No dia 18 de dezembro é celebrado o  Dia da Língua Árabe das Nações Unidas. Essa  data foi estabelecida pela UNESCO em 2010 com dois objetivos: “celebrar o multilinguismo e a diversidade cultural, e promover o uso igualitário das seis línguas oficiais dentro da organização”.

Essa data foi escolhida por ter sido o dia em que na Assembleia Geral da ONU o idioma foi aprovado como língua oficial no ano de  1973.

Com mais de 400 milhões de falantes (nativos e não-nativos), o Árabe é uma das línguas mais faladas do mundo. É o idioma oficial de 26 países, no Médio Oriente, Sudoeste Asiático e Norte de África, sendo apenas ultrapassado pelo inglês e pelo francês. Falada em 58 países, esta língua que se lê da direita para a esquerda e que surgiu no século VI só é ultrapassada pelo Inglês em difusão pelo mundo.

Ela teve uma grande influência sobre as pessoas espalhadas por todo o mundo, com a maioria dos países no mundo a usar oficialmente o sistema numérico árabe. Devido às inúmeras guerras travadas, especialmente na Idade Média, a língua Árabe é uma importante fonte de vocabulário para muitos idiomas europeus (português, espanhol, inglês, francês) e não europeus.

O Árabe é ainda a língua litúrgica do Islamismo, na qual o Corão foi escrito.

Para comemorar o dia pode aumentar o seu conhecimento sobre esta língua, inscrever-se num curso livre de Árabe, ver um filme ou ouvir um música e provar iguarias da culinária árabe, tão popular no Brasil e algumas palavras deste idioma fazem parte da construção de algumas palavras em português. Isso se deve a proximidade histórica entre Portugal e países árabes.

O cinema tem muito filmes árabes e o Cinema Para Sempre selecionou 5 filmes para celebrar esse que é um dos idiomas mais falados no mundo.

aistamtiea!  Divirta-se! (em Árabe)

FILMES

 

Um Divã na Tunísia

Após 10 anos em Paris, Selma volta para sua terra natal, na Tunísia. Em casa, ela terá que lidar com os problemas familiares sem deixar que eles afetem seu sonho de abrir uma clínica de psicoterapia.

Dirigido e roteirizado por Manele Labidi

Onde Assistir: Globoplay

 

O LIMOEIRO

Quando menos espera o ministro da defesa de Israel se torna seu vizinho, e os agentes que fazem sua segurança declaram que os limoeiros são um perigo pois dificultam sua patrulha. A Força de Segurança ordena que os limoeiros sejam cortados, mas Salma leva o caso à Suprema Corte israelense.

Dirigido por Eran Riklis que  também roteirizou em parceria com Suha Arraf que conta a história de Salma Zidane (Hiam Abbass), uma viúva palestina que ganha vida com limoeiros que tem no quintal de sua casa. Tudo estava bem até que o ministro da defesa de Israel  vai morar na casa ao lado. Os agentes que fazem sua segurança declaram que os limoeiros são um perigo para a segurança do Ministro por dificultar a patrulha. E nessa hora que uma guerra judicial começa, Salma leva o caso à Suprema Corte Israelense para lutar por seus limoeiros e direito ao seu sustento.

Onde Assistir: A La Carte

 

A 200 Metros

Morando entre a Palestina e Israel, um pai cruza a fronteira diariamente para trabalhar e sustentar sua família. Quando seu filho se machucar em um acidente, ele fará de tudo para chegar ao hospital o mais rápido possível. O único problema é que ele está do lado errado da fronteira.

Dirigido e Roteirizado por Ameen Nayfeh.

Onde Assistir: Netflix

 

O Sonho de Wadjada

Wadjda tem dez anos de idade, e mora no subúrbio de Riade, a capital da Arábia Saudita. Ela é uma garota teimosa e cheia de vida, que gosta de brincar com os garotos. Um dia, após uma disputa com o amigo Abdullah, ela vê uma bela bicicleta verde à venda. Wadjda gostaria de comprar a bicicleta, para superar o colega em uma corrida, mas na sociedade conservadora onde vivem, garotas não podem dirigir carros ou bicicletas. Ela decide então fazer de tudo para conseguir o dinheiro sozinha.

Dirigido e roteirizado por Haifaa al-Mansour

Onde Assistir: MUBI

 

Cafarnaum

Aos doze anos, Zain carrega uma série de responsabilidades: é ele quem cuida de seus irmãos no cortiço em que vive junto com os pais, que estão sempre ausentes graças ao trabalho em uma mercearia. Quando sua irmã de onze é forçada a se casar com um homem mais velho, o menino fica extremamente revoltado e decide deixar a família. Ele passa a viver nas ruas junto aos refugiados e outras crianças que, diferentemente dele, não chegaram lá por conta própria. Sobrevive graças à sua esperteza nas ruas, cuida da refugiada etíope Rahil e seu bebê Yonas. É preso por um crime violento e, enquanto cumpria uma pena de cinco anos, ele processa seus pais por negligência.

O filme é dirigido por Nadine Labaki que também roteirizou em parceria com Jihad Hojeily, Georges Khabbaz, Khaled Mouzanar, Michelle Keserwany.

Onde Assistir: Oi Play / Prime Vídeo aluguel: R$ 7,90.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui