O Dia do Atleta Olímpico é celebrado anualmente em 23 de junho. A data homenageia a todos os atletas que se dedicam com muito treino, alimentação especial e muita determinação feita com sacrifícios para alcançar o ápice Olímpico.  A data surgiu em 1984 em Paris, por iniciativa do Barão Pierre de Coubertin.

Atualmente, de acordo com a lista oficial do COI, existem 42 esportes olímpicos, que são: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Boxe, Canoagem Slalom, Canoagem Velocidade, Ciclismo BMX, Ciclismo Estrada, Ciclismo de Pista, Ciclismo Mountain Bike, Esgrima, Futebol, Ginástica Artística, Ginástica de Trampolim, Ginástica Rítmica, Golfe, Handebol, Hipismo, Hóquei sobre Grama, Judô, Levantamento de Peso, Luta Olímpica, Maratonas Aquáticas, Nado Sincronizado, Natação, Pentatlo Moderno, Polo Aquático, Remo, Rugby de 7, Saltos Ornamentais, Taekwondo, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, Triatlo, Tênis, Tênis de Mesa, Vela, Voleibol, Vôlei de Praia.

 

O cinema faz sua homenagem aos atletas das telonas que prestam suas homenagens aos astros do esporte.

 

FILMES SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS

 

CARRUAGENS DE FOGO

Sinopse: O filme mostra a preparação da equipe olímpica de atletismo da Grã-Bretanha para os Jogos Olímpicos de 1924, em Paris. As Olimpíadas de 1924, em Paris, se aproximam. Eric Liddell (Ian Charleson) e Harold Abrahams (Ben Cross) pretendem disputá-la, mas seguem caminhos bem diferentes. Liddell é um missionário escocês que corre em devoção a Deus. Já Abrahams é filho de um judeu que enriqueceu recentemente e deseja provar sua capacidade para a sociedade de Cambridge. Liddell corre usando seu talento natural, enquanto que Abrahams resolve contratar um treinador. Ambos seguem as eliminatórias sem problemas, até que uma das classificatórias de Liddell é marcada para o Sábado. Ele se recusa a competir, e diz ao príncipe de Gales, que não correria por ser este um dia santo. Percebendo a situação, um nobre oferece a Liddell sua vaga na disputa dos 400 metros. Ele aceita e vence a corrida, assim como Abrahams. A partir de então, os dois integram a equipe do Reino Unido para as Olimpíadas.

Ficha Técnica: Direção: Hugh Hudson / País: Reino Unido / Ano: 1981 / Duração: 123 minutos / Elenco: Ben Cross, Ian Charleson, Ian Holm, Alice Krige, Nicholas Farrell, Cheryll Campbell e Lindsay Anderson.

Sobre o Filme: Esse filme foi indicado a várias premiações e ganhou a maioria. A trilha sonora de Vangelis não só foi premiada, mas como virou um hino olímpico. Carruagens de Fogo é um dos clássicos dos anos 80.

 

MUNIQUE

Sinopse: Em setembro de 1972, em meio às Olimpíadas de Munique, um ataque terrorista sem precedentes foi transmitido ao vivo para 900 milhões de pessoas. Um grupo palestino denominado Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica, matou 2 integrantes da equipe olímpica israelense e manteve outros 9 como reféns. 21 horas depois o ataque chegou ao fim, com todos sendo mortos. Pouco depois Avner (Eric Bana), um jovem israelense revoltado com o ocorrido, recebe de um oficial do Mossad uma ordem sem precedentes: abandonar sua esposa grávida e sua identidade para caçar e matar os 11 homens apontados pela inteligência de Israel como tendo planejado o atentado. Avner aceita a ordem e passa a liderar uma equipe de apenas 4 integrantes, extremamente talentosos. Eles passam então a viajar pelo mundo em total sigilo, na pista de cada um dos nomes de uma lista muito bem guardada.

 

Ficha Técnica: Direção: Steven Spielberg / País: Estados Unidos / Ano: 2005 / Duração: 2h43m / Elenco: Eric Bana, Daniel Craig, Cíaran Hind, Matthie Kossovitz e  Hanns Zischler.

Sobre o filme: Steven Spielberg recria o atentado que aconteceu nos Jogos Olímpicos de Munique. Um elenco espetacular e um filme bem dirigido sobre as ameaças que os atletas já sofreram em Olimpíadas. Depois de treinarem por anos, participar de várias competições de suas modalidades e conquistar um lugar no topo do esporte, ainda passam por problemas políticos que não deveriam atrapalhar todo o trabalho de uma vida inteira para a maior conquista de um atleta, subir ao pódio, ganhar uma medalha e dar orgulho e honra ao seu pais ao som do hino nacional e de ver a bandeira de sua pátria asteada como um símbolo de vitória. Um atleta Olímpico sempre será terá essa posição de destaque no esporte e se levar medalha será eternamente um Medalista Olímpico.

 

INVENCÍVEL (Unbroken)

Sinopse:O filme conta a história de Louis Zamperini, uma estrela da pista olímpica e um herói da Segunda Guerra Mundial, que durante uma missão militar, sofreu um acidente de avião no Oceano Pacífico, do qual sobreviveu junto com dois companheiros. Ele E mais um sobrevivem. Eles passaram 47 dias à deriva numa balsa, quando foram encontrados por um navio de guerra japonês. Que os fizeram de prisioneiros e os levaram para uma ilha onde foram torturados e mantidos como prisioneiros de guerra por dois anos.

Ficha Técnica: Direção: Angelina Jolie / País: Estados Unidos / Ano: 2014 / Duração: 2h17m / Elenco: Jack O Connel, Domhnall Gleeson,  Garrett Hedlund, Miyavi, Finn Wittrock.

Sobre o filme: A atriz Angelina Jolie dar lugar a diretora e se mostra mais apaixonada em ficar atrás das câmeras. O filme tem um cuidado com a estética que também é usada para contar a história desses atletas olímpicos que passaram pela segunda guerra mundial.

 

JAMAICA ABAIXO DE ZERO

Sinopse: Nas Olimpíadas Irwin Flitzer (John Candy) desgraçou a si mesmo quando colocou pesos extras no seu time de trenó, fazendo com que ele tivesse de devolver sua medalha de ouro. Alguns anos depois, Derice Bannock (Leon), um jamaicano filho de um antigo amigo de Irwin, fracassa para se classificar como velocista para a prova de 100 metros nas Olimpíadas, por causa de um estúpido acidente. Mas quando Derice descobre que Flitzer também vive na Jamaica, ele decide ir para as Olimpíadas de qualquer jeito, não como um corredor mas liderando uma equipe de trenó.

Ficha Técnica: Direção: Jon Turteltaub / País: Estados Unidos / Ano: 1993 / Duração: 1h48m / Elenco: John Candy, Leon Robinson, Doug E. Doug, Rawle D. Lewis e Malik Yoba.

 

Sobre o filme: Jon Turteltaub dirigiu esse que foi o último filme que John Candy participou. Logo depois do filme estar concluído, o ator americano faleceu de enfarte. Ele mostra uma triste realidade do atleta que abandona não só o esporte, mas também sua saúde e esperança. A determinação desses quatro jamaicanos: Derice, Sanka, Yul Brenner e Júnior faz com que ele acorde e embarque nas olimpíadas de inverno em Calgary, no Canadá, onde faz um frio muito abaixo de Zero. O filme é baseado em fatos reais e a primeira equipe de trenó jamaicana mostrou que é capaz de buscar seus sonhos mesmo com todos rindo e desacreditando que eles fossem capazes de defender sua pátria no gelo, já que eles vem de um país tropical. O tom do filme é leve e a opção foi a comédia e tem uma ótima trilha sonora. A Disney mais uma vez acertou em lançar um filme no mercado e brindou o mundo com ótimo e divertido filme.

 

RACE

Sinopse: Cinebiografia de Jesse Owens (Stephan James), atleta negro americano que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, superando corredores arianos em pleno regime nazista de Adolf Hitler.

Ficha Técnica: Direção: Stephen Hopkins / País: Estados Unidos / Ano: 2016 / Duração: 2h14m / Elenco:Stephan James, Jason Sudeikis, Carice van Houten, Jeremy Irons e Amanda Crew.

Sobre o filme: Essa cinebiografia sobre uma das olimpíadas mais polêmicas. O atleta americano Jesse Owens  participou dos Jogos Olímpicos de Berlim, em pleno regime Nazista. O atleta ganhou todas as modalidades de atletas brancos na cara de Adolf Hitler. O filme é interessante e vale conferir como a determinação de um atleta pode ser inspiradora.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui