Os cineastas Luciana Mazeto e Vinícius Lopes são responsáveis pelo filme “Irmã”, primeiro longa-metragem da dupla, que teve estreia mundial no 70º Festival de Cinema de Berlim, integrando a mostra Generation Kplus da Berlinale em 2020.

Nesta quinta-feira (3), a dupla criativa volta aos cinemas com seu segundo longa, “Despedida”, que estreia no Cine Brasília, com sessões às 10h, e na Cinemateca do Capitólio, em Porto Alegre – com sessão seguida de debate com os diretores no sábado, 05 de agosto, às 18h30.

Antes de chegar aos cinemas, “Despedida” foi o vencedor das categorias Melhor Atriz e Melhor Direção de Arte, do Festival de Gramado (2022), e vencedor de Melhor Longa na Competição Nacional, do Fantaspoa (2022). O filme também esteve presente na 45ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo (2021) e Olhar de Cinema de Curitiba (2021).

Com distribuição da Elo Studios e produção da Pátio Vazio, o longa convida o público jovem ao drama familiar de Ana (Anaís Grala Wegner) que acaba de perder a avó. Ao viajar até o interior do Rio Grande do Sul, para o funeral, situações nada comuns começam a acontecer, quando a garota avista a figura de sua avó entrar na floresta perto de casa. Curiosa, Ana decide segui-la entre as árvores e descobre um mundo nunca antes visto.

No caminho, a garota percebe que, para resolver uma antiga desavença da família, precisa resgatar o mundo imaginário de sua mãe que foi abandonado e esquecido na mata onde enterrou sua infância. Mas, neste caminho, Ana esbarra em bruxas, criaturas estranhas, vilões de fábulas e um cão feroz que guarda a passagem para esse mundo fantástico.

“Foi um longo e intenso processo das primeiras páginas de roteiro até esse momento. Estamos muito felizes de poder mostrar para o público o universo que criamos junto com a nossa equipe e elenco. Fizemos o Despedida pensando nos filmes que nos emocionaram quando éramos pequenos, nas aventuras e mundos mágicos que nos encantaram e povoaram para sempre o nosso imaginário. A gente torce para que o Despedida possa emocionar e encantar os grandes e pequenos de hoje. Então, fica o convite para o público mergulhar nessa fantasia junto com a Ana”, comentam os diretores, Luciana Mazeto e Vinícius Lopes.

O filme, que reúne diversas sequências em animação e utiliza efeitos visuais especiais, responsáveis por envolver ainda mais o público, participou dos encontros de coprodução Plataforma Lab, em 2016, e Brasil CineMundi, em 2017, onde recebeu uma menção honrosa do júri.

Ficha Técnica

Produtora: Pátio Vazio

Distribuidora: Elo Studios

Diretores: Luciana Mazeto e Vinícius Lopes

Minutagem: 91 minutos

Ano de Produção: 2021

Gênero: Fantasia

Elenco: Anaís Grala Wegner, Patricia Soso, Sandra Dani, Ida Celina, Marielly da Cruz, Kiko Ferraz, Silvia Duarte, Clemente Viscaino, Frederico Machado e Kauã Machado.

Roteiro: Luciana Mazeto e Vinícius Lopes

Produção: Jaqueline Beltrame

Produção Executiva: Jaqueline Beltrame UPEX e Eduardo Piotroski

Produtor Associado: Eduardo Piotroski

Direção de Fotografia: Lívia Pasqual

Direção de Arte: Gabriela Burck

Cenografia: Eder Ramos

Figurino: Gabriela Guez

1º Assistente de Direção: Daniela Strack

Direção de Produção: Leandro Engelke

Preparação de Elenco: João Pedro Madureira

Produção de Elenco: Laura Leão

Desenho de Som: Kevin Agnes

Mixagem: Kevin Agnes

Trilha Original: Caio Amon

Estúdio de Som: KF Studios

Efeitos Digitais: Machina Filmes

3D/Composing/Correção de Cor: Rafael Duarte

Direção de Animação 2D: Rodrigo John

Montagem: Luciana Mazeto

Montagem Adicional: Bruno Carboni

Finalização: Jonatas Rubert

Design Gráfico: Leo Lage

Ilustração do Cartaz: Martina Nickel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui