Em 2023, o DOBRA – Festival Internacional de Cinema Experimental chega à sua 9ª edição consecutiva, testemunhando a força criativa das imagens em movimento no desafio de abrir frentes para o surgimento de um novo mundo. De 27 a 30 de setembro, o DOBRA apresentará na Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro, um panorama da produção internacional de cinema experimental, com enfoque especial na produção latino-americana. Entre 3 e 8 de outubro o Festival desembarcará pela primeira vez na cidade de São Paulo, levando uma itinerância de sua programação para a sala de cinema do Centro Cultural São Paulo. Todas as atividades do DOBRA são gratuitas.

No Rio de Janeiro, o foco do Festival este ano será a realização do Encontro Latino-Americano de Cinema Experimental, que acontecerá na Cinemateca do MAM, de 27 a 30 de setembro, reunindo cineastas, pesquisadores e curadores, representantes de 5 países, em uma série de projeções, debates, palestras e performances, proporcionando um espaço privilegiado de diálogos.

Dentre outros artistas, pesquisadores e curadores que também participarão do DOBRA 2023, é importante mencionar a presença de figuras notáveis neste encontro, como Ángela López Ruiz, curadora e pesquisadora, com colaborações para a Fundación de Arte Contemporáneo (Uruguai), Museo de Barrio (Estados Unidos), entre outras; Mónica Delgado, crítica de cinema e professora, diretora da revista Desistfilm (desistfilm.com) e diretora audiovisual do Centro Cultural da Universidade de Ciências e Humanidades de Lima, Peru; Pablo Mazzolo, cineasta argentino cujas obras já foram exibidas em festivais como Rotterdam, New York Film, Ann Arbor, Edinburgh, Videoex, Mostra (S8), L’Age D’or, Crossroads, entre outros; e Sebastian Wiedemann, cineasta e professor, que atua como diretor da revista Hambre – espacio cine experimental (hambrecine.com). Cada convidado exibirá um programa de filmes, de sua curadoria, e participará de debates e rodas de conversas. Serão ao todo 4 programas convidados instigantes, que aprofundarão os laços entre a comunidade audiovisual brasileira e o cenário latino-americano.

Além dos programas convidados, o IX DOBRA exibirá 3 programas de filmes e 3 conjuntos de instalações, formados por obras selecionadas pelos curadores do Festival, Cristiana Miranda e Lucas Murari, a partir das obras inscritas na convocatória aberta no primeiro semestre.

No programa “Olhares do Brasil Contemporâneo” serão apresentadas obras de nomes muito importantes no cenário da arte contemporânea brasileira: “Aqui onde tudo acaba”, de Juce Filho e Cláudia Cárdenas; “Olho da Rua”, de Jonathas de Andrade; e “O Avesso do Céu”, de Mauricio Dias e Walter Riedweg. Já o programa “Dramaturgias de corpos dançantes” reúne um grupo de filmes que traçam percursos que vão do Brasil à Ucrânia, passando pelo Canadá, França e Alemanha, unidos pela experiência de um tempo onde o corpo do artista atravessa a solidão e a guerra, a memória incômoda de um século que começa anunciando o fim dos tempos. Também será apresentado “RAGTAG”, o primeiro longa-metragem do cineasta italiano Giuseppe Boccassini, que trabalha fundamentalmente com reciclagem. O filme apresenta uma viagem ziguezagueante pelo cinema noir clássico através de uma colagem de momentos intrigantes dos filmes desse gênero.

Também a partir da Convocatória, o DOBRA selecionou obras que expandem os limites da sala de cinema. As obras foram organizadas em três grupos, de forma a criar um diálogo entre elas, e serão exibidas no formato de instalação, em loop. As três instalações estarão expostas nas galerias da Cinemateca do MAM, apenas no Rio de Janeiro, de 27 a 30 de setembro, de 17h às 22h.

Uma das tradições do DOBRA é abrir espaço em sua programação para apresentações de performances cinematográficas, como forma de explorar as muitas possibilidades de experimentações abertas pela tecnologia analógica e digital para o cinema expandido. Nesse sentido, o DOBRA apresentará duas performances na Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro, que proporcionarão ao público uma experiência imersiva experimental, construindo metáforas visuais e transformando círculos, quadrados e triângulos pela imaterialidade das cores feitas de luz.

No dia 28 de setembro será apresentada “Geometrias Sagradas”, uma performance em 35mm e 16mm e música ao vivo – com imagens criadas por Cristiana Miranda e Moira Lacowicz; e som criado por Igorland e Veronica Cerrotta. No dia 29 de setembro será a vez de “Estado de Pausa”, uma performance em 16mm criada pelo artista visual uruguaio Guillermo Zabaleta.

Em São Paulo, o DOBRA realizará pela primeira vez uma itinerância de sua programação. Na sala de cinema do Centro Cultural São Paulo, de 3 a 8 de outubro serão exibidos os 7 programas do Festival, compreendendo os 4 programas convidados e os 3 programas da Convocatória. Além da exibição dos filmes, a programação do Festival em São Paulo contará com duas palestras, abertas a todo o público: a primeira será “Ecologias do Cinema”, ministrada por Lucas Murari no dia 6 de outubro; e a segunda será “Investigando o movimento: riscar a imagem e fazer cinema – a intervenção direta na película na criação de imagens fílmicas, a magia do cinema sem câmera na prática experimental”, ministrada por Cristiana Miranda no dia 7 de outubro. O DOBRA também oferecerá o Workshop “Investigando o movimento”, que contará com 10 vagas a serem preenchidas mediante inscrição prévia.

A programação completa do IX DOBRA pode ser conferida no site oficial do evento: https://festivaldobra.com.br

A 9ª edição do Festival está sendo correalizada pelo Coletivo DOBRA e a Firula Filmes, conta com o apoio da RioFilme, através da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio, e do CCSP e o apoio institucional da Cinemateca do MAM-RJ. A produção do Festival é realizada por Raquel Rocha.

_________

SERVIÇO

DOBRA | Festival Internacional de Cinema Experimental

Programação: https://festivaldobra.com.br

Datas e Locais:
> 27 a 30 de setembro de 2023 – Rio de Janeiro
Cinemateca do MAM – Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro/RJ

> 03 a 08 de outubro de 2023 – São Paulo
CCSP – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso – São Paulo/SP

Ingressos: gratuito
Site: www.festivaldobra.com.br
Informações: dobrafestival@gmail.com

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui