Na Região Sul dos Estados Unidos, vive a bela e mimada Scarlett O’ Hara. Sua vida se resume a frequentar bailes da alta sociedade e ser cortejada por todos os homens da cidade. Porém, a rotina fútil da jovem sofre uma grande reviravolta com a chegada da Guerra Civil norte-americana. Com o conflito, a moça perde entes queridos, fortuna e sonhos. No entanto, mesmo diante de tantas dificuldades, Scarlet demonstra ter força suficiente para sobreviver a tormentas e recuperar tudo aquilo que o vento levou.

E O Vento Levou tornou-se um grande clássico do cinema. Desde o seu lançamento, em 1939, até os dias atuais, o filme é reverenciado como uma eterna obra-prima. A fotografia feita por Lee Garmes e Paul Ivano é tão bela que se torna um espetáculo.

A fotografia feita por Lee Garmes e Paul Ivano é tão bela que se torna um espetáculo.

Somando-se a isso, está a trilha sonora composta por Max Steiner, que passou a ser tão clássica quanto o longa. É considerada como uma das mais belas da história do cinema. Outro destaque do filme é o elenco. Composto por talentosos atores como Vivien Leigh e Clark Gable, que impressionaram pelo talento e conquistaram plateias do mundo inteiro. Umas das cenas marcantes é o discurso de Scarlett’O Hara ao se ver em uma situação de tormenta: Por Deus, eu juro! Por Deus, eu juro! Eles não vão acabar comigo! Eu vou passar por tudo isso e, quando terminar, jamais sentirei fome de novo! Nem eu nem minha família! Mesmo tendo que matar, mentir, roubar ou trair! Eu juro por Deus! Jamais sentirei fome novamente!

O discurso de Scarlett é um dos momentos marcantes do filme.

Outra atriz que também se destacou no longa foi Hattie McDaniel, que interpretou a empregada de Scarlet. A artista, ao ser indicada ao óscar, foi tratada com indiferença e desprezo pela academia de artes e ciências cinematográficas devido ao fato de ser negra. Ela teve de se sentar no fundo do teatro, bem distante das estrelas principais que estavam na primeira fila. Além disso, o produtor do filme David O. Selznick precisou implorar para que a atriz se hospedasse no hotel Ambassador, já que este não aceitava pessoas “de cor”. Apesar do preconceito sofrido, Hattie McDaniel ficou eternizada como a primeira atriz negra a vencer o Oscar e emocionou a todos com seu discurso. Sempre me lembrarei disso e, sinceramente, espero significar algo de positivo para as pessoas negras e para a indústria cinematográfica.

Hattie McDaniel foi a primeira atriz negra a vencer o Óscar.

No clássico desenho animado Tom e Jerry. A dona de Tom, que nunca revelava o rosto, foi baseada na personagem da atriz Hattie McDaniel em E O Vento Levou.

E O Vento Levou é uma verdadeira obra-prima do cinema. Venceu 10 categorias do óscar e passou a ser reverenciado no mundo inteiro como um dos maiores filmes de todos os tempos. Se você está disposto a se emocionar com um grandioso clássico da sétima arte, assista E o Vento Levou.

“Por Deus, eu juro! Por Deus, eu juro! Eles não vão acabar comigo! Eu vou passar por tudo isso e, quando terminar, jamais sentirei fome de novo! Nem eu nem minha família! Mesmo tendo que matar, mentir, roubar ou trair! Eu juro por Deus! Jamais sentirei fome novamente!” (Scarlett O’Hara)

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui