Na coluna de hoje vamos falar de um jogo onde a estrela prinicipal é a bola, mas não é do futebol que estamos falando e sim do tênis, um esporte  que chegou ao Brasil no século XIX junto com a colonização.Ingleses e franceses trouxeram a tradição do esporte para a colônia portuguesa, espalhando a prática do esporte pelo Rio de Janeiro e São Paulo.

Hoje, segundo dados da Confederação Brasileira de Tênis , o país já conta com mais de 2 milhões de praticantes do esporte, sendo 33 mil destes registrados na confederação como atletas profissionais. O tênis ganhou o mundo e através dele vimos surgir grandes estrelas do esporte como Roger Federer,Novak Djokovic, Rafael Nadal entre outros, mas dois nomes em especial chamaram a atenção nas quadras do mundo , fizeram história  e foram parar nas telas do cinema .Venus e Serana williams.Essa é a história delas.

Um filme biográfico inspirado em Richard Williams, pai das famosas tenistas Serena Williams e Venus Williams. Obstinado em fazer de suas filhas futuras campeãs de tênis, Richard (Will Smith) usa métodos próprios e nada convencionais, seguindo a visão clara de futuro que construiu para as filhas Serena (Demi Singleton) e Venus (Saniyya Sidney). Determinado, o pai das garotas vai fazer de tudo para que elas saiam das ruas de Compton para as quadras do mundo todo. Armado com plano ousado, Richard Williams trabalha para escrever suas filhas na história.

Treinando nas quadras de tênis negligenciadas de Compton, Califórnia – faça chuva ou faça sol – as meninas são moldadas pelo compromisso inflexível de seu pai e pela perspectiva equilibrada e intuição aguçada de sua mãe, desafiando as probabilidades aparentemente intransponíveis e as expectativas prevalecentes diante delas. King Richard segue a jornada edificante de uma família cuja determinação inabalável e crença incondicional acaba por entregar duas das maiores lendas do esporte do mundo.

O filme começa com Richard Williams distribuindo panfletos para diferentes treinadores de tênis de elite, pedindo aulas gratuitas para suas filhas prodígios. Depois de receber muitas rejeições, o pai opta por continuar com otimismo. Tudo seguindo seu enorme plano de 85 páginas para a vida de suas filhas. Depois de muita prática em uma quadra de tênis da comunidade de Compton, Venus tem a chance de jogar sob o comando do famoso treinador de tênis Paul Cohen. Venus enfrenta sucesso instantâneo nos torneios “Junior”, mas Richard decide retirá-la porque ele quer que seus filhos ainda tenham a chance de serem crianças. Venus então treina com Rick Macci e eventualmente convence seu pai a colocá-la de volta na competição.

Biografias esportivas baseadas em histórias reais trágicas como Eu, Tonya, costumam apresentar pais com motivos questionáveis ​​para o futuro de seus filhos pródigos. Richard Williams não é diferente; seu plano de 85 páginas para a vida de suas filhas era real. Ainda mais chocante, o plano foi escrito antes do nascimento das garotas. Alguns podem considerar o plano incrível, considerando que a grande maioria dele realmente se concretizou. Outros podem achar preocupante que um pai planeje a vida de seus filhos sem a ajuda deles. De qualquer forma, o plano desempenha um papel importante no filme, e sua criação, acompanhamento e execução são todos muito reais. A concretização do plano é citada nos créditos, bem como o seu sucesso.

CURIOSIDADE

Algo que não é mencionado no filme são as ambições de tênis de Isha Price (Daniele Lawson). O personagem de Will Smith não força a rivalidade entre irmãos em Vênus e Serena, ao contrário, ele garante que as irmãs permaneçam humildes e apoiem uma à outra. No entanto, é interessante que o filme não inclua a carreira de tênis na vida real da irmã mais velha, Isha Price. Antes de Isha se tornar advogada, ela treinou brevemente com seu padrasto antes de desistir devido a uma lesão nas costas. Isha era talentosa como tenista, no entanto, sua lesão a forçou a colocar esses sonhos de lado – se é que eles eram realmente seus sonhos para começar.

Na verdade, Isha Price não se importou com a omissão do filme sobre seu potencial no tênis em sua juventude. Venus e Serena conseguiram créditos de produtor executivo para o filme, assim como Isha Price, mas ela teve um papel muito mais ativo no filme do que se presume. Price estava no set durante a maioria dos dias de filmagem e era fundamental para o retrato realista de Willia no filme. Ela sempre trazia informações aos atores sobre sua vida familiar e o crescimento com Richard como seu pai excêntrico e ambicioso.

O livro de Richard Williams, Black and White: The Way I See It, revela que a violência de gangues retratada em King Richardera real – até certo ponto. De acordo com sua autobiografia, ele realmente foi atrás de membros de gangue após repetidos assédios contra ele e sua filha. No entanto, ele escreveu que, na realidade, não conseguiu encontrá-los no início e, no caminho para casa, encontrou o membro da gangue já morto na rua. Portanto, embora possa ter havido um passeio de carro, Richard não estava lá para testemunhar. Presumivelmente, a experiência foi mudada no filme para criar suspense.

 

A VIOLENCIA DA GANGUE REALMENTE ACONTECEU

Uma subtrama de King Richard apresenta um membro de gangue mais velho que está assediando a enteada de 16 anos de Richard, Tunde Price (Mikayla Lashae Bartholomew). A princípio, Richard tenta resolver o conflito com calma, contando a gangue que sua filha é menor e que está tentando estudar. Por causa disso, Richard também se torna um alvo. Ele sofre inúmeras surras da gangue até que decide fazer justiça com as próprias mãos e vai atrás deles com uma arma. Antes que ele pudesse se aproximar do membro da gangue em questão, no entanto, o homem é baleado e morto em um carro. Na cena, Will Smith representa tudo com suspense calculado. Tudo enquanto o público simultaneamente reza para que o personagem não atire, mas espera que o membro da gangue finalmente vá embora.

O filme recebeu seis indicações ao Oscar. Melhor filme,melhor ator, melhor atriz coadjuvante, edição, roteiro original e canção original. Will Smith confirmou o favoritismo e acabou levando a estatueta tão esperada.

FICHA TÉCNICA

King Richard: Criando Campeãs é um filme Americano lançado em Dezembro de 2021. O longa é dirigido por Reinaldo Marcus Green e no elenco temos Will Smith, Aunjanue Ellis, Jon Bernthal, Saniyya Sidney, Demi Singleton, Tony Goldwyn, Mikayla Lashae Bartholomew, Daniele Lawson, Layla Crawford, Erika Ringor, Noah Bean, Craig Tate, Josiah Cross, Calvin Clausell Jr. e Vaughn W. Hebron.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui