Desculpe atrasar a coluna de hoje, mas ontem, confesso, exagerei. A razão? Ora, ontem foi o Rex Manning Day. O quê? Nunca ouviu falar do Rex Manning day? Rex Manning Day, 8 de abril, o dia em que se passa o filme Empire Records, que no Brasil recebeu o infame título de Sexo, Rock e Confusão? Sim, ontem foi o Rex Manning day.

E daí? Você não pode estar falando sério. Rex Manning day é o dia em que os jovens funcionários da Empire Records se rebelaram contra o Homem, o Sistema, os Poderes Estabelecidos, sejam eles representados pela figura do decadente popstar Rex Manning, pelo ganancioso e obtuso dono da loja de discos, Mitchell, ou pela opressora cadeia de lojas Music Town. É, ontem foi um dia de celebrar a rebeldia, a juventude, o amor, a amizade, e a música. Comemorei, óbvio, assistindo ao filme, ouvindo à trilha sonora e tomando umas cervejas. Ou, melhor, muitas.

Você não curte o Rex Manning day? Sem problemas, tem muitas outras datas icônicas do cinema a serem comemoradas. Eu, por exemplo, como muitos de vocês, também comemoro o dia de São Phil. Não está ligando o nome à pessoa? Estou falando de 2 de fevereiro, o dia da marmota. É, o dia que se repete continuamente no Feitiço do Tempo e aprisiona Phil Connors, interpretado por Bill Murray, numa inescapável rotina.

Como essas duas, o cinema está cheio de datas representativas para os mais diversos gostos e tribos. Tem o 24 de março, quando os adolescentes do Clube dos Cinco ficaram de castigo; 3 de outubro, quando Aaron disse pra Cady que era 3 de outubro no incrível Garotas Malvadas; o 16 de junho quando Jesse e Celine se conhecem e passam um dia juntos em Antes do Amanhecer; 15 de abril quando Jack não subiu naquela porta onde cabiam duas pessoas em Titanic; e até o óbvio dia da invasão alienígena em Independence Day, no dia da Independência Americana.

Tem também as datas que eram no futuro, mas ficaram no passado, como o 21 de outubro de 2015 em De Volta para o Futuro, com seus skates e carros voadores que não se realizaram ainda; e as múltiplas datas do Dia do Julgamento na franquia Exterminador do Futuro que estão sendo empurradas desde 1992 para adiar o fim do mundo.

Se você pesquisar pela internet, vai descobrir que tem sempre um grupinho comemorando um desses dias, da mesma forma que muita gente, inspirada por Meninas Malvadas, às quartas feiras só usa rosa.

Mas o que leva as pessoas, como eu e você, a assumirem um dia inventado quase como um feriado? Acho que, como nos dias santos, de todas as religiões, isso tem a ver com uma espécie de revelação divina, um sentido de ligação quase religioso com uma obra de arte que ecoa e atende aos seus desafios humanos e suspira nos seus ouvidos: “Você não está sozinho”. Além disso, os filmes proporcionam sentido a outros feriados usuais, como a mistura de Via Crucis e Natal, passada por John McLane na busca pela reunião familiar em Duro de Matar, ou tentar sincronizar a passagem de ano com a festa de Forrest Gump e tenente Dan.

Seculares, oficiais, ou santos, esses “feriados” cinematográficos servem para nos lembrar de quem somos e no que acreditamos. Por isso, preso à vida mundana, como Phil Connors, e na luta contra um sistema cruel que nos oprime, como o povo da Empire Records, comemoro esses heróis da tela como símbolos de uma luta que eu mesmo tenho que travar.

Espero que você tenha tido um excelente Rex Manning Day. Eu sei que tive.

Damn the Man! Save the Empire!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui