A partir de hoje, Facha está recebendo as inscrições para a nova turma do curso de Crítica de Cinema com a Professora Andréa Cursino que terá início em 19 de março.  

O objetivo do curso é preparar o aluno para a função de crítico de cinema oferecendo as ferramentas necessárias para exercer essa função. No curso o aluno poderá aprimorar seus conhecimentos a respeito da sétima arte, conhecer um pouco da história do cinema, terá uma melhor avaliação dos trabalhos realizados por outras pessoas, aprenderá a dissertar críticas, resenhas em sites de cinema, debates e terá condições técnicas para um melhor aproveitamento de cada filme assistido.

 

Conteúdo Programático

1º dia: Crítica: Definição funcionamento, objetivo, busca de memória, classificação etária, percepção e observação e as ferramentas necessárias para o crítico desenvolver seu trabalho. Vamos aprender a ler e interpretar o material de divulgação de um filme. Regras e ética. Parte teórica e exercícios práticos.

2º dia: Redação: vamos conhecer os formatos de texto para crítica e resenhas   / Vamos conhecer as Funções do Cinema – Parte 1.

3º dia: Continuação – Funções do Cinema – Parte 2: Efeitos / Trilha sonora / Estádios e Distribuidoras /

4º dia: Continuação – Funções do Cinema – Parte 3 / Dia de visita: Convidado vai falar sobre sua função para que o crítico entenda sobre o que vai avaliar. Ao conhecer um pouco mais sobre a função o crítico amplia seus conhecimentos e facilita entender melhor o processo.

5º dia:  Continuação – Funções do Cinema – Parte 4: Montagem / Marketing / Assessoria de imprensa /

6º dia:  Gêneros – Parte1: Ação / Adaptação/ Adolescente ? Teen Movie/ Animação / Arte / Artes Marciais/ Aventura / Biografia / Catástrofe / Clássicos / Comédia /

7º dia: Continuação Gêneros: Parte 2: Documentário / Drama / Épico / Erótico/ Espionagem / Esporte / Fantasia / Faroeste (Western) / Ficção Científica /

8º dia: Continuação Gêneros: Parte 3: Guerra / Histórias Reais / Imprensa / Independente / Infantil / Musical / Policial / Pornô / Road Movie / Romance / Remake / Suspense &; Triller / Terror / Trash / Tribunal

9º dia: Premiação: Vamos falar das principais premiações, como funciona e como comentar sobre elas

 

 

Andréa Cursino  

Formada em Jornalismo pela FACHA, trabalhou em diversas funções no jornalismo como: Repórter, produtora de programas para Web, pauteira, Chefe de reportagem, Assessora de Imprensa, comentarista em Rádio e Crítica de Cinema. Há 5 anos fundou o Cinema Para Sempre que exerce as funções de Editora-chefe, Repórter e crítica de cinema. Também faz mediação de debates, palestras e workshops sobre cinema.

 

 

SERVIÇO

 

CURSO DE CRÍTICA DE CINEMA

Início em: 19/03/22

Duração: 9h às 13h

Dias da Semana:  9 sábados

Carga Horária: 45 horas

Local: FACHA – Campus Botafogo – Rua Muniz Barreto, 51 – Botafogo.

Investimento: Novo Aluno: R$ 500,00 / Aluno ou Ex Aluno FACHA: R$ 400,00

Formas de Pagamento: 2 x no cartão de crédito

Informação Adicional:  A Facha reserva-se ao direito de apenas formar turmas de extensão com o quórum mínimo 10/12 alunos.

Público-alvo: Alunos e não alunos.

Para Alunos da FACHA: Vale como eletiva de 3 créditos na FACHA ou atividade complementar.

Observação: EM FUNÇÃO DA CRISE COVID-19 SÓ LANÇAREMOS UMA NOVA DATA APÓS TERMOS A LIBERAÇÃO MUNICIPAL/ESTADUAL/FEDERAL E MEC PARA O RETORNO DAS AULAS COM SEGURANÇA.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui