No sábado, dia 19 de março de 2022, a Facha começa o Curso de Produção de Curta-Metragem. A professora Raquel Duarte vai ensinar os passos para fazer um curta-metragem em três etapas: Pré Produção, Produção e Pós-produção durante 10 sábados, das 9h às 13h completando 60 horas.

O Curso de Produção de Curta-Metragem conta para os alunos dos cursos de graduação como 3 créditos de curso eletivo, necessário para conclusão do curso.

O objetivo é oferecer as ferramentas necessárias para elaboração e desenvolvimento para a realização de um curta-metragem. Do roteiro à edição, o aluno experimenta cada passo do processo de produção

 

A Importância de Fazer um Curta-Metragem

É através do curta-metragem que os cineastas iniciam suas carreiras e os que já estão estabelecidos podem desenvolver novos projetos, novas formas de desenvolver a linguagem cinematográfica.

O curta-metragem pode ser feito tanto para ficção, quanto para documentário e pelas normas oficiais da ANCINE – Agência Nacional de Cinema a duração de um curta é de até 15 minutos.

Os curtas podem ser inscrito em Festivais, Mostras e Premiações de cinema, assim como em alguns canais de TV como Canal Brasil e Canal Curta e ainda pode usar plataformas de vídeo como You Tube e alguns streamings.

Muitas vezes um curta-metragem pode inspirar outros profissionais de cinema a transformá-lo em um longa-metragem.

Para fazer um curta-metragem é preciso entender o processo e saber exatamente o que quer dizer e para quem quer dizer e ser bem objetivo com o processo para aproveitar cada segundo na tela. Por isso, o curso de Produção de Curta-Metragem foi criado, para ajudar o processo de fazer um filme em curta-metragem.   

 

A PROFESSORA

Raquel Duarte Garcia

Crítica do site Cinema Para Sempre, jornalista formada pela Facha, onde atua como professora do curso de extensão: Curta Metragem com a finalidade de colocar os curtas produzidos em festivais para divulgar o trabalho da equipe e faculdade. Na sétima arte trabalhou como produtora e roteirista como colaboradora dos autores José Louzeiro e Luiz Carlos Maciel e para se especializar mais na arte da escrita fez a pós-graduação em roteiro na instituição que leciona.

 

 

 

 

 

O conteúdo programático é dividido em:

Pré-Produção: Escolha do tema; definir as funções entre a equipe (alunos) escrever o roteiro; escolher e visitar locação; fazer teste de elenco; preparar de elenco; listar objetos de cena para levar a filmagem; definir figurino; checar tudo que vamos precisar na produção.

Produção: O Dia D! Da Filmagem! Neste dia tudo tem que estar em harmonia e fluindo bem, pois o estresse só atrapalha e cada um tem que atuar na sua função mas isso não impede de ajudar o colega caso precise, pois é um trabalho de equipe (coletivo).

Pós-produção: Decupar plano a plano (continuidade); edição e depois divulgação: apresentação do curta e os festivais!

 

SERVIÇO

Curso de Extensão: Curso de Produção em Curta-Metragem

Professora: Raquel Duarte Garcia.

Local: FACHA – Faculdades Integradas Hélio Alonso – Rua Muniz Barreto, 51 – Botafogo – Rio de Janeiro / RJ.

Telefone: (21) 21023165

Data de Início: 19 de março de 2022.

Dia da semana: Sábado.

Horário: 9h às 13h.

Carga Horária: 60 horas.

Investimento: Novo Aluno: R$ 600,00 / Aluno ou Ex Aluno FACHA: R$ 480,00

Formas de Pagamento:  2 x no cartão de crédito

 Público-alvo: Alunos do curso de cinema, Jornalismo, Publicidade e áreas afins. Aberto também para alunos e não alunos Facha

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui