DEBATE COM OS REALIZADORES

“Redemoinho” é primeiro filme do diretor José Luiz Villamarim com produção de Vania Catani que tem como característica lançar novos cineastas, que já se destacam em outras áreas. O longa fala de memórias, é atemporal e tem uma narrativa lenta mais que compensa com planos memoráveis dentro de uma fotografia excepcional do ícone da fotografia brasileira Walter Carvalho. Os elementos dramatúrgicos são personagens deste drama e fazem toda a diferença na narrativa, pois o plano de entrada do filme em cima daquela chuva mostra a melancolia que aquele lugar sombrio esconde e as passagens do trem em seqüências decisivas apontam que cidade parou. A trilha sonora se torna peça fundamental, como se fosse personagem.

 

A adaptação livre feita pela roteirista George Moura em cima do livro “O Mundo Inimigo” que faz parte da coletânea “Inferno Provisório” do autor Luiz Ruffato que retrata sua cidade natal:  Cataguases. Através da história contada vemos claramente que a cidade não se desenvolveu e ainda vive da tecelagem. A trama basicamente se desenvolve em cima da amizade de infância dos personagens Luzimar e Gildo vividos respectivamente pelos atores: Irandhir Santos e Júlio Andrade que se reencontram anos mais tarde, por acaso, quando Guido vai visitar a conformada mãe Marta interpretada brilhantemente por Cássia Kis Magro que repete inúmeras vezes: “- Fazer o que?!”.

 

Os protagonistas desta história Luzimar e Guido pontuam todas as tramas paralelas e seus personagens relembram de pessoas que são somente no decorrer da trama. É uma técnica perigosa, pois pode confundir a cabeça do espectador, que esperam a imagem dos fatos. Os planos de apresentação dos personagens não seguem um estereótipo convencional pois a personagem de Dira Paes, a Toniha, ex prostituta casada com Luzimar é apresentada andando de costas e seu rosto é revelado depois.

 

O casamento Luzimar e Toinha está fadado ao fracasso, pois é algo bem arrastado e sem grandes emoções, pois naquele lugar parecem que todos se conformaram com aquela pacata vidinha. Tanto que Zunga (Démick Lopes) perdido no tempo e espaço, apenas sobrevive como se sua vida não tivesse valor nenhum e sua mãe, interpretada pela grande Camilla Amado mostra todo o conformismo daquele lugar.

 

REDEMOINHO CINE ENCONTRO NO ODEON

 

O debate promovido no Festival do Rio é sempre um momento de muito aprendizado para os amantes da sétima arte, cinéfilos da área ou curiosos, pois ali conhecemos a trajetória do filme.

 

A princípio o diretor José Luiz Villamarim queria fazer a adaptação do livro “Eles Eram Muito Cavalos” do autor Luiz Ruffato, que se encantou, mas depois que a produtora Vania Catani o procurou, o próprio autor incentivou a mudar de livro para Mundo Inimigo – Inferno Provisório Vol. II” e logo em seguida contataram o roteirista George Moura para fazer a adaptação.

 

A produtora Vania Catani tem como característica marcante lançar novos cineastas como os atores: Selton Mello, Matheus Nachtergaele e agora o diretor televiso Villamarim que tem uma trajetória de sucesso na TV. Vania declara: “- Esse filme especificamente é anterior a qualquer outro filme, pois não tinha nem o meu primeiro filme quando conheci o Zé […] Já tinha contato com o Zé e gente desejo de fazer alguma coisa junto […]se o cinema fosse concedido só para se começar quando se é jovem…somos mesma geração, temos a mesma idade…mas ele está estreando com o frescor, a paixão de uma pessoa de 25 […] tem uma certa “supervalorização” da juventude como se um artista seja ele um diretor de televisão, ou um fotografo ou um ator, alguém que queira se instruir nesta aventura fascinante de dirigir possa. Os filmes tem que  ser vistos, assistir e alguma coisa está sendo dita ali  Eu tenho maior orgulho orgulho, Waltinho ficou até me sacaneando, o resto da vida vou ter sido a pessoa que fez o filme de José Luiz Villamarim, meu amigo, meu grande diretor […] A primeira vez do Zé foi comigo”. E logo em seguida os aplausos invadiram a sala.

 

REDEMOINHO FIM DA SESSÃO E DEBATE
COM A PRODUTORA VANIA CATANI

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui