Incompatível com a Vida mexe com um dos temas mais sensíveis e que hoje mais geram debates acalorados na sociedade: o aborto. É um documentário forte e que parte do ponto de vista da diretora Eliza Capai que registra sua gravidez e no meio da gestão descobre que seu feto tinha uma malformação, o que tornaria difícil sua sobrevivência e foi recomendado o aborto. No Brasil, a prática é legalizada apenas em três casos: quando há um feto anecéfalo, quando a gravidez apresenta risco a mulher ou é decorrente de um estupro. Eliza fez o processo de aborto em Portugal, já que o procedimento pelo feto ser “incompatível com a vida” não é permitido no Brasil. 

É um relato bastante contundente e pessoal de seu processo com imagens mostrando o sofrimento deste momento. Mais do que ser apenas um retrato pessoal, Eliza transforma este momento doloroso em fio condutor para trazer relatos outras mulheres que também precisaram abortar ou sofreram de aborto espontâneo. Tudo retratado de uma maneira singular, forte e impactante. 

O documentário chegou aos cinemas em um momento que o tema voltou a ser fortemente debatido após o STF iniciar o julgamento de uma ação do PSOL que descriminaliza o aborto com até 12 semanas de gravidez. A então presidente do tribunal, Roda Weber votou, no plenário virtual, de maneira favorável ao pedido. A ministra, que se aposentou em setembro, colocou em pauta para que sua posição estivesse presente na votação sobre o assunto e seu sucessor, Luis Roberto Barroso pediu para que o tema fosse no plenário físico. O atual presidente da corte afirmou que o assunto deve entrar na pauta em 2024, mas ainda não há data para a retomada da discussão. A diretora fez um artigo em vídeo para o The New York Times defendendo a descriminalização do aborto. 

A produção traz este tema de uma maneira muito forte, impactante e que traz um ponto de vista de quem já vivenciou este momento doloroso e difícil. Incompatível com a Vida traz uma ótica relevante para esta importante discussão que a sociedade vem tendo e que chega em um momento em que o Brasil está próximo de ter um novo capítulo sobre o assunto. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui