“” é um filme de memórias praticamente um documentário que retrata a história do pioneiro do cinema em Portugal, o diretor Manoel de Oliveira, falecido ano passado (2015). O diretor fez questão que esse material só fosse exibido após a sua partida. Filmado em meados dos anos 80 e intercaladas com imagens de flash back dos seus tempos áureos emociona os amantes da sétima arte.

 

É um auto-retrato do diretor através de suas vivências, principalmente com sua companheira de toda uma vida Maria Isabel e uma nostalgia, pois as filmagens foram feitas na casa em que viveram e que não mais os pertence, foram 40 anos de história, inclusive casaram a filha mais nova nesta casa, dentre tantos outros acontecimentos vividos.

 

As seqüências em que mostram somente as imagens da casa com as vozes dos personagens principais: Manoel e Maria Isabel através das vozes dos atores portugueses: Diogo Dória e Teresa Madruga trás aos espectadores uma sensação de perda, pois aquela casa não mais pertence ao casal que teve que se desfazer dela por motivos financeiros.

 

O cineasta português praticamente desnudo, através da exposição de si mesmo com todas as suas virtudes e mazelas, anseios, mas acima de tudo um homem que fez de tudo para preservar a memória de sua família, desde menino até se tornar maduro. Expõe sem receio ao mundo as suas crenças sobre tudo o que pensa e consegue atingir a alma do ser humano.

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui