SONY DSC

Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia. O evento chamou a atenção por contar com a presença de muitos artistas famosos na época. Entre os participantes, estavam The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.

 

Os shows foram transmitidos ao vivo pela BBC para diversos países e abriram os olhos do mundo para a miséria no continente africano.

 

Em 2005, 20 anos depois do primeiro evento, Bob Geldof organizou o Live 8, uma nova edição com estrutura maior e shows em mais países. Dessa vez o objetivo foi pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres e erradicar a miséria do mundo.

 

No Live 8 o Grupo de Rock Britânico Pink Floyd se reuniu em sua formação clássica pela primeira vez depois de 20 anos de separação.

O Dia do Rock é comemorado não apenas para celebrar o gênero musical, mas tudo que ele representa, a atitude em relação ao mundo.

 

Então a equipe do Cinema Para Sempre indica alguns filmes Roqueiros para celebrar a data cinematograficamente.

Let”s Rock!

 

Andréa Cursino indica:

THE WONDERS – O SONHO NÃO ACABOU

Indiquei esse filme por falar de a história da banda de rock dos anos 60, The Wonders.  Tom Hanks se aventurou por novos caminhos e escreveu o roteiro, atuou e dirigiu pela primeira vez um filme. O filme é ótimo, muito bem dirigido, divertido e a trilha sonora é um personagem à parte. Uma canção melhor que a outra e capta bem o clima da época e foca no rock dos anos 60 e na trajetória da banda desde quando eles ainda não tinham nome. O interessante é que a canção “That Thing You Do”, que é o nome original do filme, é tocada de formas diferentes a cada vez que é executada. O elenco é super afinado e entrosado mostrando o talento individual de cada um. O diretor soube tirar o melhor deles. Além de Tom Hanks, o filme conta com  Tom Everett Scott, Steve Zahn, Giovanni Ribisi, Johnathon Schaech,  Ethan Embry, Liv Tyler e Charlize Theron no início da carreira que decolou após esse filme.

 

Sinopse: Em 1964, logo após os Estados Unidos serem “tomados” pelos Beatles, surge em uma pequena cidade da Pensilvânia os Oneders, mais tarde rebatizado pelo empresário como Wonders. Porém, às vésperas de uma apresentação de calouros, o baterista do grupo quebra o braço, o que faz com que, em cima da hora, um jovem infeliz (Tom Everett Scott) que trabalhava na loja de eletrodomésticos da família seja convidado para substituí-lo. O jovem baterista, um aficionado de jazz, imprime durante a apresentação uma batida mais ritmada no que deveria ser uma balada, causando o descontentamento do vocalista e compositor do grupo (Johnathon Schaech). Mas seu instinto funcionou e a música se torna sucesso nacional, levando o grupo aos primeiros lugares da Billboard.

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Tom Hanks

Elenco: Tom Hanks, Tom Everett Scott, Steve Zahn, Johnathon Schaech, Ethan Embry, Liv Tyler, Charlize Theron, Bill Cobbs, Giovanni Ribisi, Obba Babatundé, Alex Rocco, Chris Isaak, Holmes Osborne, Chris Ellis, Peter Scolari, Rita Wilson, Kevin Pollack, Claudia Stedelin, Dawn Mexey, Collin Hanks, Bryan Cranston, Sarah Coscoff, Jonathan Demme e Paul Feig

Figurino: Colleen Atwood

Maquiagem: Colleen Atwood

Edição: Richard Chew

Fotografia:  Tak Fujimoto

Trilha Sonora: Howard Shore

Produção: Jonathan Demme, Gary Goetzman e Edward Saxon.

https://www.youtube.com/watch?v=5UbykH1JMhc

 

André Rossi  indica:

CAZUZA O TEMPO NÃO PÁRA

Há vários filmes sobre Rock Internacional, e essa emocionante obra biográfica de um ousado roqueiro-poeta à frente do seu tempo, merece destaque por representar com tamanha veracidade a trajetória de um ícone que marcou gerações durante um tempo politicamente conturbado no Brasil.

 

 

 

 

 

Sinopse: A vida louca que marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza (Daniel de Oliveira), do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira, criando e se apresentando, mesmo debilitado pela Aids.

 

Ficha Técnica:

Direção: Sandra Werneck e Walter Carvalho

Roteiro: Fernando Bonassi e Victor Navas (Baseado no livro de Lucinha Araújo)

Elenco: Daniel Oliveira, Marieta Severo, Reginaldo Faria, Andréa Beltrão, Leandra Leal,

Produção: Daniel Filho.

Produtor Executivo: Flávio Tambelini

Produtor Associado: Carlos Eduardo Rodrigues.

Direção de Fotografia:Walter Carvalho

Direção de Arte: Claudio Amaral Peixoto

Edição:Sérgio Mekler

Trilha Sonora: Guto Graça Mello e Cazuza

 

 

Célio da Silva Jr. – Indica

THE DOORS

Depois de se consagrar com seus filmes sobre a Guerra do Vietnã, como “Platoon” e “Nascido em 4 de Julho”, Oliver Stone voltou suas lentes para um dos grupos que surgiu na década de 1960 (mesmo período onde aconteceu o confronto entre os americanos e o vietnamitas, aliás) e que acabou se tornando um dos maiores representantes do rock desta época. Focado principalmente na figura imponente, carismática e polêmica de Jim Morrison, líder, vocalista e letrista da banda, o filme traz Val Kilmer talvez na melhor interpretação de sua carreira, onde impressiona não só na sua semelhança física com o cantor (principalmente na sequência em que faz a famosa foto de Morrison sem camisa) como também ao fazer os trejeitos do astro com perfeição, dentro e fora do palco, além de cantar muitas músicas, que impressionou muita gente com a semelhança de sua voz com a do biografado. A trilha sonora, composta basicamente de grandes hits do The Doors, é nada menos que sensacional, assim como a belíssima fotografia de Robert Richardson, que dá um clima alucinógeno para a narrativa e ajuda na composição das ótimas cenas dos shows da banda, muito bem conduzidas por Stone. O elenco do filme também conta com Meg Ryan, que vive Pamela Courson, namorada de Morrison, e Kyle MacLachlan (de “Twin Peaks”) como Ray Manzarek, tecladista do conjunto e co-autor de boa parte dos sucessos do The Doors.

 

Sinopse: Jim Morrison, a voz e a alma dos Doors, um homem que marcou várias gerações e que ainda hoje nos faz interrogar se algum dia alguém o conheceu realmente. Oliver Stone, realizador pródigo em filmar polêmicas americanas, realizou em 1991 um filme sobre a ascensão dos Doors, terminando o filme com a morte de Jim Morrison, cuja frase do epílogo deixa a certeza das causas em aberto – dizem que Jim morreu de uma parada cardíaca. É, em seus certos exageros, a biografia de Jim Morrison e da banda The Doors, uma das mais influentes dos anos 1960. Mostra sua passagem pelo conturbado mundo do rock´n roll, onde as drogas e o sexo reinavam.

Ficha Técnica

Direção: Oliver Stone

Roteirista: Randall Jahnson e Oliver Stone

Elenco: Val Kilmer, Meg Ryan, Kyle MacLachlan, Frank Whiley, Kevin Dylon, Michael Wincott, Michael Madsen, Josh Evan, Costas Mandylor, Danis Burkely, John Caposi e Mark Moses.

Produção: Bill Graham, Sasha Harari, A. Kitman Ho

Produção Executiva: Brian Grazer e Nicholas Clainos

Figurino: Marlene Stweart

Efeitos Especiais: Ken Speed

Edição: David Brenner e Joe Hutshing

Fotografia: Robert Richardson

Diretor de Arte: Larry Fulton

Trilha Sonora: Olívia Barash e Carl Orff

 

 

 

César Monteiro indica:

QUASE FAMOSOS

Quando se fala em filme de Rock, para mim esse é o filme. Divertido com uma ótima trilha sonora, o longa de Cameron Crowe fala de um jovem estudante de jornalismo ganha um estágio para escrever sobre a turnê de uma de suas bandas favoritas acompanhando a banda em todos os lugares da turnê. A história e ótima, o elenco também e a trilha sonora é a cereja do bolo.

 

 

Sinopse: Um fã ávido por rock’n’roll consegue um trabalho na revista americana Rolling Stone, para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo estará fazendo parte do cenário rock dos anos 70.

 

Ficha Técnica:

Direção: Cameron Crowe

Roteiro: Cameron Crowe

Elenco: Kate Hudson,  Patrick Fugit , Billy Crudup, Frances McDormand, Jason Lee, Zooey Deschanel, Michael Angarano, Anna Paquin, Fairuza Balk, Noah Taylor, Philip Seymour Hoffman, Jimmy Fallon, Rainn Wilson, Jay Baruchel, John Fedevich, Mark Kozelek, Liz Stauber, Olivia Rosewood, Bijou Phillips, Pauley Perrette, Peter Frampton, Mark Pellington, Eion Bailey, J.J. Cohen, Gary Kohn, Ray Porter, Alice Marie Crowe, Erin Foley, Terry Chen, Mitch Hedberg, Jesse Caron, Zack Ward, Devin Corey, Pete Droge, Elaine Summers, Kevin Sussman, Tom Riis Farrell, John Patrick Amedori, Julia Decker, Brian Vaughan, Anthony Martelli, Susan Yeagley, Holly Maples e Michelle Moretti.

Produção: Lisa Stewart, Steven P. Saeta,  Cameron Crowe, Marty P. Ewing e Scott M. Martin.

Direção de Fotografia: John Toll

Direção de Arte: Clay A. Griffith

Figurino: Betsy Heimann

Edição: Joe Hutshing e Saar Klein

Trilha Sonora: Nancy Wilson

 

Elaine Silva indica

OS CINCO RAPAZES DE LIVERPOOL

O filme é bem produzido e conta a história do início dos Beatles antes da fama, durante sua temporada na Alemanha, onde eles eram cinco integrantes nessa época, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr e Stu Sutcliffe. Alguns materiais famosos da banda foram feitos nesse período onde se passa a história da maior banda de Rock de todos os tempos.

 

Sinopse: Os Cinco Rapazes de Liverpool é um drama musical enérgico que mostra os Beatles antes da fama em sua viagem a Hamburgo na busca do sucesso. Enquanto conquistam popularidade, o “quinto Beatle”, o baixista Stuart Sutcliffe (Stephen Dorff) se apaixona e tem que escolher entre seu melhor amigo John Lennon, seu novo amor (Sheryl Lee) e a maior banda de rock do mundo.

 

Ficha Técnica:

Direção: Iain Softley

Roteiro: Iain Softley, Stephen Ward e Michael Thomas.

Elenco: Stephen Dorff, Ian Hart, Sharyl Lee, Gary Bakewell, Chris O’Neill, Scott Williams, Paul Duckeworf, Kai Wiesinger, Jennifer Ehle, Rob Spendlove, Wolf Kahler, James Doherty, Freda Kelly, Charlie Caine, Albert Welling, Marcelle Duprey, Finola Geraghty, Nicholas Tennant, Paul Humpoletz, Galit Hershkovitz, Gertan Klauber

Produção: Finola Dwyer e Stephen Woolley

Direção de Fotografia: Ian Wilson

Direção de Arte: Joseph Bennett

Edição: Martin Walsh

Trilha Sonora: Don Was

 

 

Filippo Pitanga indica:

ROCK HORROR PICTURES SHOW

Esse longa é a transgressão em todos os sentidos em que um filme que respira música não apenas por ser um musical rock n roll, um dos primeiros, mas porque traveste de toda subversão e poder transformador que esse gênero musical envolve.

 

 

 

 

Sinopse:Um jovem casal fica em um local isolado após o seu carro ter o pneu furado numa tempestade, e precisam se abrigar na residência bizarra do Dr. Frank-N-Furter. “Rocky Horror Picture Show” é um pesadelo erótico muito além de qualquer medida. Saudação macabra de Richard O Brien ao horror, à ficção cientifica, aos filmes B e ao rock, estrelando Tim Curry (em sua clássica interpretação de um transexual), Barry Bostwick e a vencedora do Oscar, Susan Sarandon.

 

Ficha Técnica:

Direção: Jim Sharman

Roteiro: Jim Sharman e Richard O’Brien

Elenco: Tim Curry, Susan Sarandon, Barry Bostwick, Richard O’Brien, Patricia Quinn, Nell Campbell, Jonathan Adams, Meat Loaf, Charles Grey, Fran Fullenwider, Peter Hinwood e Perry Bedden.

Produção: Michael White

Direção de Fotografia: Peter Suschitzky

Figurino: Sue Blane

Direção de Arte: Terry Ackland-Snow

Edição: Graeme Clifford

Trilha Sonora: Richard O’Brien

 

 

Gabriel Murillo indica:

ACROSS THE UNIVERSE

O filme é um passeio por diversas canções dos Beatles e um musical que tem delicadeza sem deixar de ser forte.

 

 

 

 

 

 

Sinopse: Década de 60. Jude (Jim Sturgees) e Lucy (Evan Rachel Wood) estão perdidamente apaixonados. Juntamente com um grupo de amigos e músicos eles se envolvem nos movimentos da contracultura de sua época, tendo como guias o dr. Robert (Bono) e o sr. Kite (Eddie Izzard).

 

Ficha Técnica

Direção: Julie Taymor

Roteiro: Ian La Frenais, Dick Clement,

Elenco: Evan Rachel Wood, Jim Sturgges, Joe Anderson, Dana Fuchs, Martin Luther, T.V Carpio, Spencer Liff, Lisa Hogg, Nicholas Lumlay, Michael Ryan, Robert Clohessy, Salma Hayek, Bono Vox, Erin Elliott, Christopher Tierney, Curtis Holbrook, Mandy Gonzalez, Destan Owens, Cicily Daniels, Saycon Sengbloh, Sam Kitchin, Chris McGarry, Frank Hopf, Logan Marshall-Green, Ted Lochwyn e William Atkinson.

Direção de Fotografia: Bruno Delbonel

Edição: Françoise Bonnot

Produção: Richard Baratta, Matthew Gross e Jennifer Todd.

Trilha Sonora: Elliot Goldenthal

 

 

 

Ingrid Reis indica

ROCK OF AGES

Escolhi Rock Of Ages por ser uma adaptação de um musical da Brodway para o cinema e ficou divertido com ótimos números musicais. Um dos primeiros números é a mistura de “Junk Box Hero” de Foreigner com “I Love Rock n Roll” da Joan Jett.  Dirigido por  Adam Shankman o filme é repleto de números musicais roqueiros com atores atuando, cantando e dançando. O casal principal é Diego Boneta e Julianne Hough e o segundo casal é Tom Cruise e Malin Akerman. Enquanto o primeiro casal sonha em ser astros do rock, Tom Cruise é o super  astro de Rock Stacey Jaxx que se apaixona pela repórter Constance Sack vivida por Marlin Akerman. A dupla vivida por Alec Baldwin e Russell Brand vive um duelo contra uma primeira dama que persegue os roqueiros vivida por Catherine Zeta-Jones que é casada com o personagem de Brian Cranston. O vilão fica por conta de Paul Giamatti muito bem caracterizado.

 

 

Sinopse: Sherrie (Julianne Hough) é uma jovem que chega em Los Angeles vinda de uma cidade pequena. Ela sonha se tornar uma cantora de sucesso, mas pouco após desembarcar do ônibus tem sua mala roubada. Quem a ajuda é Drew (Diego Boneta), que consegue para ela uma vaga como garçonete na famosa casa de shows Bourbon, ícone do cenário rock da cidade. Drew também trabalha no lugar e não demora muito para que eles engatem o namoro. Só que o Bourbon enfrenta problemas financeiros e seu dono, Dennis Dupree (Alec Baldwin), acredita que possa salvar o local com a renda do último show de Stacee Jaxx (Tom Cruise) com a banda Arsenal, já que ele pretende seguir carreira solo. Entretanto, a esposa do prefeito (Bryan Cranston), Patricia Whitmore (Catherine Zeta-Jones), pretende fazer o que estiver ao seu alcance para fechar o Bourbon, já que o considera um antro de perdição para os jovens.

 

Ficha Técnica:

Direção: Adam Shankman

Roteiro: Chris D’Arienzo e Allan Loeb

Elenco: Julianne Hough, Diego Boneta, Tom Cruise, Alec Baldwin, Russell Brand, Malin Akerman, Paul Giamatti, Catherine Zeta-Jones, Brian Cranston, Shane Hartline, James Martin Kelly, Mary J. Blige, Will Forte e Will Forte.

Produção: Garrett Grant, Tobey Maguire, Scott Prisand, Adam Shankman e Matt Weaver.

Direção de Fotografia: Bojan Bazelli

Figurino: Camille Friend

Maquiagem: Camille Friend

Edição: Emma E. Hickox

Trilha Sonora: Adam Anders

 

 

 

Louise Duarte indica

ESCOLA DE ROCK

O filme é divertido e Jack Black está em casa, colocando em cena o roqueiro que vive dentro dele com muito bom humor. É bacana ver ele interagir com as crianças e ensinar toda estrutura do Rock. E as crianças o ensinaram a ser uma pessoa melhor. A Trilha Sonora é ótima e a apresentação da Banda Escola de Rock, na batalha das bandas é divertida e espetacular em ver como as crianças fizeram um showzaço liderados pelo professor de Rock!

 

 

 

 

Sinopse: Dewey Finn (Jack Black) é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais.

 

Ficha Técnica:

Direção: Richard Linklater

Roteiro: Mike White

Elenco: Jack Black, Joan Cusack, Miranda Crossgrover, Sarah Silverman, Adam Pascal, Lucas Papaelias, Chris Stack, Joey Gaydos Jr., Lucas Babin, Jordan-Claire Green, Veronica Afflerbach, Kevin Alexander Clark, Robert Tsai, Maryam Hassan, Angelo Massagli, Caitlin Hale, Cole Hawkins, Brian Falduto, James Hosey, Aleisha Allen, Zachary Infante, Rebecca Brown, Jaclyn Neidenthal, Suzzanne Douglas,

Produção: Scott Rudin

Direção de Fotografia: Rogier Stoffers

Direção de Arte: Adam Scher

Edição: Sandra Adair

Trilha Sonora: Craig Wedren

 

 

 

Raquel Duarte Garcia –

SOMOS TÃO JOVENS

Esse filme toca meu coração. Sou admiradora do trabalho do Renato Russo que foi um dos músicos mais importantes do Rock Brasil. Somos Tão Jovens conta a história de Renato até formar a banda Legião Urbana.

 

 

 

 

Sinopse: Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

 

Ficha Técnica:

Direção: Antônio Carlos da Fontoura

Roteiro: Marcos Bernstein e Victor Atherino

Elenco: Thiago Mendonça, Laila Zaid, Daniel Passi, Sandra Corveloni, Marcos Breda, Bianca Comparato, Philippe Seabra, Bruno Torres, Conrado Godoy, NicolauVillas-Lobos, Sérgio Dalcin, Olívia Torres, Ibsen Perucci, Natália Lima Verde, André de Carvalho e Kotoe Karasawa.

Direção de Fotografia: Alexandre Ermel

Edição: Dirceu Lustosa

Produção: Antônio Carlos da Fontoura, Letícia Fontoura e Dirceu Lustosa.

Trilha Sonora: Carlos Trilha

 

https://www.youtube.com/watch?v=g_fu5icWpk8

 

Rodrigo Figueiredo indica:

SEXTA-FEIRA MUITO LOUCA

Esse filme da Disney é bem divertido sobre uma adolescente que tem uma banda de Rock e sua mãe psicóloga bem sucedida que está prestes a se casar. As duas trocam de corpo por conta de um biscoito chinês da sorte, mágico e enquanto a jovem Anna vai trabalhar no lugar da mãe, a mãe vai tocar guitarra em uma competição de Rock que pode deslanchar a carreira da banda. A melhor cena é Jamie Lee Curtis tocando guitarra. A trilha sonora é ótima!

 

 

Sinopse: Tess (Jamie Lee Curtis) e Anna (Lindsay Lohan) são mãe e filha que vivem às turras. Decididas a acabar com as brigas, elas repentinamente trocam de corpos. Agora cada uma precisa aprender a lidar com a vida da outra, com as confusões crescendo ainda mais pelo fato de Tess estar de casamento marcado.

 

Ficha Técnica:

Direção: Mark Waters

Roteiro: Heather Hach e Leslie Dixon (Baseado na novela de Mary Rodgers)

Elenco: Jamie Lee Curtis, Lindsay Lohan, Mark Harmon,  Harold Gould, Ryan Malgarini, Chad Michael Murray,  Christina Vidal,  Haley Hudson, Dina Spybey-Waters, Rosalind Chao, Lucille Soong, Willie Garson, Julie Gonzalo, Chris Carlberg e Danny Rubin.

Produção: Andrew Gunn

Direção de Fotografia: Oliver Wood

Figurino: Genevieve Tyrrell

Direção de Arte: Maria Baker

Edição: Bruce Green

Trilha Sonora: Rolfe Kent

 

 

 

Wellington Lisboa indica:

ROCK ESTRELA

Ele representa o Rock Brasil dos anos 80 que tem presença das Bandas de Rock dos anos 80. O filme vale mais pela trilha sonora com músicas lançadas na época que fizeram muito sucesso nas emissoras de Rádio FM. A história não é nada demais, mas conta com nomes do Rock Brasil nos anos 80.

 

Sinopse: Estudante de música clássica chega de Buenos Aires para morar com seu primo rocker no Rio de Janeiro. Entre as partes cheias de rock and roll, ele tem que decidir entre sua namorada da infância, agora uma mulher de negócios respeitosa, e a vera do vôlei Vera.

 

Ficha Técnica:

Direção: Lael Rodrigues

Roteiro: Lael Rodrigues

Elenco: Diogo Vilella, Malu Mader, Léo Jaime, Supla, Guilherme Karan, Tim Rescala, Vera Mossa, Andréa Beltrão, Celso Blues Boy, Paulo Ricardo, Fito Paéz, Virginie Boutaud, Adriana Riemer, Banda Tokio, Os Melhores, Juan Carlos Baglietto,

Produção: Carlos Alberto Diniz

Direção de Fotografia: Nonato Estrela

Direção de Arte: Yurika Yamasaki

Figurino: Yurika Yamasaki

Maquiagem: Mário Fernandes

Cabelo: Geraldo Valadares

Edição: Lael Rodrigues

Trilha Sonora: Gravadora Epi Records

 

Zeca Seabra indica: 

TOMMY – A ÓPERA ROCK

A decadência do formato tradicional dos musicais se deu pelo final de década de 60. O mundo estava em efervescência e não havia mais espaço para cantigas melosas e números de dança coreografados com precisão milimétrica. Bob Fosse deu o pontapé inicial com “Cabaret” (1972) onde os números dançantes eram transferidos para um palco de uma boate decadente de uma Berlim pré guerra. No entanto em 1975, duas mudanças radicais abalariam as estruturas do gênero. O burlesco “The Rocky Horror Picture Show” mostrava como o rock podia ser um elemento liberador (e libertador) de um gênero engessado por décadas, tornando-se um fenômeno mundial. Mas foi “Tommy” que mostrou ao mundo o poder do rock progressivo e é considerado até hoje um marco da megalomania brega do rock dos anos 70 mudando definitivamente a maneira de encarar os musicais.

Surgido de um disco duplo lançado em 1969 pelo famoso grupo The Who, composto por Pete Townshend o filme conta a história de Tommy Walker, um menino que fica cego, surdo e mudo ao ver o pai matar o amante da mãe. Dirigido pelo histriônico Ken Russel, a narrativa em formato de ópera, traz um psicodelismo fenomenal com um elenco que mistura Oliver Reed, Ann Margret e Jack Nicholson com astros do rock como Roger Daltrey (integrante do The Who), Elthon John, Eric Clapton e Tina Turner.

O filme faz uma ácida critica ao sistema envolvendo religião, estado, família, drogas, prostituição e vaidade repleta de elementos simbólicos, tudo isso embalado pelo fantástico som da banda.

Não há jeito mais bacana de festejar o dia do Rock assistindo este filme memorável.

 

 

Sinopse: Um garoto psicossomaticamente de surdo, burro e cego torna-se um jogador de pinball mestre e o objeto de um culto religioso.

Ficha Técnica

Direção: Ken Russell

Roteiro: Ken Russell

Elenco: Roger Daltrey, Oliver Reed, Anne-Margret, Elton John, Eric Clapton, Jack Nicholson, John Entwistle, Keith Moon, Paul Nicholas, Robert Powell, Pete Townshend, Tina Turner, Arthur Brown, Victoria Russel,bem Aris.

Produção: Ken Russel e Robert Stigwood.

Produção Executiva: Christopher Stamp e Beryl Vertue.

Edição: Stuart Baird

Direção de Fotografia: Dick Bush, Robin Lehman e Ronnie Taylor.

Direção de Arte: John Clark

Figurino: Shirley Russell

Maquiagem:  Shirley Russell

Trilha Sonora: Estava pronta e somente a canção  “Pinball Wizard”, em que o próprio The Who tocou em frente ao teatro foi criada para o filme.

https://www.youtube.com/watch?v=ePiGVI2Hs-g

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui