Neste 10 de agosto o renomado e inesquecível escritor Jorge Amado comemoraria seu aniversário de 104 anos! Ele foi um dos mais representativos e importantes escritores do país, é o autor mais adaptado em cinema, televisão e teatro com obras marcantes e significativas.  Seus 49 livros foram traduzidos em cerca de 80 países, em 49 idiomas. Ocupou a cadeira 23 na Academia Brasileira de Letras e recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais por sua excelência literária.

Em comemoração a esse grande autor brasileiro selecionamos alguns filmes baseados na obra do escritor!

download (3)Dona Flor e Seus Dois Maridos

Esse longa está entre um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema nacional. Com direção de Bruno Barreto, o filme conta com um elenco de renome, como Sônia Braga como a professora de culinária Dona Flor, José Wilker como o fogoso ex-marido que volta dos mortos, e Mauro Mendonça no papel do Dr. Teodoro, o farmacêutico que se casa com a viúva. Na engraçada história após morrer o marido de Dona Flor não consegue ficar longe dela e volta dos mortos cheio de amor para dar, a relação do triangulo amoroso é uma das mais famosas de nossa literatura.

 

download (5)Gabriela, Cravo e Canela

Contanto também como Bruno Barreto na direção e Sonia Braga de protagonista, Gabriela foi um sucesso de bilheteria. Na história a moça simples e sem maldade, retirante chega a Ilhéus fugindo da seca, encanta a todos por sua beleza e sensualidade naturais, ela vai trabalhar no bar de Nassib por Marcelo Mastroianni, com quem acaba se casando. e tem uma relação apimentada.

download (4)Quincas Berro D’Água

Sérgio Machado foi o responsável pela adaptação para o cinema. Paulo José vive o morto Quincas Berro D’Água que foi no passado uma figura importante na cidade mas trocou tudo que tinha pela vida boêmia. Como despedida do mundo de farra, é levado de seu velório por seus amigos de copo, para aproveitar mais uma vez.


download (6)

Tieta do Agreste

Após 25 anos fora, Tieta volta para Santana do Agreste, sua saída foi motivada por uma séria briga com o pai Zé Esteves que ouviu os mal dizeres de sua irmã mais velha, Perpétua.O que ninguém imaginava é que Tieta voltaria rica e com muito poder, ela se envolve com o sobrinho Ricardo e consegue trazer energia elétrica para a cidade.

download (7)Capitães de Areia

Os adolescentes Pedro Bala (Jean Luís Amorim), Professor (Robério Lima), Gato (Paulo Abade), Sem Pernas (Israel Gouvêa) e Boa Vida (Jordan Mateus) vivem pelas ruas de Salvador, eles foram abandonados por suas famílias e vivem de praticar assaltos e serem perseguidos pela polícia. Um dia Professor, o líder do bando Capitães de Areia, conhece Dora (Ana Graciela) e Zé Fuinha (Felipe Duarte) seu irmão que também são garotos de rua e permite que eles entrem para o bando. Aos poucos nasce um sentimento entre Dora e Professor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui