Na coluna de hoje o assunto é  velocidade. Ford v Ferrari não chegou a ser um campeão de bilheteria mas deu o que falar.

 

 

O filme “Ford vs Ferrari“, lançado em 2019 e dirigido por James Mangold, conta a história real de uma das rivalidades mais icônicas da indústria automobilística. Estrelado por Matt Damon e Christian Bale, o longa retrata a batalha entre a Ford Motor Company e a Ferrari durante as 24 Horas de Le Mans de 1966.

 

A estreia mundial  aconteceu no festival de cinema de Telluride  em 2019. No Brasil e em Portugal , o filme foi lançado em 14 de novembro de 2019. A obra  arrecadou cerca  de 224 milhões de dólares , recebendo críticas positivas e uma rara nota máxima (“A+”) do  CinemaScore. O filme também foi escolhido pelo National Board of Review como um dos dez melhores filmes do ano e venceu, nos Prêmios Satellite, o prêmio de melhor filme de drama do ano, com Mangold e Bale também vencendo os prêmios de melhor ator  e  diretor em filmes de drama, respectivamente. O filme recebeu quatro indicações no Oscar 2020, incluindo a  de melhor filme do ano  e levou duas estatuetas, a de  melhor edição de som  e melhor montagem.

 

CURIOSIDADE DAS FILMAGENS

  • O título original do filme era “Go Like Hell”, referência a uma frase dita por Henry Ford II quando decidiu vencer a Ferrari em Le Mans.
  • O ator Brad Pitt esteve originalmente cotado para interpretar o papel de Carroll Shelby, mas acabou desistindo para dar prioridade a outros projetos.

 

  • O papel de Ken Miles, interpretado por Christian Bale, foi altamente elogiado pela família do piloto, que afirmou que Bale conseguiu capturar a essência e a personalidade de Miles de forma brilhante.

 

  • Durante as filmagens, Matt Damon e Christian Bale realmente dirigiram os carros de corrida em alta velocidade, em pistas reais, proporcionando cenas autênticas e cheias de adrenalina.

 

  • O diretor James Mangold optou por usar carros reais das décadas de 1960 e 1970, em vez de recorrer a efeitos visuais, para dar uma autenticidade maior às cenas de corrida.

 

  • Para criar a atmosfera dos anos 1960, a equipe de produção reuniu mais de 100 carros da época, incluindo modelos da Ford, Ferrari e Porsche.

 

  • A lendária pista de Le Mans, na França, onde ocorre a corrida central do filme, não permitia a gravação de cenas durante o evento real. Portanto, as sequências foram filmadas em outros locais, como Atlanta, na Geórgia.
  • O roteiro do filme foi baseado no livro “Go Like Hell: Ford, Ferrari, and Their Battle for Speed and Glory at Le Mans”, escrito por A.J. Baime, que detalha a história real da disputa entre as duas montadoras.
  • O verdadeiro piloto Carroll Shelby, interpretado por Matt Damon, serviu como consultor do filme e trabalhou de perto com o diretor e os atores para garantir a precisão dos detalhes.

 

  • A equipe de produção construiu réplicas exatas dos carros da época, como o Ford GT40 e o Ferrari 330 P3, para as cenas de ação e corrida.

 

  • Durante a gravação de uma cena, Matt Damon realmente quebrou a costela ao bater com força no volante do carro de corrida. No entanto, ele decidiu continuar filmando mesmo assim.

 

  • Durante as filmagens, foram usados mais de 30 carros reais, entre Ford GT40s, Ferraris e outros modelos de corrida da época.

Bateu saudade ? Calma porquê tem novidade aqui no Cinema Para Sempre. Ja está em fase de produção o novo filme do ator Brad Pitt que tem como cenário principal as pistas de corrida.

 

O astro e uma equipe de filmagens passaram o último fim de semana nos boxes do tradicional  Grande Prêmio de Silverstone do formula 1.O ator será o protagonista de um novo longa inpirado no universo da velocidade , que terá direção de Joseph Kosinski e produção do sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton.

 

O ator assistiu a corrida e ainda deu detalhes sobre o projeto. “Interpreto um cara que correu na Fórmula 1 na década de 1990. Ele sofreu um acidente horrível e sumiu do mapa. Anos depois, começa a correr em outras categorias. Seu amigo, interpretado por Javier Bardem, dono de uma equipe, entra em contato com ele. Eles são os últimos colocados, estão sempre no final do grid, nunca marcaram um ponto. Mas eles têm um jovem fenômeno, interpretado por Damson Idris, e eles me trazem como uma espécie de última cartada. Posso dizer que está incrível. Há câmeras montadas em todo o carro, você nunca viu velocidade, nunca viu apenas as forças G como aqui. É muito, muito emocionante.”

O longa é uma produção do Apple TV+ e está sendo realizado em parceria com a FIA e as 10 equipes de Fórmula 1, que deram total acesso ao time de filmagens. O elenco conta ainda com a participação de Tobias Menzies, de “The crown”. Ainda não há previsão de lançamento.

Abaixo alguns vídeos feitos para mostrar a movimentação das gravações do filme. Essa é a primeira vez que uma equipe de cinema filma em um circuito real de fórmula 1. A repórter da Band, Mariana Becker, que é repórter de Fórmula 1 há muitos anos e faz parte do circo da Fórmula 1, explica um pouco do que iria acontecer antes da largada.  Também tem um vídeo de uma entrevista com Brad Pitt para o canal de esportes SKY. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui