Sabe aquele filme que não sai da sua cabeça? Aquele filme que te faz pensar em uma série de questões? Ou aquele filme que te distrai e te faz ficar com o astral para cima? Ou aquele que te dá medo, ou te emociona? aquele que te faz rir, aquele filme que te leva para viajar por diversos lugares e épocas? Pois é, quer saber mais sobre eles?  Quer poder conversar com os amigos ou melhor, escrever sua crítica de cinema em sites, blogs, ou até mesmo falar sobre o assunto em vídeos ?

Então, você está pronto para começar uma jornada de 9 sábados no curso de crítica de cinema com a Professora Andréa Cursino. Nesse curso você vai aprender a diferença entre crítica de cinema e opinião pessoal, como analisar um filme ou uma série e usar a ferramentas que você precisa para se tornar um crítico de cinema. Você pode escrever para veículos especializados ou até mesmo abrir seu próprio veículo. Depende do seu sonho.

O curso de crítica de cinema te oferece as ferramentas necessárias para você se tornar um crítico de cinema tendo um olhar diferenciado e ampliando seu campo de visão de todos os elementos que compõe uma obra do audiovisual seja um filme ou uma série.

A partir desse olhar, você pode se tornar um crítico com embasamento não apenas das obras, mas também da vida no geral, já que as obras são representações da vida cotidiana, pensamentos, comportamentos,  e histórias de todas as épocas, ampliando seu campo de visão.  Você vai conhecer o dia a dia de um crítico de cinema, lembrando de um detalhe importante, esse é o profissional que é a última ponta da indústria antes de chegar no público. Então, se prepare para voar nessa profissão!

O curso de crítica de cinema está com as inscrições abertas para sua nova turma que começa no sábado, dia 16 de março de 2024. Serão 9 sábados, das 9h às 13h, na FACHA, na Rua Muniz Barreto, 51 em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

Durante o curso, além de filmes, que vamos aprendendo a olhar com mais profundidade e clareza, tem sempre um profissional do mercado do audiovisual que é convidado para conversar com os alunos para falar sobre a função que exerce e como é importante o crítico entender como essa função funciona. Durante os 12 anos de cursos muitos nomes do mercado audiovisual visitaram a sala de aula. Foram atores, cineastas, editores, músicos de trilha sonora, roteiristas, produtores, dubladores que gentilmente foram trocar ideias com os alunos.

 

Conteúdo Programático

  1. Crítica: Definição funcionamento, objetivo, busca de memória, classificação etária, percepção e observação e as ferramentas necessárias para o crítico desenvolver seu trabalho. Vamos aprender a ler e interpretar o material de divulgação de um filme. Regras e ética. Parte teórica e exercícios práticos.
  2. Passo a Passo do cinema: Conhecer todas as etapas de um filme é importante para um crítico de cinema, então vamos conhecer as funções desde o roteiro até a última etapa da indústria antes de chegar ao público.
  3. Gêneros: Vamos conhecer os gêneros de cinema e seus elementos e identificar suas combinações e quais gêneros não combinam para elaborar um filme.
  4. Redação: Aprenda a escrever um texto para crítica de cinema
  5. Premiação: Conhecer as premiações de cinema e como é o funcionamento delas é importante para preparar o crítico para o período mais movimentado da crítica de cinema.

 

Andréa Cursino  

Formada em Jornalismo pela FACHA, trabalhou em diversas funções no jornalismo como: Repórter, produtora de programas para Web, pauteira, Chefe de reportagem, Assessora de Imprensa, comentarista em Rádio e Crítica de Cinema. Em 2011 fundou o Cinema Para Sempre que exerce as funções de Editora-chefe, Repórter e crítica de cinema. Também faz mediação de debates, palestras e workshops sobre cinema.

 

 

 

SERVIÇO:

Curso de Crítica de Cinema

Professora: Andréa Cursino

Data de início: 16 de março de 2024

Dia da semana: Sábado

Duração: 9 sábados

Horário: 9h às 13h.

Local: Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA – Rua: Muniz Barreto, 51 – Botafogo – Rio de Janeiro / RJ.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui