Ke Huy Quan comemorando seu Oscar.- Créditos: Reprodução Instagram

Ke Huy Quan é um ator vietnamita-americano que ficou conhecido por seus papéis em filmes de sucesso dos anos 80 e 90. Nascido em Saigon, Vietnã, em 20 de agosto de 1971, Quan mudou-se para os Estados Unidos com sua família quando tinha apenas seis anos.

Sua carreira começou em 1984, quando ele interpretou o personagem Short Round no filme Indiana Jones e o Templo da Perdição. O desempenho de Quan como o parceiro mirim do Indiana Jones de Harrison Ford rendeu-lhe elogios da crítica e do público.

Em 1985, Quan apareceu em Os Goonies, dirigido por Richard Donner. Ele interpretou Data, um dos membros da equipe de jovens que embarca em uma aventura para encontrar um tesouro perdido. Mais uma vez, Quan ganhou elogios pela atuação cômica e habilidade com artes marciais.

Quan continuou a trabalhar em vários filmes de ação, incluindo o clássico das sessões da tarde, Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986) ao lado de Kurt Russell. Ele também apareceu em Encurralado (1989) com Martin Short e em A Batalha de São Francisco (1995) com Steven Seagal.

Fora do cinema desde o final dos anos 90, Quan revelou em entrevista ao New York Times que teve que se afastar da indústria cinematográfica devido à falta de oportunidades para atores asiáticos. Ele se formou em cinema pela Universidade do Sul da Califórnia e acabou trabalhando fora dos holofotes como coreógrafo de artes marciais em filmes como X-Men (2000) e The One (2001).

Seus papéis icônicos continuaram a ser lembrados pelos fãs de cinema em todo o mundo. Com sua habilidade com artes marciais e seu charme juvenil, ele se tornou um ícone cultural da década de 80 e deixou um legado duradouro na indústria do cinema.

Sua carreira passou por altos e baixos até que ele ganhou o na noite do último domingo(12) o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, emocionando o público na cerimônia. Em 2022, Quan retornou às telas como Waymond Wang em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo“, papel que lhe rendeu a primeira indicação e vitória no Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.

Ele faz questão de enfatizar que nunca deixou de pagar a mensalidade do sindicato dos atores, esperando pelo momento de retornar à indústria. Durante seu discurso de agradecimento ao receber o Oscar, ele ficou emocionado e disse: “Meu Deus. Obrigado. Obrigado! Minha mãe tem 84 anos e está assistindo em casa. Mãe, acabei de ganhar um Oscar! Minha jornada começou em um barco e passei um ano em um campo de refugiados. E, de alguma forma, estou aqui no maior palco de Hollywood“.

Ke Huy Quan continuou seu discurso: “Eles dizem que essas coisas só acontecem nos filmes. Eu não acredito que está acontecendo comigo. Isso aqui é o sonho americano. Muito obrigado….

É bom te ter de volta Short Round!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui