Essa semana a série escolhida foi a série da Globoplay “As Aventuras de José & Durval” . A série conta  a trajetória de uma das duplas sertanejas mais importantes do Brasil, Chitãozinho e Xororó. A história começa com um aviso que que a obra é inspirada da história dos irmãos Lima nascidos no interior do Paraná e se tornaram a locomotiva do sertanejo para nova fase de popular no Brasil e criaram um novo jeito de fazer música sertaneja. Antes deles, a música sertaneja era rancheira, de raíz, com moda de viola. E eles transformaram o sertanejo em grandes espetáculos com toda a mídia antes exclusiva para outros gêneros como Rock, Pop e MPB.

Antes o sertanejo era restrito ao interior, só tocavam nas rádios do interior de alguns estados brasileiros e os shows eram simples, feitos em caravanas.

 

Então vamos a série!

 

A série foi lançada em 18 de agosto de 2023, na plataforma streaming Globoplay. “As Aventuras de Jose e Durval” é dirigida por Hugo Prata e conta com o trio de roteiristas formado por Duda de Almeida, Dan Rosseto e Rafael Lessa para contar a história que caiba dentro da trajetória dos músicos e fique dentro do formato de entretenimento.

Para contar uma boa história é preciso personagens, e para dar vida a eles, a escalação do elenco é fundamental para criar uma conexão entre atores e personagens, a partir desse ponto que o vínculo entre história e público é criado. E o elenco aqui foi muito bem escolhido com grandes talentos da nossa dramaturgia. Para começar, Temos a escalação para viver a dupla quatro atores: quando crianças temos Pedro Tirolli como Chitãozinho e Pedro Lucas como Durval, já na fase adulta, a tarefa fica com dois dos irmãos Simas, Rodrigo interpreta Chitãozinho e Felipe interpreta o Xororó. Os país dos irmãos Lima são Mário interpretado por Marco Rica e Andréia Horta como Araci. A irmã Rosária quando criança foi interpretada Duda Galvão.

Vamos dizer que já conhecemos o potencial de Marco Rica e Andréia Horta e eles estão espetaculares!

Já conhecemos os trabalhos dos irmãos Rodrigo e Felipe Simas que estão bem em seus papéis, e talvez os personagens mais importantes da carreira dos dois irmãos até o momento.

 

Agora, não sei quantas crianças fizeram testes para viver José e Durval na infância, no início da carreira,  mas posso dizer que a escolha dos Pedros foi muito acertada. Pedro Tirolli como José e Pedro Lucas como Xororó deram um verdadeiro show cantando em muitas cenas, além da atuação. Então posso dizer que a escolha foi muito bem acertada.

A jornada de José e Durval vai mostrando ao público os percalços pelo caminho e suas vitórias. Cada personagem tem oportunidade de mostrar um pouco do seu potencial, o que é uma boa oportunidade para cada ator, para cada atriz.

Começamos por Augusto Madeira que interpreta uma das figuras mais importantes na carreira da dupla, Geraldo Meirelles, radialista e divulgador da música sertaneja pelas cidades brasileiras por causa da sua caravana. É ele quem leva e cuida dos meninos durante a caravana e onde eles ganham seu primeiro dinheiro que melhora a vida de sua família. É ele também quem indica os irmãos para trabalharem com Homero, filho de um amigo.  

Homero, interpretado por Thiago Brianti, é o empresário que transformou a carreira dos irmãos Lima em Astros do sertanejo Chitãozinho e Xororó.

Nessa fase também vemos como José e Durval conheceram suas esposas, Adenair, esposa de José e Noeli, esposa de Durval. Adenair é interpretada por Larissa Ferrara e Noely é interpretada por Marjorie Gerardi.  

 

 

Vemos também na série Zé do Rancho e Mariazinha interpretados por Márcio Américo e Luciana Carnielli. Eles são os pais da Noely, os avós de Sandy e Júnior.

A temporada tem 8 episódios, mas disponíveis tem 5 episódios. A cada sexta-feira tem episódio novo.

Estão vale a pena maratonar uma série bem-feita e que tem como meta principal conectar o público com a história dessa família dedicada à música.

Um outro ponto positivo é que a série não é “Chapa Branca”, ou seja, conta a história sem dourar muito a pílula. Ela mostra conflitos com os pais, a doença da mãe, a tendência de José em se deixar levar por mulheres, o temperamento de Durval.

O importante de ver uma história baseada em fatos reais é poder ter contato com a humanidade de seus personagens e aqui até o momento, a série “As Aventuras José e Durval” faz muito bem.

Que venham os 3 episódios que faltam e quem sabe uma 2ª temporada!  

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui