O Diretor de Cinema Ruy Guerra foi um dos pioneiros do Cinema Novo no Brasil nos anos 60, nascido em Moçambique, naturalizado brasileiro em 1958. Desde sua juventude escrevia críticas de cinema, contos e crônicas, conhecido por seu excelente trabalho além de direção, também em direção de fotografia, produção, edição e montagem. Poeta, dramaturgo, professor, completa 85 anos de vida, 54 de carreira. Em homenagem ao aniversário desse gênio do cinema, separamos algumas obras imperdíveis do diretor, confira!

 

downloadOs Cafajestes

Do gênero Drama, o longa escrito e dirigido por Ruy Guerra, gerou polêmica na época por Norma Bengell protagonizar o primeiro nu frontal do cinema Brasileiro. Indicado ao Urso de Ouro de Berlim, narra a história de Jandir (Jece Valadão) e Vavá (Daniel Filho), playboys cariocas que vivem em meio ao mundo do sexo e drogas no bairro de Copacabana. Ao ver a situação de quase falência do pai, Vavá bola um plano de chantagear o tio rico. Com a ajuda do amigo, eles tiram fotos de Leda (Norma Bengell) amante do tio, mas a situação acaba indo muito além disso e foge de controle.

 

download (1)

Casa de Areia

Vasco (Ruy Guerra) vai em busca da realização do sonho de viver em terras compradas por ele, levando sua esposa Áurea (Fernanda Torres), que está grávida, e a sogra, Dona Maria (Fernanda Montenegro). Após uma viagem cansativa, a família descobre que o lugar é ermo e rodeado de areia para todos os lados, sem nenhum habitante. Áurea quer retornar para onde vieram, mas o marido insiste em começar nova vida naquele deserto. Vasco acaba morrendo em um acidente, deixando a esposa e a sogra a própria sorte. As mulheres decidem resistir as condições inóspitas do local ate Áurea ter seu bebê.

 

Ctz02 01-01Ópera do Malandro

O musical, adaptação da peça homônima de Chico Buarque, conta a história de Max (Edson Celulari), um malandro, boêmio e popular do bairro da Lapa carioca, nos anos 40. Vive de explorar uma cantora de cabaré e de pequenos golpes. Quando conhece Ludmila (Cláudia Ohana), filha do dono do cabaré, a moça tem a ideia de aproveitar a segunda Guerra Mundial para entrar no ramo do contrabando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui