Connect with us

Críticas

Critica: Prisão nos Andes

Lucas Furtado

Published

on

Uma casa de luxo que tem torturadores condenados hospedados cumprindo pena por crimes contra a humanidade sendo constantantemente vigiados por seguranças. Um destes internos dá uma entrevista na TV que causa o maior furor e o medo de voltar para a prisão mexe com os nervos de todos na casa. Este é Prisão nos Andes que traz um drama denso e que reflete sobre a desigualdade de uma maneira fortemente simbólica.

A primeira produção de Felipe Carmona como diretor pode ser resumida em uma palavra: profunda. É um filme com muita densidade no roteiro, na forma como se desenrola a história e na construção dos personagens. Quem acompanha atentamente a história nota a crítica contundente sobre a impunidade e o legado da ditadura.

Outro aspecto impactante é a escolha dos atores para a história que inclui torturados pela ditadura chilena. A intensão era trazer mais naturalidade a história e isso acaba se mostrando de uma maneira chocante. As atuações são consistentes e excelentes.

Tem um roteiro muito robusto de reviravoltas, sobretudo na reta final da produção que traz o desespero dos condenados em voltar a prisão. A violência, o delírio e o desespero dos seus atos para se manterem na casa chocam e dão a tônica da história.

A edição também conseguiu ser um ponto decisivo para o bom fechamento do filme extraindo o que há de mais importante ocorreu na casa. O que não aconteceu no desenvolvimento que teve algumas cenas excessivamente longas e que poderiam ser reduzidas como em alguns momentos dos criminosos na casa na metade da produção.

Outro aspecto positivo que aparece mesmo nas cenas extensas é a fotografia. Em todas as cenas, ela foi perfeita e eficiente de acordo com o tom do momento, o que passou ainda mais naturalidade na produção.

É um filme de impacto que aborda os resquícios da ditadura até hoje na sociedade chilena. Também aborda a desigualdade com diferença de condições para presos, além de acreditarem serem acima da lei e não aceitarem condições que a democracia traz.

Prisão nos Andes é filme consistente, que tem uma mensagem que é passada de um jeito diferente e profundo e que é forte.

Trending