No dia 30 de Julho de 1981, um curioso filme chegou às telas de cinemas: Fuga para a Vitória. A produção dirigida pelo consagrado cineasta John Huston, trouxe no elenco três nomes de peso: Sylvester Stallone, Michael Caine e Max Von Sydow. Junto a este respeitado trio de Hollywood estava um inusitado ator: Pelé.

O Cartaz de “Fuga para a Vitória”.

Exatamente, Edson Arantes do Nascimento, o Rei do Futebol, estrelou esta produção Hollywoodiana.

Na trama, Michael Caine e Sylvester Stallone são prisioneiros em um campo de concentração fascista durante a II Guerra Mundial. Dispostos a fugir a qualquer custo, eles convencem o general nazista Karl Von Steiner, interpretado por Max Von Sydow, a realizar um jogo de futebol entre os prisioneiros e os alemães nazistas. Dessa forma, poderiam escapar durante a partida. No entanto, vencer os inimigos não seria tarefa fácil. Os melhores jogadores do campo de concentração precisariam ser selecionados. Para isso, eles contariam com a ajuda do Rei Pelé, a peça fundamental para levar o time à vitória.

Sylvester Stallone foi o goleiro do time.

Fuga para a Vitória entrou para a história do cinema e é lembrado com muito carinho pelos brasileiros como o inesquecível encontro entre Stallone e Pelé. Para os fãs do Rei do Futebol, foi a oportunidade perfeita para matar a saudade de ver o ídolo jogar, visto que ele já estava aposentado durante o filme.

Em entrevista, à época da produção, Pelé afirmou se sentir acuado pelo trabalho de grandes atores de Hollywood. No entanto, os artistas se curvaram ao talento do jogador no momento em que ele tomou a bola nos pés.

Além de Pelé, o filme ainda conta com a presença de grandes nomes do futebol, como Osvaldo Ardiles (Argentina), os ingleses Bobby Moore, Mike Summerbee, Laurie Sivell, Russell Osman e Kevin Beattie. Também, Werner Roth (EUA), Kazimierz Deyna (Polônia), Hallvar Thoresen (Noruega), John Wark (Escócia),  Søren Lindsted (Dinamarca), Paul van Himst (Bélgica), Ferenc Fülöp (Hungria), Jacobus Prins e Kevin O’Callaghan, da Holanda. De fato, os maiores jogadores de futebol da história estiveram presentes no filme.

Os jogadores de “Fuga para a Vitória”

Fuga Para a Vitória ficou eternizado também ao ser citado pelo personagem Chaves, da cômica série de TV mexicana, no episodio “Vamos ao Cinema” de 1979.

“Teria sido melhor ver o filme do Pelé”, repetia o menino pobre da vila ao reclamar do que estava assistindo em uma sessão de cinema.

O bordão tornou-se um dos mais divertidos do seriado. O que poucas pessoas sabem é que na versão original desse episódio, o travesso Chaves disse outra frase: “Teria sido melhor assistir a El Chanfle”. O personagem interpretado por Roberto Gomés Bolanos fazia uma referência a esse filme que contava com boa parte do elenco de “Chaves” e acompanhava as confusões do atrapalhado Chanfle, o divertido roupeiro do time de futebol: América do México.

Na tradução brasileira, ao invés de repetir o texto original, o saudoso dublador Marcelo Gastaldi preferiu citar Fuga Para Vitória. Curiosamente, assim como a produção estrelada por Pelé, a trama de El Chanfle também era sobre futebol.

“El Chanfle”, produção estrelada por Roberto Gómez Bolaños e boa parte do elenco de “Chaves”

No dia 29 de Dezembro de 2022, o mundo se despediu de Edson Arantes do Nascimento. O jogador faleceu aos 82 anos. Eternizado como o Rei do Futebol, o atleta também deixou seu talento carimbado na tela grande. Se você é fã de Pelé, não pode perder Fuga Para a Vitória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui