Baseado no livro de Emily Brontë, O Morro dos Ventos Uivantes é o tipo de história tão incrível que tem diversas adaptações cinematográficas, sendo a versão de 1939 considerada a mais clássica e tradicional. Contando com a direção de William Wyler e Laurence Olivier e Merle Oberon nos papéis principais. O longa foi indicado na época a oito Oscars, incluindo o de melhor filme, sendo premiado com o de melhor fotografia em preto e branco.

Na história um viajante chamado Lockwood, ao se ver perdido numa noite de tempestade de neve, pede abrigo na primeira casa que vê, a propriedade “Wuthering Heights”. Uma família esquisita o acolhe naquela noite, e após ter a forte sensação de ter visto o fantasma de uma mulher, ainda confuso de se foi um sonho ou talvez uma alucinação, ele conversa com a criada da casa, Ellen que revela a história do lugar e de seus moradores.

O dono da casa Sr. Easnshaws encontra um jovem órfão cigano perdido, Heathcliff, e decide levá-lo consigo. Ao chegar, seu filho Hindley fica extremamente desagradado com a situação e desde então os dois meninos sempre tiveram uma relação conturbada. Heathcliff se apaixona pela filha do Sr. Easnshaws, Cathy. As crianças crescem juntas tratadas como irmãos, mas a paixão nutrida por Heathcliff sempre esteve presente. As cenas da infância são bonitas e bem construídas, deixa claro toda a relação dos protagonistas e como os laços dos dois são profundos para ambos.

Após alguns anos, com a morte do pai, Hindley, imediatamente assume o comando da casa e só permite que o irmão de criação fique no lugar como um empregado, cavalariço. O rapaz sempre acreditou que o pai protegia Heathcliff e que teria uma favoritismo por ele, o que o deixava muito enciumado. Apesar de todas as humilhações sofridas, Heathcliff se sujeita a tudo para continuar perto de sua amada Cathy.

download

Cathy é uma personagem profunda, de espírito selvagem, indomável, também extremamente mimada e voluntariosa. Por mais que seja perceptível uma reciprocidade de sua parte com relação ao amor do irmão de criação, ela não estava disposta a se submeter a qualquer coisa por ele. Almejava uma vida melhor, de preferência longe do poder do irmão. Ela acaba se envolvendo com um vizinho, Edgar. Heathcliff fica profundamente magoado com essa relação, além de toda omissão de Cathy com a forma cruel e rude que Hindley o tratava, ele então vai embora do Morro dos Ventos Uivantes e Cathy termina por e casar com Edgar mesmo sem amá-lo.

Quando Heathcliff volta dez anos depois, ele está rico e sofisticado, com sede de vingança contra todos aqueles que de alguma forma o humilharam no passado. Compra “Wuthering Heights” de Hindley que tornou-se um alcoólatra e falido e casa-se com a irmã de Edgar, Isabella Linton, pensa que essa seria sua melhor vingança, humilhar Hindley como ele sempre o humilhou e casar-se com a cunhada de Cathy, mas a proximidade de ambos trouxe a tona dos os sentimentos que estavam guardados.

A paixão ainda avassaladora entre Heathcliff e Cathy se mostra cada vez mais presente, os dois impedidos pelo destino de estarem juntos, faz com que Cathy fique terrivelmente doente e Heathcliff torna-se um homem triste, melancólico e amargurado. Esse grande filme nos mostra uma história de amor, paixão, vingança e tristeza da forma mais visceral possível. Os personagens são bem construídos e o roteiro prende e emociona.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui