O longa Parasita, que recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2019, será exibido na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e chega ao circuito comercial em 7 de novembro. Dirigida e escrita por Bong Joon Ho (O Hospedeiro e Okja), a produção foi selecionado pela Coreia do Sul para concorrer a uma indicação na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2020.  

Na trama, todos os membros de uma família estão desempregados e vivendo na miséria. Até que o filho mais velho arruma emprego como professor de uma garota rica e o contato dessas pessoas com a vida de luxo e glamour as leva a fazer o necessário para ascenderem socialmente.  

Parasita questiona o estado da sociedade atual e a impossibilidade de pessoas de diferentes classes viverem juntas em um relacionamento simbiótico. O título do filme foi definido a partir dessa premissa. De acordo com Joon Ho, “há pessoas que esperam viver com outras de uma forma coexistente, mas isso não funciona, então elas são empurradas para uma relação parasitária. É um título irônico”. 

O diretor quis retratar a contínua polarização e desigualdade da sociedade. “Estamos vivendo uma época em que o capitalismo é a ordem reinante e não temos alternativa. Isso no mundo inteiro. Na sociedade capitalista de hoje, existem castas que são invisíveis aos olhos. Nós tratamos as hierarquias de classe como uma relíquia do passado, mas a realidade é que ainda existem e não podem ser ultrapassadas”, explica.  

Sinopse 

Todos os quatro membros da família Kim estão desempregados, porém uma obra do acaso faz com que o filho adolescente comece a dar aulas privadas de inglês à rica família Park. Fascinados com o estilo de vida luxuoso, os quatro bolam um plano para se infiltrar nos afazeres da casa burguesa. É o início de uma série de acontecimentos incontroláveis dos quais ninguém sairá ileso.  

Ficha técnica 

Direção: Bong Joon Ho 
Roteiro: Bong Joon Ho, Han Jin Won 
Produção: Bong Joon Ho, Young-Hwan JangYang-kwon Moon e Kwak Sin-ae
Elenco: Song Kang Ho, Lee Sun Kyun, Cho Yeo JeongChoi Woo Shik, Park So Dam, Lee Jung Eun, Chang Hyae Jin
País: Coreia do Sul 
Ano: 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui