Uma mulher sob influência (A woman under the influence) / Eua, 1974. 155min. / Direção: John Cassavetes / Com: Peter Falk, Gena Rowlands, Fred Draper, Matthew Cassel, Katherine Cassavetes,

 

A Woman Under the Influence (1974)

Amar uma pessoa é aceitá-la. Mas, se esta pessoa se desintegra psicologicamente, quais são os pedaços que devemos salvar? “Uma mulher sob influência” (A woman under the influence) fala deste limite entre a sanidade, o desespero e o amor.

John Cassavetes nos apresenta um trabalho de difícil digestão através de um casal de classe média onde Nick (Peter Falk) trabalha na construção civil e é explorado pelo seu patrão obrigando-o a fazer vários turnos seguidos e Mabel (Gena Rowlands) é uma dona de casa em processo de demência latente.

As diferenças entre ambos são gritantes e o esforço em cumprir as exigências dos outros nem sempre resulta num processo pacífico. Por vezes a loucura permite enfrentar a suposta sanidade de uma sociedade que elevou os mais loucos princípios à categoria de valores.

Mabel é espontânea no seu afeto em sua alegria na sua tristeza e sua ansiedade. E é exatamente isso que é condenado. Características que nos vão depreciando à medida que crescemos porque se impõe o controle e o fingimento.

Em contrapartida, Nick é o “normal” da casa, o responsável, o equilibrado. Embora diga não ao patrão ele cede humildemente. É ele que tem explosões agressivas com a família e amigos. É dele, afinal, que temos medo e não da “loucura” de Mabel.

Mas Cassavetes filma tudo de um jeito tão impressionista e independente que fica impossível não perceber que existe um grande amor por trás daquele hospício instalado. Um amor que quer salvar embora acene sempre com uma possibilidade de condenação.

Gena Rowlands foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz de 1974 tendo perdido para Ellen Burstyn por “Alice não mora mais aqui” de Martin Scorsese, mas ganhou o Globo de Ouro no mesmo ano. Sua dedicação ao personagem é impressionante e sua Mabel transborda em fragilidade e demência. John Cassavetes, o mestre do cinema independente, faz um trabalho intimista realizando uma obra muito autoral. A mãe de Mabel é representada pela própria mãe de Gena Rowlands, enquanto a mãe de Nick é representada pela mãe do diretor (Katherine Cassavetes), ou seja, a sogra de Rowlands.

“Uma mulher sob influência” (A woman under the influence) é um filme visceral que deixa marcas profundas abrindo várias discussões ainda hoje, 44 anos após seu lançamento.

Artigo anteriorDisney lança novo pôster de Toy Story 4
Próximo artigo‘Diário da Princesa’ em dose dupla no Telecine
Zeca Seabra – Cinéfilo carioca com formação em Comunicação Social pela Puc em 1980 e em Hotelaria pela Estácio de Sá em 1983. A partir de 1995 participou de vários cursos e em 2006 começou escrevendo textos críticos para o blog paulista “Cinema com Pipoca”, um dos primeiros a tratar do assunto. Desde 2010 participa de debates e encontros com textos já publicados em catálogos de mostras especializadas. Em 2016 participou da oficina crítica cinematográfica com o renomado crítico francês Jean-Michel Frodon. É membro da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro) desde 2013 e crítico do site Almanaque Virtual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui