O Dia da Justiça é comemorado em 8 de dezembro, no Brasil. A data tem o objetivo de homenagear o Poder Judiciário brasileiro e todos os profissionais responsáveis em fazer com que a justiça seja cumprida com imparcialidade.

Trata-se de um feriado forense, ou seja, dia em que as atividades dos órgãos do Poder Judiciário estão suspensas, conforme Art. 60. da Lei nº 11.697, de 13 de junho de 2008.

O Poder Judiciário é um dos três principais poderes da República no Brasil. Assim como o Legislativo e o Executivo, o Judiciário é essencial para o funcionamento da sociedade de uma nação, julgando a aplicação das leis e garantindo que sejam cumpridas.

O Poder Judiciário está divido entre os seguintes órgãos: Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais, Tribunais e Juízes do Trabalho, Tribunais e Juízes Eleitorais, Tribunais e Juízes Militares e Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal.

Esse ano escolhemos quatro filmes importantes no gênero para celebrar a data. Vale observar em cada filme, a trama, as reviravoltas, os diálogos e as atuações. Então divirta-se assistindo: “Tempo de Matar”, “Argentina 1985”, “Filadélfia” e “O Juri”.

 

FILMES

 

Tempo de Matar – 1996

A cidade de Canton, no Mississipi, se torna um barril de pólvora quando um advogado destemido e sua assistente defendem um negro vingativo que matou o assassino branco de sua filha, incitando uma revolta de grupos racistas locais.

Um dos filmes de tribunais mais impactantes do cinema. Dirigido por Joel Schumacher e roteirizado por Akiva Goldsman inspirado na obra de John Grisham, conta com um elenco com atuações brilhantes como: Mathew McConaughey, Sandra Bullock, Samuel L. Jackson, Donald Sutherland, Kiefer Sutherland, Kevin Spacey, Ashley Judd, Oliver Platt, Charles S. Dutton, Brenda Fricker, Patrick McGoohan, Chris Cooper, Kurtwood Smith e Octavia Spencer.

 

Argentina 1985 – 2022

Sinopse:“Argentina, 1985” é inspirado na história verídica de Julio Strassera, Luis Moreno Ocampo e sua equipe de jovens juristas, heróis improváveis que travam uma batalha de Davi e Golias na qual, sob ameaças constantes e contra toda as possibilidades, ousam processar a ditadura militar mais sangrenta da Argentina e embrenham-se numa corrida contra o tempo para fazer justiça às vítimas dos militares.

O diretor Santiago Mitre também roteirizou junto com Mariano Llinás que concorreu ao Oscar 2022 como Melhor Filme Estrangeiro. Estrelado por Ricardo Darín e Peter Lanzani

 

Filadélfia – 1993

O advogado Andrew (Tom Hanks) trabalha num conceituado escritório de advocacia. Quando descobre que é portador do vírus HIV, é despedido sumariamente. Ele então contrata os serviços de outro advogado para processar a companhia. E então que o advogado Joe Miller (Denzel Washington) busca justiça para o cliente e vence suas próprias barreiras para fazer deste um caso importante que abre precedente na justiça trabalhista.

Filadélfia tem a direção de Jonathan Demme  e foi roteirizado por Ron Nyswaner e deu a Tom Hanks sua primeira indicação ao Oscar como Melhor Ator e sua primeira vitória. Hanks entrou para a história da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas como um dos poucos atores que ganhou o Oscar por dois anos seguidos. No seguinte ele ganhou por “Forrest Gump”.

 

O Juri – 

Após considerar que uma grande empresa é a culpada pela morte de seu marido, uma viúva decide entrar com um processo na justiça, pedindo uma indenização milionária. Para defendê-la ela contrata o advogado Wendell Fohr (Dustin Hoffman). Porém Fohr precisará enfrentar Rankin Fitch (Gene Hackman), um especialista em selecionar os jurados de forma a garantir de antemão sua vitória no julgamento. Porém o que Fohr e Fitch não contavam é que um dos jurados, Nicholas Easter (John Cusack), tem seus planos para manipular o júri. E, com o apoio de Marlee (Rachel Weisz), passa a chantagear a dupla avisando que o veredicto desejado sairá bastante caro.

Esse filme de tribunal tem direção de Gary Fleder e Roteiro escrito pelo quarteto Rick Cleveland, Matthew Chapman, David Levien e Brian Koppelman que foi Inspirado na obra de John Grisham. Esse é um filme que prende a atenção por 2h07m e o elenco está ótimo! Podemos assistir não só o embate no tribunal, mas também dos talentos desse elenco brilhante composto por: John Cusak, Rachel Weiss, Dustin Hoffman, Gene Hackman, Bruce Davidson, Bruce McGill, Leland Orser, Jennifer Beals, Bill Nunn, Luis Guzmán, Dylan McDermott e Joanna Going.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui