Cinema
Fausto Fawcett na Cabeça
O documentário “Fausto Fawcett na cabeça”, de Victor Lopes, retrata muito bem o estilo e o pensamento do artista. O filme tem a linguagem moderna, fragmentada, ágil, “louca”, como a arte de Fausto Fawcett e traz depoimentos do próprio sobre a sua obra, a sua vida e a sua visão do mundo.
Conhecido principalmente pelos sucessos “Kátia Flávia, a Godiva do Irajá” e “Rio 40 graus”, Fausto Fawcett é escritor, tem cinco romances, e autor de várias performances.
As Influências de Fausto Fawcett
O documentário mostra em primeira pessoa o processo criativo e as inspirações do artista. Ele conta um pouco sobre a sua trajetória, desde a infância em Copacabana, e é deste período que vem uma das influências de Fausto Fawcett, as visitas a um terreiro na Zona Norte que o marcam até hoje.
O documentário “Fausto Fawcett na cabeça” acaba retratando também o bairro de Copacabana através do olhar de Fausto Fawcett. Ele cresceu e mora no bairro até hoje e fala sobre este microcosmo particular que é o bairro carioca. Na infância, jogava bola na rua com outras crianças e as moças que trabalhavam nas boates de Copacabana, que ele pôde frequentar mais tarde.
Muitas das performances e das músicas de Fausto Fawcett mostram esta influência erótica. A consagrada Deborah Colker relata no documentário sobre o seu trabalho na coreografia do espetáculo “Básico Instinto”, um trabalho que ela aceitou fazer apesar de dizerem que era erótico demais.
Temos também o depoimento de outros artistas que trabalharam com Fausto Fawcett, como a cantora Fernanda Abreu, e descobrimos por onde andam musas como Regininha Poltergeist.
Diretamente de seu apartamento em Copacabana, Fausto Fawcett fala sobre o mundo atual, a religiosidade e a tecnologia, entre outros assuntos. O documentário entra na cabeça do artista e acaba indo um pouco mais fundo, no coração do homem, quando ele fala sobre seus sucessos e frustrações.
Bem-feito e criativo, “Fausto Fawcett na cabeça” exalta o estilo único de Fausto Fawcett. Os fãs vão se deliciar com as lembranças, as músicas e descobrir coisas novas sobre o seu ídolo, já quem não o conhece, tem a chance de conhecer.
“Kátia Flávia” música de Fausto e Fernanda Abreu
-
Cinema3 meses ago
Twisters
-
Estréias3 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Notícias4 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Notícias2 meses ago
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Clube Zero
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Névoa Prateada
-
Críticas4 meses ago
Crítica: Plano 75