Um Certo Capitão Rodrigo (Brasil – 1971)

Um filme de Anselmo Duarte/ Adaptado da obra de Érico Veríssimo

Com Francisco di Franco e Elsa de Castro

 

É a adaptação da obra O Tempo e o Vento do imortal Érico Veríssimo do terceiro episódio do primeiro volume. Um Certo Capitão Rodrigo filmado pelo premiado diretor do clássico “O Pagador de Promessas”, Anselmo Duarte (*21/04/1920 +07/11/2009) é uma super produção na área do cinema de ação. O desafio do Capitão Rodrigo (Francisco di Franco) é importante, pois mostra sua trajetória como grande herói sem a participação dos inúmeros personagens do clássico.

A película mostra a chegada de Rodrigo a Santa Fé onde cria raízes afetivas até o avanço do Farrapos no sobrado onde mostra muito pouco da guerra.  O roteiro adaptado para as telas por: Anselmo Duarte; Geraldo Joanides; Geraldo Queiroz e Leopoldo Serran seguem a risca a narrativa do livro.

A grande virada do filme está em fazer um desfecho diferente do livro, onde o protagonista não morre no final. Rodrigo cavalga com os revolucionários rumo a novas pelejas enquanto a amada Bibiana vivida pela atriz Elsa de Castro hoje no ostracismo que já fui casada com Mariel Mariscot do Esquadrão Morte, um dos principais responsáveis pela morte do lendário anti herói Lúcio Flávio biografado pelo saudoso mestre José Louzeiro que teve seu livro adaptado para as telas de cinema com: “Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia” através das lendas do cineasta renomado Hector Babenco e alguns anos depois Jece Valadão, o eterno machista, filmou uma versão através do ponto de vista do policial Mariel  que vive em: “Eu Matei Lúcio Flávio”.

Essas curiosidades e referências a outros filmes enriquecem a pesquisa quanto à escolha deste clássico, onde a mocinha Bibiana que viveu um romance com Rodrigo planeja tirar o luto, pois afinal homens como ele, não morreriam jamais.

 

Bibiana estrelada por Elsa de Castro!*

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui