O Curso de Crítica de Cinema na FACHA com a Professora Andrea Cursino faz parte dos cursos de extensão da faculdade. Ele vale como eletiva para os alunos da graduação da FACHA, como também pode ser aproveitado por alunos de fora da Faculdade.

O curso tem início em 27 de janeiro e terá a duração de 9 sábados, das 9h às 13h. A Carga horária é de 60h. E será no Campus Botafogo, na Rua Muniz Barreto, 51 – Botafogo.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Crítica: Definição, funcionamento, objetivo, busca de memória, classificação etária, percepção e observação e as ferramentas necessárias para o crítico desenvolver seu trabalho.

Redação: Como escrever textos para crítica de cinema.

Cinema: Definição, tempo de duração, passo a passo das funções no cinema, introdução à origem, equipamentos. Alguns profissionais do mercado irão visitar a turma para esponder perguntas e auxiliar nos trabalhos. Visitação em uma cabine de cinema para ver como funciona no mundo real.

Gêneros: Identificação de todos os 37 gêneros realizados até hoje.

Premiação: Função de cada prêmio para o cinema.

 

 CRONOGRAMA DO CURSO

 

  • EMENTA

1º dia – Crítica: Definição funcionamento, objetivo, busca de memória, classificação etária, percepção e observação e as ferramentas necessárias para o crítico desenvolver seu trabalho. Vamos aprender a ler e interpretar o material de divulgação de um filme. Regras e ética. Parte teórica e exercícios práticos.

2º dia – Redação: vamos conhecer os formatos de texto para crítica e resenhas   / Vamos conhecer as Funções do Cinema – Parte 1.

3º dia – Continuação – Funções do Cinema – Parte 2: Efeitos / Trilha sonora / Estúdios e Distribuidoras /

4º dia – Continuação – Funções do Cinema – Parte 3 / Dia de visita: Convidado vai falar sobre sua função para que o crítico entenda sobre o que vai avaliar. Ao conhecer um pouco mais sobre a função o crítico amplia seus conhecimentos e facilita entender melhor o processo.

5º dia –  Continuação – Funções do Cinema – Parte 4: Montagem / Marketing / Assessoria de imprensa /

6º dia – Gêneros – Parte1: Ação / Adaptação/ Adolescente – Teen Movie/ Animação / Arte / Artes Marciais/ Aventura / Biografia / Catástrofe / Clássicos / Comédia /

7º dia – Continuação Gêneros – Parte 2: Documentário / Drama / Épico / Erótico/ Espionagem / Esporte / Fantasia / Faroeste (Western) / Ficção Científica /

8º dia – Continuação Gêneros – Parte 3: Guerra / Histórias Reais / Imprensa / Independente / Infantil / Musical / Policial / Pornô / Road Movie / Romance / Remake / Suspense & Triller / Terror / Trash / Tribunal

9 º dia – Premiação: Vamos falar das principais premiações, como funciona e como comentar sobre elas.

 

PROFESSORA ANDRÉA CURSINO

Formada em Jornalismo pela FACHA, trabalhou em diversas funções no jornalismo como: Repórter, produtora de programas para Web, Pauteira, Chefe de reportagem, Assessora de Imprensa, comentarista em Rádio e Crítica de Cinema. Fundou o Cinema Para Sempre em 2011 e desde então exerce as funções de Editora-chefe, Repórter e crítica de cinema. Também faz mediação de debates, palestras e workshops sobre cinema.

 

 

 

 

 

SERVIÇO

Curso de Crítica de Cinema

Professora: Andréa Cursino

Local: FACHA – Rua Muniz Barreto, 51 –  Botafogo.

Telefone: (21) 2102-3165

Início: 27 de janeiro

Encerramento: 14 de abril

Duração: 09h ás 13h

Dia da Semana: 9 sábados

Carga Horária: 60 horas

Local: Campus Botafogo

Investimento: Novo Aluno: R$ 700,00 / Aluno ou Ex Aluno FACHA: R$ 560,00

Formas de pagamento: 20% – aluno ou ex aluno / 10% – À vista / 06 x cartão / 02 x boleto

Link da Página da FACHA: http://extensao.facha.edu.br/curso/critica-de-cinema

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui