Na pequena cidade de Macomb, os irmãos Jeremy  e Jean Louise Finch aproveitam sua infância da melhor maneira. O advogado Atticus, pai das crianças, ensina-lhes a importância de se ter caráter. Certo dia, um bondoso jovem negro é acusado de estuprar uma mulher branca e Atticus se dispões a defendê-lo. Tal acontecimento marcaria para sempre a vida de seus filhos e de toda a cidade. O advogado descobre que Tom é inocente, mas que isto pouco importa para os cidadãos, já que o acusado se trata de um homem negro.

Baseado na obra de Harper Lee, O Sol É Para Todos conseguiu adaptar o livro e se igualar como clássico. A direção de Robert Mulligan é impecável. O diretor consegue cativar o espectador ao equilibrar impactantes cenas de drama e suspense. Somando-se a isso, está o talentoso elenco que contribui para momentos marcantes do longa. Um exemplo disso é a cena do julgamento de Tom, na qual o ator Brock Preters impressiona com seu discurso. O mesmo pode-se dizer de Gregory Peck que, merecidamente, conquistou o óscar. Outro destaque do filme são as crianças Mary Badham e Philip Afford. Ambos estavam respectivamente com 10 e 14 anos e, mesmo sendo tão jovens, abrilhantaram a obra com seu talento e não foram ofuscados pelo trabalho de atores consagrados.

O Sol é Para Todos tornou-se uma obra-prima da sétima arte. Mesmo sendo lançado há 55 anos, o filme permanece atual ao abordar questões como o preconceito e o racismo. O longa apresenta um homem em julgamento, entretanto, muito além disso, a produção leva o espectador a julgar o comportamento de toda a cidade. Um lugar onde negros e qualquer pessoa diferente da maioria é vista como uma aberração ou algo sem valor. A produção cinematográfica toca na questão do julgamento pessoal que muitas vezes fazemos em relação ao próximo. Isso fica visível na fala de Atticus: Você nunca conhece um homem até estar na pele dele e pisar com seus pés. De fato, o mundo seria um lugar muito melhor se cada ser humano se colocasse no lugar do outro.

O Sol É Para Todos venceu três óscar e consagrou-se como um clássico do cinema. Se você estiver interessado em assistir a um filme que venha tocar seu coração, não perca O Sol É Para Todos.

Vencedor de 3 Óscar.

Melhor Ator – Gregory Peck, Melhor Direção De Arte e Melhor Roteiro Adaptado.

O Sol É Para Todos/ EUA/ 1962/ Direção: Robert Mulligan / Elenco: Gregory Peck, Mary Badham, Philip Alford, Brock Peters, Robert Duvall, John Megna, Rosemary Murphy e Paul Fix / Estúdio: Universal Pictures.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui