Depois de umas semanas de férias, as colunas estão de volta!  A semana começa com a volta da Coluna Fala Série que tem os colunistas Andréa Cursino, Louise Duarte, Sil Fuchs e Filippo Pitanga.

Para a coluna de hoje, dia 4 de abril,  tive dúvida sobre qual série escolher, já que o cardápio de séries está muito rico não só nos streamings, mas também nos canais de TV paga. Acabei escolhendo a série “Cavaleiro da Lua” do Disney+ porque na última quarta-feira foi a estreia que agitou os fãs da Marvel. Até porque a última série foi “Gavião Arqueiro” e entre um e outro tem uma distância de alguns meses. 

Acho boa essa proposta de um episódio por semana por instigar o público a consumir esse produto mais lentamente. Podemos absorver melhor os detalhes sem ter tanta pressa para tudo. Hoje vivemos em um  mundo ansioso que quer tudo para anteontem à tarde. E as séries com um episódio por semana, nos obriga a diminuir o ritmo e a ansiedade nos oferecendo uma nova experiência de degustar a série. 

Essa é uma série curta que a primeira temporada tem 6 episódios de 47 minutos. Então vamos embarcar nessa viagem de seis semanas e aproveitar ao máximo as possibilidades que as séries nos trás. 

Então, vamos falar sobre Cavaleiro da Lua!

 

Na última quarta-feira, dia 30 de março, o Disney + estrou a série original “Cavaleiro da Lua” estrelada por Oscar Isaacs. A série é baseada nos quadrinhos da Marvel Comics criada por Doug Moench, lançada em  Werewolf by Night #32  em agosto de 1975. No Brasil, os quadrinhos chegaram no início dos anos 80.

Posso dizer que foi um grande acerto logo no primeiro episódio que chega com uma riqueza artística impecável, com muitas informações e divertido de buscar os fundamentos da série e os elementos usados para conduzir essa história.

Esse é um personagem com transtorno de personalidade,  e tem dois morando dentro dele: Marc Spectro e Steven Grant. E os dois são avatar do Deus Egípicio Konshu, o Cavaleiro da Lua.

Podemos dizer que logo no primeiro episódio Oscar Isaacs está espetacular em sua atuação muito rica em contrastes e promete nos dar muito mais nos próximos episódios. A interpretação do Oscar Isaac é fundamental para o bom andamento da série já que todos os elementos importantes depende muito do ator. O ator Ethan Hawke também está ótimo como o vilão Arthur Harrow. Ele está com visual que lembra muito Kevin Bacon. 

Parabéns também para o roteiro muito bem construído e com bons diálogos que nos oferece informações necessárias sem entregar tudo de uma vez.

A série tem seu primeiro episódio começando muito bem, mas um pouco mais condensado para a série, já que nos quadrinhos fica muito mais fácil de expandir. O lado vigilante da noite, também não apareceu para desassociar o Cavaleiro da Lua do Batman, herói da DC. Então aqui a série foca em duas personalidades, a personalidade principal que é Marc Spectro que é quem entende todo processo do Cavaleiro da Lua e Steven Grant que seria uma pessoa normal, ou seja, que nos representa. Vamos sabendo o que está acontecendo à medida que Steven vai descobrindo as coisas, ou seja, vamos embarcar nessa história na visão de Steven. O que é interessante para quem nunca ouviu falar em Cavaleiro da Lua.

Sabemos que o personagem tem problema de sonambulismo e transtorno dissociativo. Ele acorda depois que o Marc fez o trabalho sujo. Esse é um personagem violento como outros de seus irmãos Marvel como: Deadpool e Justiceiro. Ainda temos mais cinco episódios para ver até onde o Cavaleiro da Lua pode ir e quais são seus objetivos. Por enquanto o caminho encontrado para nos levar nessa história foi inteligente ao deixar Steven conduzir a primeira história. Ele representa o público e a medida que ele descobre as coisas, nós descobrimos também.

O Cavaleiro da Lua aqui é muito ligado ao misticismo egípcio.  E os Deus egípcios fazem parte Enead, um grupo compostos por nove Deuses egípcios. O Personagem de Marc e Steven é o avatar do Deus Khonsu associado à Lua. Marc e Steven trocam o domínio do corpo quando um dorme ou apaga. No primeiro episódio vemos o que acontece quando Steven está no controle e ainda não vimos Marc no controle. Só o resultado do que Marc faz quando Steven está no controle.

Algumas mudanças foram feitas nessa adaptação. O vilão Arthur Harrow, interpretado por Ethan Hawke, é o líder de uma seita, já que a série resolveu focar em misticismo. Nos quadrinhos Arthur era um cientista louco.

Vale muito a pena conferir com carinho a direção de arte. Um trabalho riquíssimo feito Bence Erdelyi, Márton Vörös  e Tibor Lázár. Sabemos que a cultura egípcia é simbólica e rica em detalhes, significados e valores materiais com seus objetos, adornos  e claro sua história e sua mística.

Assim como os figurinos e maquiagem. Um trabalho impecável recriando a roupa original dos quadrinhos e os elementos de leitura de informação dos personagens!

A Trilha Sonora é de Hesham Nazih e ele criou elementos musicais que nos ambientam em cada cena e enriqueceu as sensações que temos ao embarcar nesse episódio.

Essa série me instigou a pesquisar mais sobre esses elementos dos Deuses Egípcios. Agora vamos aguardar na próxima quarta-feira para saber o que mais o Steven vai descobrir e quero ver o Marc, e você?

Deixa aqui seu comentário sobre o que achou da série.

 

Até a próxima!

 

 

Cavaleiro da Lua (2022)

Sinopse: A série acompanha Steven Grant, um gentil e educado funcionário de uma loja de souvenir, que é atormentado com apagões e memórias de outra vida. Steven descobre que tem transtorno dissociativo de identidade e divide o corpo com o mercenário Marc Spector. À medida que os inimigos de Steven/Marc se voltam para eles, ambos devem navegar em suas complexas identidades enquanto mergulham em um mistério mortal entre os poderosos deuses do Egito.

 

 

 

Ficha Técnica:

Título Original: Moon Knight.

Criação: Jeremy Slater.

Direção: Aaron Moorhead  (2 episódios) / Justin Benson  (2 episódios) / Mohamed Diab (4 episódios).

Elenco: Oscar Isaacs, Ethan Hawke, May Calamawy, Karim El Hakim, F. Murray Abraham, Lucy Thackeray, Saffron Hocking, Shaun Scott, Anouk Christiansen, Nina Mahiri, Alexander Cobb, Gabor Szeman, András Korcsmáros, Gabriella Csizmadia, James Bomalick, Peyvand Sadeghian, Anne Kavanagh, Marcell Szelle, Michael Benjamin Hernandez, István Mezei e Eric Colvin.

Direção de Arte: Bence Erdelyi, Márton Vörös  e Tibor Lázár.

Direção de Fotografia: Andrew Droz Palermo.

Edição: Ahmed Hafez (2 episódios) / Cedric Nairn-Smith  (2 episódios) / Joan Sobel (2 episódios)

Figurino: Meghan Kasperlik.

Coreografia de Luta: Patrick Vo.

Produção Executiva: Kevin Feige, Jeremy Slater, Grant Curtis,  Louis D’Esposito, Victoria Alonso, Oscar Isaacs, Mohamed Diab e Brad Winderbaum.

Produção: Marvel Studios

Gênero: Ação / Aventura / Ficção Científica/ Suspense/ Drama.

Local de Exibição: Disney +

Temporada: 1

Nº de episódios: 6

Duração de episódio: 47 minutos.

Data de estreia: 30 de março de 2022.

Dia da semana para novo episódio: quarta-feira.

Classificação Indicativa: 14 anos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui