No colégio Shemer, cinco alunos são obrigados a passar a manhã inteira de um sábado na biblioteca da escola por terem aprontado. O rabugento diretor lhes dá a tarefa de fazer uma redação com o seguinte tema: Quem sou eu e por que estou aqui?

As horas passam e eles nada produzem. Os adolescentes não possuem nada em comum.  John é o típico garoto problema, Brian é um tremendo nerd, Andrew é o atleta da equipe, Claire é uma patricinha que aparenta ser mimada e Allison é a garota esquisita e ignorada da escola que não tinha nada melhor pra fazer no sábado.

Os primeiros minutos do dia são insuportáveis, pois eles não se sentem à vontade uns com os outros. Mas, com o passar do tempo, todos começam a se entender, colocando as diferenças de lado e percebendo que, mesmo tendo personalidades tão diferentes, possuem problemas muito parecidos.

Clube dos Cinco é uma verdadeira obra-prima. O talentoso diretor John Hughes escreveu o roteiro em apenas dois dias, e soube mesclar todos os conflitos vividos por adolescentes. O ótimo elenco contribuiu para o sucesso do filme. Boa parte dos diálogos foram improvisados pelos atores.

Esta história não se direciona apenas aos jovens, mas também aos adultos, até porque, é possível compreender no enredo que os adolescentes não são os únicos atormentados por seus problemas e, certas vezes, a escola não os ajuda como deveria.

O cineasta e roteirista John Hughes junto do elenco do filme.

Clube dos Cinco é um dos poucos filmes voltados para o público infanto-juvenil que consegue dialogar sobre seus conflitos internos. Não é apenas uma produção teen, mas uma obra que consegue tocar profundamente os adolescentes. De forma inteligente, John Hughes revela que os jovens precisam do apoio e carinho de suas famílias e que a falta disso lhes causam muito tormento. Isso fica visível na citação do cantor David Bowie no início do filme:

“E essas crianças, nas quais vocês cospem enquanto tentam mudar seus mundos, são imunes a seus insultos. Elas sabem muito bem o que estão passando”.

O filme se tornou referência entre as produções sobre adolescentes. Sendo citado no longa A Mentira (2010).

A Mentira (2010)

Em 2014, a revista The Hollywood Reporter, especializada em cinema, ouviu  2.120 membros da indústria cinematográfica para elaborar uma lista dos 100 melhores filmes já produzidos. Clube dos Cinco ficou em 27º Lugar.

O longa também ficou marcado por sua música tema, Don´t you (forget about me), que se tornou um clássico da banda de rock escocesa Simple Minds. Sem dúvida, Clube dos Cinco ocupa uma posição de respeito na sétima arte.

“Mas o que descobrimos é que cada um de nós é um cérebro, um atleta, um caso perdido, uma princesa e um criminoso. Isso responde a sua pergunta? Sinceramente, o clube dos cinco”.

Clube dos Cinco/ EUA/Universal Pictures/ 1985/ 77 min/ Direção: John Hughes/ Elenco: Emilio Estevez, Anthony Michael Hall, Judd Nelson, Molly Ringwald, Ally Sheed e Paul Gleason.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui