Primeiro longa-metragem do Tocantins a participar do Festival de Cinema de Gramado e único dirigido por uma mulher a entrar na competição deste ano, O Barulho da Noite, de Eva Pereira, é protagonizado por Emanuelle Araújo e Marcos Palmeira.

A distribuidora Lira Filmes acaba de divulgar o teaser com as primeiras imagens do filme e o cartaz inédito.

Ambientada em um lugar remoto, no sertão, a história se apresenta a partir da relação delicada das irmãs Maria Luiza (7) e Ritinha (5), interpretadas por Alícia Santana e Anna Alice Dias, com Agenor (Marcos Palmeira), seu dedicado e afetuoso pai.

Castigada pelas lembranças e traumas da infância e sobrecarregada com as tarefas que lhe cabem, Sônia (Emanuelle Araújo) vive à flor da pele. A fragilidade daquela estrutura familiar é profundamente abalada com a chegada de Athayde (Patrick Sampaio), suposto sobrinho de Agenor que vem para ajudar na lavoura.

Agricultor e folião do Divino Espírito Santo, Agenor parte em viagem para cumprir seus deveres religiosos na Festa do Divino, deixando sua mulher e filhas aos cuidados do intruso.

Ao tratar de temas delicados e retratar o cotidiano rural do Brasil profundo, O Barulho da Noite revela uma história dramática contada por não ditos, pelo olhar da menina que se cala e se encolhe pela dor silenciada e pelo pedido mudo de socorro, nunca atendido. O elenco conta também com Tonico Pereira no papel do caixeiro-viajante Chico Mascate.

“Apesar de se tratar de um drama, o filme não envereda pelos excessos melodramáticos. Mas sim pelos sentimentos represados no olhar, pela força do que fica preso na garganta e salta aos olhos. A luz de lamparina e os sons noturnos marcam todas as nuances, já que os pontos de viradas se concentram à noite”, diz a diretora Eva Pereira, que faz sua estreia na direção de um longa de ficção.

O Barulho da Noite concorre na competição principal do 51º Festival de Cinema de Gramado, que acontece de 11 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. A direção de fotografia é assinada por Fabrício Tadeu (“Alemão 2”, “Aquarius”) e a produção é da MZN Filmes, de Márcio e Diego Mazaron, e Cunhã Porã Filmes, em coprodução com a Bananeira Filmes, de Vânia Catani, e com o Canal Brasil. A distribuição é da Lira Filmes e o lançamento nos cinemas está previsto para 2024.

FICHA TÉCNICA

Roteiro e Direção: Eva Pereira

Fotografia e Câmera: Fabrício Tadeu

Produtores: Márcio Mazaron, Diego Mazaron e Eva Pereira

Produção: MZN Filmes e Cunhã Porã Filmes

Coprodução: Bananeira Filmes e Canal Brasil

Produtor Associado: Luiz Carlos Teixeira

Produção Executiva: Tarcila Jacob, Vania Catani, Marcio Mazaron e Eva Pereira

Direção de Arte: Karen Araújo

Figurino: Rô Nascimento

Caracterização: Angélica Ribeiro

Direção de Produção: Renato Pimentel

Som direto: Laura Zimmermann

Montagem: André Sampaio

Trilha Sonora: Emanuelle Araújo e Ricco Viana

Desenho, edição e mixagem de som: Bernardo Gerbara

Produção de Finalização: Elaine Azevedo e Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui