãs).

Como não vimos ainda esse filme, só posso dizer que curiosidade não falta para saber como será essa continuação da história. Por enquanto posso contar sobre o que é Creed 3 mediante a material de divulgação do filme: sinopse, trailer e fotos. 

Como nem tudo são flores para esses atletas da sétima arte, Creed vai ter que enfrentar novos desafios. Depois de prosperar na carreira e na vida familiar Adonis vai enfrentar Damien, um  antigo amigo de escola, um ex-prodígio do boxe que cumpriu uma longa pena na prisão. Na verdade, Damien está mais para arquiinimigo do que para amigo, mas vamos ver do que esse acerto de contas tem para nos mostrar. Será que vale a pena, Adonis arriscar o que conquistou só para acertar contas com quem não tem nada a perder?

Só vamos saber indo para as salas de cinema conferir. Em Março a gente confere!

 

Trailer Legendado

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui