31 de outubro

Doces ou Travessuras

 

A Festa de Halloween é uma tradição da cultura inglesa que foi levada para os Estados Unidos, já que foram colonizados pelos Ingleses. No Brasil chegou através dos filmes e séries e é chamado de Dia das Bruxas.

Essa é uma tradição de mais de 3 mil anos e surgiu o povo celta, que acreditavam em diversos deuses relacionados com animais e forças da natureza.

Os celtas celebravam o festival de Samhain, o qual tinha a duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro. Nela, além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro.

Como o povo acreditava nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por isso a ideia de se fantasiar como se fosse um deles e decoravam tudo com temática sombria para enganar os mortos e não saberem quem eram os mortos e os vivos.

Muito tempo depois, no período da Idade Média, a Igreja Católica começou a condenar o evento e se tornou uma festa pagã e foi quando surgiu o nome de  “Dia das Bruxas”.

Durante essa era, os curandeiros eram considerados bruxos e por se posicionarem contra os dogmas da Igreja, eles eram queimados na fogueira. O que obrigou muitos a se esconderem. Na tentaiva de apagar o caráter pagão da festa, a Igreja trocou as datas de comemorações. O Dia de Todos os Santos passou a ser 1 de novembro e não mais em 13 de maio.

O nome Halloween vem da junção de duas palavras, hallow, que significa “santo”, e eve, que significa “véspera”.

Com a colonização das terras americanas, a tradição foi incluída na cultura da América, sobretudo nos Estados Unidos. A tradição foi passada de geração em geração e não existem registros por escrito

 

História do Halloween nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a tradição do Halloween é muito forte. Foi trazida por imigrantes irlandeses no século XIX. Desde então, a festa virou uma das festas mais importantes do país. As crianças usam fantasias e batem nas portas  das casas dos vizinhos dizendo a tradicional frase: “doce ou travessura?”  que em inglês é: “trick or treat”. A brincadeira consiste em pedir doces, ameaçando cometer uma travessura a quem negar as guloseimas.

As casas e as ruas ficam decoradas com temas sombrios como: bruxas, caveiras, múmias, vampiros, fantasmas, etc.. as cores predominam em preto, laranja, vermelho e roxo. Uma das marcas mais emblemáticas da festa são as grandes abóboras com rosto e com velas dentro, assim também como os morcegos e teias de aranha.

Como de praxe nos dias de hoje, a festa tem um caráter comercial com uma grande venda de produtos de decoração, fora os doces. Nos Estados Unidos é feriado, já que é uma festa de grande importância na cultura norte americana.

O Cinema e a TV foram os grandes responsáveis pela propagação da festa ao redor do mundo.  Além da forte tradição no Canadá e no Reino Unido, onde surgiu a tradição, o Brasil que é um dos maiores consumidores do cinema americano, e claro que acabou aderindo a festa e hoje tem mercado que movimenta muito dinheiro em torno do Halloween.

 

Tradições, Fantasias e Símbolos

O pedido de doces realizado pelas crianças está relacionado com a antiga tradição celta. Como forma de apaziguar os espíritos mau as pessoas lhes ofereciam comida. As mulheres celtas faziam um bolo chamado de “bolo da alma”.

Já a tradição da vela dentro da abóbora vem do folclore da Irlanda e está relacionada com a figura de “Jack da lanterna”. No entanto, na história original a abóbora era um nabo.

Jack era um beberrão que, enganando o diabo, conseguiu escapar do inferno. Ao morrer, Jack não foi aceito no céu, de modo que sua alma passou a vaguear pelas noites usando uma lanterna para iluminar o caminho. A lanterna era feita com um nabo.

Tendo em conta a abundância de abóboras na época da festa nos Estados Unidos, elas tomaram conta da decoração da festa. Então as abóboras eram recortadas com boa e olhos e colocada uma vela dentro. Além disso, os símbolos tradicionais são bruxas, múmias, caveiras, morcegos, gatos, zumbis e Frankenstein.

 

História do Halloween no Brasil

Ainda que no Brasil o Halloween não tenha grande tradição, existem muitas festas temáticas que ocorrem no dia 31 de outubro atualmente.

Isso ocorreu por influência estadunidense sendo, portanto, uma comemoração recente no país. No entanto, ainda não é comparada com as festividades que se realizam nos Estados Unidos. Antes não era comemorada, mas desde há 20 anos tem vindo a se tornar um hábito.

Um dos maiores propulsionares dessa cultura foram os cursos de idiomas no país. Em muitas escolas de línguas se comemora com os alunos a data relacionada com a cultura inglesa e estadunidense.

 

 

HALLOWEEN PARA A FAMÍLIA TODA

 

 

PARA OS FÃS DE TERROR

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui