Hoje é 01 de abril, o Dia da mentira, ou o Dia dos Bobos. Nessa data em que as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos como brincadeira. A graça é fazer com que os amigos caiam nas pegadinhas. O tons das mentiras são sempre pegadinhas leves e nada que prejudique alguém. No Brasil, o humor faz parte da característica de seu povo que gosta de usar o humor para quase tudo.

A internet deixou as piadas mais abrangentes, mas deve se tomar cuidado com piadas escritas, já que o escrito não tem tom e nem sempre quem lê leva na brincadeira e nesse ponto as mentiras desse dia, perdem a graça.

Então, divirtam-se, mas cuidado com as brincadeiras sem graça para não arrumar problemas com outras pessoas.

 

Origem do Dia da Mentira

Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril.

No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo.

Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como ano novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro.

 

Origem do Dia da Mentira no Brasil

Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX.

Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia.

 

 

O Cinema Para Sempre  selecionou 6 filmes para você aproveitar os mentirosos da ficção se divertindo com as confusões que eles arrumam.

O filme “O Auto da Compadecida” adaptado da literatura Brasileira fala de personagens divertidos e mentirosos, claro. Depois temos a divertida comédia de ação e espionagem “True Lies” com Arnold Schwarzenegger e Jamie Lee Curtis. O terceiro filme é um thriller  de ação “Rede de Mentiras” com Leonardo DiCaprio, Russel Crowe e Mark Strong. O quarto filme lançou a atriz Emma Stone para o mundo “A Mentira”. O quinto filme é o divertido filme adolescente “O Grande Mentiroso” com Frankie Muniz e Paul Giamatti onde um produtor de cinema rouba a redação de um adolescente para fazer um filme em Hollywood. E o sexto filme é o clássico dos mentirosos “O Mentiroso” com Jim Carey.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui