Átila Iório em Vidas Secas (Foto: Divulgação)

O Canal Brasil abre espaço na grade, no próximo dia 22 de outubro, para uma programação dedicada ao cineasta e diretor Nelson Pereira dos Santos, que completaria 95 anos na data. Serão exibidos três longas dirigidos por ele: o filme semi-documental “Rio, 40 Graus”, “Vidas Secas” e “Memórias do Cárcere”.

“Rio, 40 Graus”, primeiro longa do diretor, é um rico panorama do Rio de Janeiro. Acompanha as vidas de cinco meninos moradores de comunidades que vendem amendoim pela capital fluminense. A câmera segue as crianças e desbrava as ruas de forma nunca vista antes na tela. O filme é reconhecido como inspiração para o Cinema Novo.

“Vidas Secas” marcou parte da primeira fase do movimento cinematográfico Cinema Novo e traz a história de uma família de retirantes acometida pela seca no sertão. O filme se passa em 1941 e as filmagens foram em Minador do Negrão e Palmeira dos Índios, sertão de Alagoas.

“Memórias do Cárcere” relata a prisão de Graciliano Ramos na época da Ditadura Militar, por ser um simpatizante do comunismo e opositor ao governo. No livro, adaptado posteriormente para o cinema, ele conta o processo de enfrentar o confinamento estando doente, por conta de uma úlcera mal tratada. O filme é de 1984 e em 2015 entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Serviço – Especial 90 Anos de Nelson Pereira dos Santos no Canal Brasil

Dia 22 de Outubro

13h30 – Rio, 40 Graus (1956) (91 min)

Classificação: 12 anos

Direção: Nelson Pereira dos Santos

Sinopse: Semi-documentário sobre pessoas do Rio de Janeiro e acompanha um dia na vida de cinco garotos de uma favela que, num domingo tipicamente carioca e de sol escaldante, vendem amendoim em Copacabana, no Pão de Açúcar e no Maracanã.

15h05 – Vidas Secas (1963) (103 min)

Classificação: Livre

Direção: Nelson Pereira dos Santos

Sinopse: Uma família pobre no Nordeste do Brasil vagueia pela terra árida em busca de um lugar melhor para viver, com comida e trabalho. Mas a seca e a miséria destroem suas esperanças.

16h50 – Memórias do Cárcere (1984) (173 min)

Classificação: Livre

Direção: Nelson Pereira dos Santos

Sinopse: Relata o período de Graciliano Ramos na prisão após ser considerado um elemento subversivo pelo governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui