Hoje é aniversário do grande diretor de cinema Pedro Almodóvar! Com características marcantes, os filmes de Almodóvar são extremamente viscerais e quase sempre remetem a vida de mulheres. Elegendo frequentemente as mesmas atrizes, ele consegue elevar ao máximo a atuação e exprimir de forma rica e contundente realidades inimagináveis que fazem de seus longas, verdadeiras obras primas.

Com muita dramaticidade e uma cenografia sempre bem rica, o diretor abusa dos vermelhos e das cores exuberantes, o que já se tornou uma marca sua, além de em seus trabalhos a forma com que dirige deixa marcado cada obra. Foi o primeiro diretor espanhol indicado a Oscar de melhor realizador, já foi diversas vezes premiado,  sendo vencedor de dois Oscar, dois Globo de Ouro, quatro BAFTA, quatro prêmios do Festival de Cannes e seis prêmios Goya, a honraria máxima do cinema espanhol. Em homenagem ao aniversário desse gênio do cinema, separamos algumas obras de Almodóvar que são imperdíveis! Confira!

download-3Julieta

No mais recente filme do diretor, após um encontro casual com a antiga melhor amiga da filha, Julieta desiste de se mudar com o namorado para Portugal e volta a viver no bairro em que morou a muitos anos atrás. Ela já não é mais a mesma, a amargura tomou conta de seus pensamentos e ela começa a escrever uma carta para Antía (Blanca Parés), sua filha que a abandonou sem nenhum motivo ou explicação a mais de doze anos. O passado e o presente que dão o rumo ao filme, mostrando os acontecimentos que levaram a vida de hoje de Julieta ser como é. A Julieta do passado em sua juventude (Adriana Ugarte) era vibrante e feliz, a do presente, madura (Emma Suárez) é uma pessoa austera, que tem as cicatrizes da vida. O mistério sobre que fatos ocorreram para levar essa mulher a transformasse de forma tão intensa, deixa o filme com um misto de tristeza e tensão.

download-2Má Educação

O longa é um dos roteiros mais ricos do diretor, com uma história complexa e com alta carga dramática. Má Educação conta a história de Ignacio e Enrique, quando crianças estudavam em um colégio católico nos anos 60, e juntos descobrem o amor, as pequenas felicidades e o medo causado pela fé que pune. No contexto há relatos de abusos sexuais sofridos pelas crianças do colégio. Anos mais tarde, com as crianças já crescidas, os dois amigos se encontram novamente. Padre Manolo, professor e diretor da escola está diretamente envolvido em todo o enredo, e no presente terá que acertar suas contas com o passado.

download-1Tudo sobre Minha Mãe

Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente de aniversário de sua mãe um ingresso para a peça “Um Bonde Chamado Desejo” com a atriz Huma Rojo (Marisa Paredes), no termino da peça, quando tentava conseguir um autógrafo da protagonista o rapaz é atropelado e o acidente é fatal. Sua mãe encontra em seu diário que ele gostaria de conhecer o pai. Ela resolve então partir em busca do pai do menino que vive em Barcelona decidida a contar que teve um filho com ele há anos e que ele faleceu. Em seu percurso ela conhecerá um travesti, Agrado (Antonia San Juan), uma freira chamada Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo, atriz que seu filho admirava, eles ajudarão ela a lidar com o trauma da perda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui