A obra de Thalita Rebouças que foi um sucesso literário em 2011, ganhou duas versões para o cinema: a primeira em 2016 “É Fada!” com Kéfera Buckmman  e agora em 2023 com a Xuxa que volta a ter o nome original do livro. A primeira proposta de transformar o livro em filme foi com a Xuxa, mas as negociações não andaram e a solução foi encontrar alguém que fosse alguém amado por um público tão grande quanto a Xuxa. Naquela época Kéfera era a estrela pop da internet e bombava por onde passava. O filme funcionou para o público, mas ficou aquele gostinho de “não era a proposta original”. Então as conversas com a Xuxa voltaram e as negociações culminaram no período em que Xuxa comemora seus 60 anos e foi feito até uma série documental sobre ela. O filme então seria uma volta da Xuxa aos cinemas depois de 14 anos de seu último filme: “O Mistério de Feiurinha” em 2009. 

Desta vez, o livro é adaptado para o cinema pela própria autora, Thalita Rebouças que contou com a participação da roteirista Patrícia Andrade que tem muitos roteiros de sucesso na carreira como: “2 Filhos de Francisco”, “A Beira do Caminho”, Gonzaga de Pai Pra Filho” entre outros. A duas uniram forças para tornar o filme interessante como uma versão moderna do livro.

Um dos pontos que o roteiro aproveitou é que a cada aparição da Fada Tatu, ela aparecia caracterizada como uma figura da cultura pop dos anos 80. A Xuxa foi: Alex Owens (Jennifer Beals) em Flashdance, Angélica, Boy George, Cindy Lauper e Madonna. E nessas aparições o roteiro aproveita para fazer a crítica sobre a falta de interesse dos adolescentes sobre cultura pop antes da sua época.

O filme fala sobre a história da Fada Tatu, interpretada pela Xuxa que depois de 35 anos dormindo por conta de suas trapalhadas tem a chance de ganhar suas asas de volta e conviver com os seus se cumprir a missão dada pela Fadona (

Aqui a Xuxa interpreta a Fada Tatu, tão atrapalhada que ficou de castigo por 35 anos dormindo. Para tentar se redimir e ganhar o direito de voltar a ser uma fada completa e conviver com os seus, ela precisa completar uma missão, unir a adolescente Luna, interpretada por Tonton Périssé, para ser amiga de uma menina da sua escola que não gosta. Para que isso aconteça uma precisa ver o melhor na outra. Como as duas não se gostam, a missão da Fada Tatu não será fácil.    

A direção é de Viviane Jundi  poderia ser melhor em relação à direção de elenco. É perceptível ver que o ritmo de direção do elenco começa de um jeito e vai melhorando ao longo do filme em relação ao elenco jovem. Dirigir elenco não tarefa fácil e requer uma comunicação e atenção da direção com cada ator ou atriz em cena. É mais difícil quando os atores e atrizes são novatos. O elenco veterano conta com atrizes que já sabe utilizar as ferramentas e facilita a vida da direção.  Em relação à Xuxa, posso dizer que ela ficou bem dentro da proposta e conseguiu entrar na brincadeira dos ícones da cultura pop dos anos 80. A jovem atriz Antônia Perrisé está estreando no cinema e começa com um filme adaptado de um livro de sucesso da Thalita Rebouças e ao lado da Xuxa, com um detalhe a mais, a volta da rainha dos baixinhos ao cinema 14 anos depois de seu último filme. É muita pressão para uma jovem estreante. Ela parece ganhar mais confiança a medida que a trama se desenvolve. Uma pena que o trio Dani Calabresa, Zezeh Barbosa e Lívia Inhudes foi pouco aproveitado, mas a interação entre elas é muito boa. E foi legal ver que Thalita faz uma participação especialíssima como a chefe de todas as fadas.

A direção de arte Fabiana Egrejas é bem trabalhada nos cenários e elementos de cena.

Os figurinos criados pelo trio Carol Li, Marcelo Cavalcanti e Michelly X brincam com o que as adolescentes de hoje vestem e o que as fadas vestem e a mudança de vestimenta de cada época.

A trilha sonora de Marcelo Souza está de acordo e trás de volta a canção “Brilha La Luna” do grupo Rouge.

Os efeitos visuais de Alexandre Cruz são bem-feitos e atende a proposta do filme.

No fim das contas temos um filme infanto juvenil com o retorno da Xuxa aos cinemas, mais uma história de sucesso da Thalita Rebouças adaptado para o cinema e um lugar para reunir a família em prol do nosso cinema. Divirtam-se!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui